SóProvas


ID
2713255
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      O pintor Carlos Scliar atinge no momento presente uma serenidade que é característica simples e pura de um artista sem ansiedades e sem inquietações, serenidade que esteve sempre presente num José Pancetti e que permanece também unanimemente na obra de um Milton Dacosta, de um Guignard ou Iberê Camargo, serenidade que é uma espécie de densidade, de conteúdo irredutível e inalienável, símbolo de uma fatalidade e de uma vontade de arte que deixa de ser esforço para ser personalidade e natureza.

      Na hora exata em que os pintores, na sua maioria, se comprazem com o exame tão só das derivações da cor, a apreciação de um pintor que leva as suas indagações mais além, isto é, às derivações da luz, da semelhança, das formas objetiva ou indeterminada merece ser meditada dentro de uma avaliação mais detida e menos sumária.

      Scliar faz parte do número desses artistas que não dão à ocupação com as artes um sentido partidário, não é “concretista”, nem “figurista”, nem “geométrico”, nem “informal”, quero crer que também em sua vida habitual não torce pelo Flamengo ou pelo Vasco, e sendo assim apartidário é bem o exemplo daquele pintor que leva as suas indagações além da fixação das diferenciações de um único atributo da pintura. Diz Ortega y Gasset, com boa parte de verdade, que o homem é uma máquina de preferir; apenas com boa parte de verdade, digo eu, porque esta preferência não é constante e imutável, mas sofre incessantemente as flutuações do desejo, da esperança e da curiosidade.

      A insistência numa única e determinada coisa preferida revela um espírito de ascese e solidão, de hermetismo e alheamento que se distancia da vida − e a maior parte da pintura moderna se distancia da vida! Por isso o pintor Carlos Scliar, revalorizando certas qualidades estéticas, fazendo novamente e humanamente respeitar os valores da exatidão, da virtuosidade e da dificuldade, procura reintegrar a pintura na sua totalidade e na sua grandeza. Procura reintegrá-la numa verdade da qual nunca se afastou, podemos afirmar, a arte musical, tantas vezes tomada como exemplo ou paradigma para as outras artes.

      As preferências de Scliar, entretanto, não fogem de ser limitadas apenas nesses valores específicos e abstratos, também se realizam em termos mais genéricos: na natureza-morta, na paisagem, no retrato. As variações de cor, de luz, de tonalidades das suas naturezas-mortas demonstram uma intimidade com os objetos, uma variável constância, uma assiduidade, uma vigília; os seres prediletos dos seus quadros de natureza-morta dão a impressão de que estão velando, de que estão assistindo ao pintor no trabalho e no cuidado da obra elaborada, estão ali prestando-lhe o conforto da sua utilidade, trazendo-lhe a evidência do seu mutismo e docilidade, confiando-lhe, silenciosamente, os segredos de Morandi.

                                    (CARDOZO, J. “Carlos Scliar”, Habitat, SP, 1961) 

De acordo com o texto,

Alternativas
Comentários
  • Letra A: ERRADA. Não é ironizado e nem criticado, pelo contrário. Por ser apartidário vai além de um único atributo da pintura. ''...e sendo assim apartidário é bem o exemplo daquele pintor que leva as suas indagações além da fixação das diferenciações de um único atributo da pintura.'' (3º parágrafo).

     

    Letra B: CORRETA. ''Diz Ortega y Gasset, com boa parte de verdade, que o homem é uma máquina de preferir; apenas com boa parte de verdade, digo eu, porque esta preferência não é constante e imutável, mas sofre incessantemente as flutuações do desejo, da esperança e da curiosidade.'' (3º parágrafo).

     

    Letra C: ERRADA. Personalidade renitente = teimosa; aspecto passadista = relativos ao passado. ''...trazendo-lhe a evidência do seu mutismo e docilidade, confiando-lhe...'' (último parágrafo).

