SóProvas


ID
2713039
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                A indústria do espírito

                                                JORDI SOLER – 23 DEZ 2017 - 21:00


      O filósofo Daniel Dennett propõe uma fórmula para alcançar a felicidade: “Procure algo mais importante que você e dedique sua vida a isso”.

      Essa fórmula vai na contracorrente do que propõe a indústria do espírito no século XXI, que nos diz que não há felicidade maior do que essa que sai de dentro de si mesmo, o que pode ser verdade no caso de um monge tibetano, mas não para quem é o objeto da indústria do espírito, o atribulado cidadão comum do Ocidente que costuma encontrar a felicidade do lado de fora, em outra pessoa, no seu entorno familiar e social, em seu trabalho, em um passatempo, etc. [...]

      A indústria do espírito, uma das operações mercantis mais bem-sucedidas de nosso tempo, cresceu exponencialmente nos últimos anos, é só ver a quantidade de instrutores e pupilos de mindfulness e de ioga que existem ao nosso redor. Mindfulness e ioga em sua versão pop para o Ocidente, não precisamente as antigas disciplinas praticadas pelos mestres orientais, mas um produto prático e de rápida aprendizagem que conserva sua estética, seu merchandising e suas toxinas culturais. [...]

      Frente ao argumento de que a humanidade, finalmente, tomou consciência de sua vida interior, por que demoramos tanto em alcançar esse degrau evolutivo?, proporia que, mais exatamente, a burguesia ocidental é o objetivo de uma grande operação mercantil que tem mais a ver com a economia do que com o espírito, a saúde e a felicidade da espécie humana. [...]

      A indústria do espírito é um produto das sociedades industrializadas em que as pessoas já têm muito bem resolvidas as necessidades básicas, da moradia à comida até o Netflix e o Spotify. Uma vez instalada no angustiante vazio produzido pelas necessidades resolvidas, a pessoa se movimenta para participar de um grupo que lhe procure outra necessidade.

      Esse crescente coletivo de pessoas que cavam em si mesmas buscando a felicidade já conseguiu instalar um novo narcisismo, um egocentrismo new age, um egoísmo raivosamente autorreferencial que, pelo caminho, veio alterar o famoso equilíbrio latino de mens sana in corpore sano, desviando-o descaradamente para o corpo. [...]

      Esse inovador egocentrismo new age encaixa divinamente nessa compulsão contemporânea de cultivar o físico, não importa a idade, de se antepor o corpore à mens. Ao longo da história da humanidade o objetivo havia sido tornar-se mais inteligente à medida que se envelhecia; os idosos eram sábios, esse era seu valor, mas agora vemos sua claudicação: os idosos já não querem ser sábios, preferem estar robustos e musculosos, e deixam a sabedoria nas mãos do primeiro iluminado que se preste a dar cursos. [...]

      Parece que o requisito para se salvar no século XXI é inscrever-se em um curso, pagar a alguém que nos diga o que fazer com nós mesmos e os passos que se deve seguir para viver cada instante com plena consciência. Seria saudável não perder de vista que o objetivo principal dessas sessões pagas não é tanto salvar a si mesmo, mas manter estável a economia do espírito que, sem seus milhões de subscritores, regressaria ao nível que tinha no século XX, aquela época dourada do hedonismo suicida, em que o mindfulness era patrimônio dos monges, a ioga era praticada por quatro gatos pingados e o espírito era cultivado lendo livros em gratificante solidão.

(Adaptado de: <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/09/26/opinion/1506452714_976157.html>. Acesso em 27 mar. 2018)

Sobre tipologia e gêneros textuais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    artigo de opinião é um tipo de texto dissertativo-argumentativo onde o autor tem a finalidade de apresentar determinado tema e seu ponto de vista, e por isso recebe esse nome.

    Possui as características de um texto jornalístico e tem como principal objetivo informar e persuadir o leitor sobre um assunto.

    Assim, a argumentação é o principal recurso retórico utilizado nos artigos de opinião, que surgem sobretudo, nos textos disseminados pelos meios de comunicação, seja na televisão, rádio, jornais ou revistas.

