SóProvas


ID
2713240
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Tomando resolutamente a sério as narrativas dos “selvagens”, a análise estrutural nos ensina, já há alguns anos, que tais narrativas são precisamente muito sérias e que nelas se articula um sistema de interrogações que elevam o pensamento mítico ao plano do pensamento propriamente dito. Sabendo a partir de agora, graças às Mitológicas, de Claude Lévi-Strauss, que os mitos não falam para nada dizerem, eles adquirem a nossos olhos um novo prestígio; e, certamente, investi-los assim de tal gravidade não é atribuir-lhes demasiada honra.


Talvez, entretanto, o interesse muito recente que suscitam os mitos corra o risco de nos levar a tomá-los muito “a sério” desta vez e, por assim dizer, a avaliar mal sua dimensão de pensamento. Se, em suma, deixássemos na sombra seus aspectos mais acentuados, veríamos difundir-se uma espécie de mitomania esquecida de um traço todavia comum a muitos mitos, e não exclusivo de sua gravidade: o seu humor.


      Não menos sérios para os que narram (os índios, por exemplo) do que para os que os recolhem ou leem, os mitos podem, entretanto, desenvolver uma intensa impressão de cômico; eles desempenham às vezes a função explícita de divertir os ouvintes, de desencadear sua hilaridade. Se estamos preocupados em preservar integralmente a verdade dos mitos, não devemos subestimar o alcance real do riso que eles provocam e considerar que um mito pode ao mesmo tempo falar de coisas solenes e fazer rir aqueles que o escutam.


      A vida cotidiana dos “primitivos”, apesar de sua dureza, não se desenvolve sempre sob o signo do esforço ou da inquietude; também eles sabem propiciar-se verdadeiros momentos de distensão, e seu senso agudo do ridículo os faz várias vezes caçoar de seus próprios temores. Ora, não raro essas culturas confiam a seus mitos a tarefa de distrair os homens, desdramatizando, de certa forma, sua existência.


      Essas narrativas, ora burlescas, ora libertinas, mas nem por isso desprovidas de alguma poesia, são bem conhecidas de todos os membros da tribo, jovens e velhos; mas, quando eles têm vontade de rir realmente, pedem a algum velho versado no saber tradicional para contá-las mais uma vez. O efeito nunca se desmente: os sorrisos do início passam a cacarejos mal reprimidos, o riso explode em francas gargalhadas que acabam transformando-se em uivos de alegria.


(Adaptado de: CLASTRES, Pierre. A Sociedade contra o Estado. São Paulo, Ubu, 2017) 

Essas narrativas, ora burlescas, ora libertinas, mas nem por isso desprovidas de alguma poesia, são bem conhecidas de todos os membros da tribo, jovens e velhos... (último parágrafo)


Uma redação alternativa para o segmento acima, em que se mantêm a correção e, em linhas gerais, o sentido original, encontra- -se em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A 

     

    Erros que consegui identificar, smj.

     

    A. Gabarito

    B. Não há oposição entre o fato de serem conhecidas e manterem um caráter poético, como a reescritura levou a crer. A oposição que existe é quanto ao fato de manterem um caráter poético não obstante sejam burlescas ou libertinas. Também está incorreto o emprego da vírgula logo após "não obstante".

    C. Condiciona o conhecimento de todos ao fato de serem poéticas, condicionante que não existe na redação original. Farsesco = repleto de farsa, comédia (via dicionário informal)

    D. Não são desprovidas de caráter poético, conforme texto original.

    E. Também condiciona o conhecimento de todos ao fato de serem poéticas, condicionante que não existe na redação original. Falta vírgula após "velhos".

  • Gabarito: A

     

    Sinônimo de jocoso:

    Que tem a capacidade de provocar o riso:

    1 espirituoso, agradável, alegre, anedótico, brejeiro, brincador, brincalhão, burlesco, chistoso, cômico, comunicativo, divertido, engraçado,  faceto, festivo, folgazão, folião, gaiato, gaiteiro, galhofeiro, garrido, jovial, lépido, maroto, moinante, pilhérico, pitoresco, recreador, recreativo,  risonho, travesso.

  • CARAÍ, COMO EU ODEIO QUANDO A FCC EXIGE QUE VC SEJA UM DICIONÁRIO AMBULANTE!

  • Não obstante é uma locução conjuntiva cujo significado se refere a uma situação de oposição a uma outra ideia apresentada, mas que não impede sua concretização. É sinônimo de "apesar de", "conquanto", "contudo", "a despeito de", "nada obstante".