     

    Letra D: ERRADA. Mesmo argumento da letra B. Como diz o autor, não é um universo limitado de escolhas mas sim escolhas mutantes que sofrem flutuações do desejo, da esperança e da curiosidade.

     

    Letra E: ERRADA. Perscrutar = tentar reconhecer, examinar; hermética = de difícil compreensão. ''...de hermetismo e alheamento que se distancia da vida (...). Por isso o pintor Carlos Scliar, revalorizando certas qualidades estéticas, fazendo novamente e humanamente respeitar os valores da exatidão, da virtuosidade e da dificuldade, procura reintegrar a pintura na sua totalidade e na sua grandeza. Procura reintegrá-la numa verdade da qual nunca se afastou'' (4º parágrafo) e ''As preferências de Scliar, entretanto, não fogem de ser limitadas apenas nesses valores específicos e abstratos, também se realizam em termos mais genéricos: na natureza-morta, na paisagem, no retrato.'' (último parágrafo).

  • Pensa num texto chato.

    Aff...quanta lambeção gente!

     

    Fui até o google ver o quadro desse tal de Carlos Scliar! Sinceramente, não tenho gosto para pintura...achei tão ruins quanto aos que encontramos nos consultórios dos médicos.

     

     

  • Significado de COMPRAZ:

    Ação de comprazer; ato de expressar cordialidade, de satisfazer as vontades de outra pessoa: ela se compraz com os problemas alheios.Ato de manifestar indulgência por: o chefe se compraz com seus erros.Ação de se satisfazer ou de ceder por vontade própria: ele não se compraz com comida japonesa.

  • Dever-se-ia afastar todas as alternativas negativas e críticas

    Ele, em tese, não falou mal da pessoa

    Abraços

  • Que prova foi esta!!! Textos longos, sem marcação correta de número de linhas, banca atrapalhada nos parágrafos, questões complexas.

    Imagino as outras disciplinas!!!!

    Parabéns aos candidatos da Defensoria, que se qualifiquem os melhores!!!! 

  • mesmo acertando a questão, fiquei um pouco inseguro quanto a alternativa B, uma vez que ele só cita o desejo (enquanto que no texto o autor faz menção também à esperança e à curiosidade).

    Alguém poderia informar se esse reducionismo poderia comprometer a alternativa em uma outra questão? Fui na B porque era a menos absurda, mas se fosse uma de verdadeiro ou falso.... certamente sentaria na graxa. 

  • Meia hora lendo a questão e ainda erro ¬¬

  • Ao meu ver. Para o autor, ele não esta discordando, sô tem uma opinião contraria a da Ortega. É! Tá bom!

  • Nem acredito q acertei

     

  • Quase dormi lendo esse texto! Jesus! mais alguém teve que ler 2 vezes pra entender? kkkkk

  • Dica para textos chatos: resuma o texto com uma caneta e releia novamente, só o que você destacou com a caneta. E depois "arranque" o máximo de informação que aquele texto quer passar para você. Eu passei 1 semana só resolvendo questão de interpretação, e percebi quanto mais você "arranca" informações, melhor se encaixara na alternativa correta.

     

    Please! Ok? Thank you so much!

  •  

    Complementando. Semântica:

     

    UNANIMEMENTE: A forma correta de escrita da palavra é unanimemente. A palavra unanimamente está errada. Sempre que quisermos referir alguma coisa feita de forma unânime, ou seja, com concordância geral e de comum acordo, devemos utilizar o advérbio de modo unanimemente, escrito sem acento circunflexo, com a sílaba men como sílaba tônica. 

     

    ASCESE: é a prática da renúncia ao prazer ou mesmo a não satisfação de algumas necessidades primárias / é um processo de santificação pessoal / mortificação / Ascese cristã é o esforço que fazemos para domínarmos os nossos sentidos, corrigirmos as nossas más tendências e vivermos um processo de libertação interior. 