    Por esse motivo, esse tipo de texto geralmente aborda temas da atualidade.

    As principais características dos artigos de opinião são:

    Uso da argumentação e persuasão

    Textos escritos em primeira e terceira pessoa

    Geralmente são assinados pelo autor

    São produções veiculadas nos meios de comunicação

    Possuem uma linguagem simples, objetiva e subjetiva

    Escolha de temas da atualidade

    Possuem títulos polêmicos e provocativos

    Contém verbos no presente e no imperativo

  • Olha pra fonte q mata a questão: (Adaptado de://brasil.elpais.com/brasil/2017/09/26/opinion/1506452714_976157.html>. Acesso em 27 mar. 2018)

  • O artigo de opinião é um gênero textual jornalístico, de caráter essencialmente argumentativo, onde o autor expõe claramente a sua opinião e os seus argumentos, que possuem condições de fazer com que o interlocutor acredite no que ele diz.

  • Amei o texto!

  • Alexsandra também gostei do texto, mas é fato que ele é cansativo.

  • Que textão! Show de bola

  • Texto Maravilhoso.... Realmente o que estamos vivendo, as pessoas apenas preocupada com corpo e se esquecendo do mais fundamental, o interior

  • Amei esse texto. Está relacionado com minha área, educaçao física. Quando se ama a leitura a compreensao e interpretaçao fica fácil. 

  • Que texto massa. É bom ler um texto assim na hora da prova, "descontrai", porém é perigoso no sentido de que podemos "relaxar" e nos deixar levar.

    Gabarito E)

  • B) Não há um número definido de tipologias textuais, uma vez que elas surgem e desaparecem conforme as necessidades sociodiscursivas de determinada comunidade. Este é o conceito de Gêneros textuais e não tipologia textual


    Gaba E

  • Texto ótimo! Enviei até para algumas pessoas queridas!


  • A resposta está na fonte, não é a primeira vez que vejo isso, por isso sempre leio a fonte.

  • Texto maravilhoso, amo desenvolver um pensamento crítico pode ser difícil, mas os resultados podem mudar nossa maneira de ver o mundo.

  • O texto é dissertativo, pois o Autor defender uma ideia. Ele faz uma fundamentação, bem como uma análise crítica e no final conclui: "Parece que o requisito para se salvar no século XXI é inscrever-se em um curso..."


    A assertiva ainda fala: O texto “A indústria do espírito” é um exemplar do gênero textual artigo de opinião, isto é, característica básica da dissertação.


    Além disso não poderia ser a A: Pois o texto não tem predominantemente característica narrativa.

    Não poderia ser a B, pois todo texto tem a sua tipologia textual predominante; Não poderia ser a C, pois o texto injuntivo dá uma instrução (receita de bolo por exemplo) e nem poderia ser a D, pois carta aberta não é uma tipologia textual.

  • Gabarito E.

    Artigo de opinião.

  • artigo de opinião é um tipo de texto dissertativo-argumentativo onde o autor tem a finalidade de apresentar determinado tema e seu ponto de vista, e por isso recebe esse nome.

    Possui as características de um texto jornalístico e tem como principal objetivo informar e persuadir o leitor sobre um assunto.

    Assim, a argumentação é o principal recurso retórico utilizado nos artigos de opinião, que surgem sobretudo, nos textos disseminados pelos meios de comunicação, seja na televisão, rádio, jornais ou revistas.

    https://www.todamateria.com.br/artigo-de-opiniao/

     Narração: Sua principal característica é contar uma história, real ou não, geralmente situada em um tempo e espaço, com personagens, foco narrativo, clímax, desfecho, entre outros elementos. Os gêneros que se apropriam da estrutura narrativa são: contos, crônicas, fábulas, romance, biografias etc.

    ► Dissertação: Tipo de texto opinativo em que ideias são desenvolvidas por meio de estratégias argumentativas. Sua maior finalidade é conquistar a adesão do leitor aos argumentos apresentados. Os gêneros que se apropriam da estrutura dissertativa são: ensaio, carta argumentativa, dissertação, editorial etc.