  • Forçadíssimo

    Toda idade afastou de cara a alternativa dada como correta, quando em comparado com o original jovens e velhos

    Abraços 

  • Pessoal, não se esqueçam que muitas questões de interpretação na verdade cobram mesmo é gramática. Essa questão é clássica. Enquanto muitos se perdem tentando interpretar termos subjetivos, deixam passar o fato de que apenas uma das alternativas encontra-se correta gramaticalmente. Vejamos as erradas:

     

    b) Seja pelos velhos, seja pelos jovens, tais narrativas são bem conhecidas na tribo, não obstante, (essa vírgula não poderia estar aqui) mantenham um caráter poético, tanto as burlescas como as libertinas. 

    c) Tais narrativas, tão farsescas quanto libertinas, desde que guardem um tom poético, são de todos bem conhecidas, indistintamente se de jovens ou (a falta do "de" cria falha de paralelismo) velhos. 

    d) Mesmo que desprovidas de caráter poético, seja por serem burlescas ou lúbricas, essas narrativas são por toda a tribo conhecidas, de velhos e (a) jovens. 

    e) Todas as pessoas da tribo, de jovens a velhos (vírgula obrigatória faltando) conhecem tais narrativas, nem que sejam por isso libertinas ou burlescas, pois que conservam um caráter poético.  

  • A menos ruim é GAB A.

    No proximo ano de copa do mundo você estará concursado?

  •  Pessoal,

     

    Conforme o posicionamento do Euclides da Cunha, haverá casos em que a vírgula estará correta após a locução ''não obstante", senão vejamos: 

     

    Qual é o uso correto da locução "não obstante"?

     

    Usa-se na mesma situação de "porém" e "entretanto", na mesma situação de "apesar de", ou em ambas as situações?

     

    Ex: O árbitro ajudou o São Paulo, não obstante o time seria campeão da mesma forma. Não obstante o árbitro ter ajudado o São Paulo, o time seria campeão da mesma forma.

     

    Resposta:


    Seus exemplos estão corretos, pois a locução não obstante tem estas duas equivalências: 1) apesar de, a despeito de; 2) entretanto, contudo, apesar disso.

     

    Outros exemplos:

     

    1) Não obstante a chuva, fomos à praia. 2) Perderam a casa e os móveis[;]não obstante[,] sua determinação continua a mesma.

     

    Portanto, acho q não é correto enfatizar q nunca ocorrerá uma vírgula após a locução ''não obstante". Diante disso, devemos encontrar a alternativa q mantenha o sentido original com clareza e respeitando a norma culta. Um abraço.

     

    Fonte: Instituto Euclides da Cunha

     

     

    ''Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor.''

  • dá pra eliminar a B e a D pelo  "seja"

  • Comentário: Observando o trecho abaixo, notamos as seguintes características das narrativas: burlescas, libertinas, apresentam poesia e são bem conhecidas de todos os membros da tribo, jovens e velhos. Essas narrativas, ora burlescas, ora libertinas, mas nem por isso desprovidasde alguma poesia, são bem conhecidas de todos os membros da tribo, jovens e velhos...
    A alternativa (B) está errada, pois a expressão “bem conhecidas na tribo, não obstante, mantenham um caráter poético” transmite uma relação de contraste entre ser bem conhecida na tribo e manter um caráter poético. Porém, no trecho original, o contraste ocorre entre ora serem burlescas, ora serem libertinas e nem por isso serem desprovidas de alguma poesia.
    A alternativa (C) está errada, pois foi afirmado que as narrativas são ora burlescas, ora libertinas. Tais expressões são ligadas pelo conectivo alternativo de exclusão “ora...ora”. Assim, não são características simultâneas, mas caduma a seu tempo. Já a expressão “tão farsescas quanto libertinas” apresenta a expressão correlativa de adição “tão...quanto”, o que denota duas características simultâneas, mudando o sentido original do trecho. Além disso a locução conjuntiva “desde que” transmite uma noção de condição que não existe no trecho original.
    A alternativa (D) está errada, pois do trecho “Mesmo que desprovidas de caráter poético” tira-se uma característica fundamental, que é a de apresentar caráter poético.
    A alternativa (E) está errada, pois o trecho “conhecem tais narrativas, nem que sejam por isso libertinas ou burlescas” transmite uma noção de
    concessão, contraste entre conhecer tais narrativas e serem libertinas ou burlescas. Na realidade, há uma relação de adição entre elas, pois se entende que essas narrativas são, ora burlescas, ora libertinas, e também são bem conhecidas de todos os membros da tribo, jovens e velhos.
    Assim, resta a alternativa (A) como a correta, pois se preservaram integralmente as características das narrativas: burlescas, libertinas, apresentam poesia e são bem conhecidas de todos os membros da tribo, jovens e velhos. Compare cada dado entre o trecho original e a alternativa (A), com a numeração correspondente abaixo:
    Essas narrativas, ora burlescas¹, ora libertinas¹, mas nem por isso desprovidas de alguma poesia², são bem conhecidas de todos os membros da tribo, jovens e velhos³... Essas narrativas, bem conhecidas por todos na tribo, sem distinção de idade³, não obstante sejam elas jocosas¹ ou libertinas¹, guardam um matiz poético².
    Gabarito: A

    DÉCIO TERROR

    ESTRATÉGIA

  • Achei o erro da C, D, E, fiquei procurando entre a A e a B, então achei estranho "bem conhecido por todos na tribo" aí a pessoa pensa: não as crianças não se incluiem, pronto e erra a questão.  Se apegar aos erros gramaticais e pontuais não ao contexto, penso eu.