    ► Descrição: Têm por objetivo descrever objetiva ou subjetivamente coisas, pessoas ou situações. Os gêneros que se apropriam da estrutura descritiva são: laudo, relatório, ata, guia de viagem etc. Também podem ser encontrados em textos literários por meio da descrição subjetiva.

    ► Injunção: São textos que apresentam a finalidade de instruir e orientar o leitor, utilizando verbos no imperativo, no infinitivo ou presente do indicativo, sempre indeterminando o sujeito. Os gêneros que se apropriam da estrutura injuntiva são: manual de instruções, receitas culinárias, bulas, regulamentos, editais, códigos, leis etc.

    ► Exposição: O texto expositivo tem por finalidade apresentar informações sobre um objeto ou fato específico, enumerando suas características por meio de uma linguagem clara e concisa. Os gêneros que se apropriam da estrutura expositiva são: reportagem, resumo, fichamento, artigo científico, seminário etc.

     

    https://portugues.uol.com.br/redacao/tipos-textuais.html

  • ( A ) O texto “A indústria do espírito” apresenta, majoritariamente, a tipologia narrativa, a qual tipicamente emprega verbos no pretérito, como é possível notar neste excerto: “A indústria do espírito, uma das operações mercantis mais bem-sucedidas de nosso tempo, cresceu exponencialmente nos últimos anos [...]”.

    Comentário:

    O erro dessa alternativa é dizer que o texto apresenta, majoritariamente, a tipologia narrativa, visto que esse texto tem o gênero de Artigo de opinião do tipo jornalístico.

    O resto da questão está correta, pois ela descreveu exatamente as características da narrativa.

    ( B ) Não há um número definido de tipologias textuais, uma vez que elas surgem e desaparecem conforme as necessidades sociodiscursivas de determinada comunidade.

    Comentário

    Presumo que o erro dessa alternativa seja a ilimitabilidade em dizer da não possibilidade de definição de quantas tipologias textuais estão no referido texto.

    ( C ) O segundo parágrafo do texto “A indústria do espírito” é composto por períodos simples, típicos da tipologia injuntiva.

    Comentário

    Realmente é um período simples, porém, de tipologia jornalística.

    ( D ) A maneira com que o texto “A indústria do espírito” se inicia, utilizando uma citação, é comum no gênero textual carta aberta.

    Comentário

    Nada disso, é do gênero textual de artigo de opinião do tipo jornalístico.

    ( E ) O texto “A indústria do espírito” é um exemplar do gênero textual artigo de opinião.

    Comentário

    Perfeito, exatamente conforme analisado nas alternativas supracitadas. É do gênero textual de artigo de opinião do tipo jornalístico.

    ------------------

    Gabarito: LETRA E.

  • Texto gostoso e interessante!!

    Gabarito : LETRA E

  • Apesar dessa banca se "UÓ" os textos são muito legais de serem lidos!

    .

    A resposta está na fonte.

    GAB. letra E

  • Apesar dessa banca se "UÓ" os textos são muito legais de serem lidos!

    A resposta está na fonte.

    GAB. letra E

  • Parabéns à banca, como alguns colegas já comentaram, os textos são muito bem selecionados, não é o primeiro que aparece, perfeito!!!

  • Texto muito bom! Conteúdo interessante!

  • Clássico da AOCP: resposta na fonte.

  • Caros colegas, tenham sempre muito cuidado pois NEM SEMPRE a resposta está na fonte como vem sendo dito por várias pessoas aqui nos comentários

  • Dica para questões de interpretação de textos da banca em questão: SEMPRE LEIA A FONTE!

  • Matei a questão apenas olhando para a referência. Não "perdi" tempo lendo o texto, na hora da prova devemos aproveitar todas as oportunidades.

  • Aqui está a resposta.

    (Adaptado de: <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/09/26/opinion/1506452714_976157.html>. Acesso em 27 mar. 2018)