     

    HERMETISMO: qualidade de hermético, do que é obscuro ou difícil de compreender;

     

    MATIZADA: Que é formada por                        diversos elementos;composta, misturada, variada, heterogênea, complexa, compósita, mesclada, heteróclita, híbrida;

     

    PASSADISTA: que ou quem venera o passado; 

     

    RENITENTE: aquele que renite, que teima ou não se conforma; obstinado, pertinaz, inconformado;

     

    PERSCRUTAR: Examinar de forma minuciosa;

     

    HERMÉTICAS: complicadas, de difícil compreensão;

     

    Pensamento positivo, quase sempre!

     

  • Concordar parcialmente é a mesma coisa que discordar parcialmente? Haha

  • Um exemplo de quadro do rapaz:

     

    https://www.google.com.br/search?q=Carlos+Scliar+quadros&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiMm8XBwYXcAhVICpAKHe2-CsgQ_AUICigB&biw=1280&bih=616#imgrc=Bac88Nh3J3XHVM:

     

  • Eu raciocinei da seguinte forma : apenas com boa parte de verdade ,digo eu, porque esta preferência não é constante e imutável, mas sofre incessantemente as flutuações do desejo, da esperança e da curiosidade. 

     

    Então acredito pela expressão que está em azul, que o autor discordou parcialmente.

  • Se você tem dificuldades com "textos chatos", considere fazer o seguinte:


    Para cada trecho lido, anote em uma folha de 3 a 4 palavras-chave. Em seguida anote o que você entendeu do trecho.

    É claro que fazer isso em dia de prova é complicado, MAS enquanto você está em casa fazendo exercícios, habitue-se a ler textos cada vez mais pesados, técnicos e cheios de vocabulário denso. Anote o que puder sobre eles e quando você menos perceber... lerá os textos da prova rapidinho.


    Exemplo de como fiz este exercício:


    Primeiro trecho

    serenidade;simples;pura;sem ansiedade;sem inquietação;Menção a outros autores.

    Desta forma, se eu tiver dúvida, é só voltar nas minhas anotações e não no texto. No dia de prova eu grifaria as palavras - para não perder tempo - e deixaria em evidência aquilo que é mais marcante no trecho.


    Não é uma regra geral, mas tem me ajudado com textos mais exigentes.


    Não desistam!



  • O texto fala das obras de arte, ou melhor, o estilo do pintor Carlos Scliar - que tem a característica de senenidade nas obras. Segundo o texto, ele não é geometrista, concretista ... sendo assim é apartidário.
    Em resumo temos:
    1 - O pintor Carlos possui uma serenidade em suas obras, sem ansiedades e inquietações.
    2 - Enquanto a maioria dos pintores se preocupam tão somente das com as derivações da cor, ele leva as indagações mais além (derivações da luz, da semelhança, das formas objetiva ou indeterminada ...)
    3 - Ele não dá um sentido partidário em sua arte, na verdade é apartidário, porém nem sempre a preferência
    dele é constante e imutável.
    4 - Ele insiste numa preferência e isto revela um espírito de solidão - maior parte da pintura moderna é assim.
    5 - Ele também usa termos mais genéricos como, por exemplo, a natureza-morta.

    Análise:
    a) E. Quanto o autor está falando dos times do futebol, Ele quer transmitir a ideia que o pintor foge a preferência tradicional do povo (Flamengo ou Vasco). O mesmo parágrafo afirma que a preferência do pintor é apartidária (não é concretista,geometrista ...).
    b) C. Note que o autor diz a preferência do pintor não é constante e imutável, mas sobre as flutuações do desejo ... Veja as duas últimas linhas do 3º parágrafo.
    c) E. Renitente = obstinado, inconformado. O autor do texto apenas diz que o pintor possui uma jeito de pintar, uma personalidade própria (apartidária como ele mesmo diz).
    d) E. Isso por que nem sempre o pintor segue essas escolhas. Veja as duas últimas linhas do 3º parágrafo.
    e) E. As escolhas do pintor e preferências faz com que se distancie da vida (e não do cotidiano). Ver: A insistência numa única e determinada coisa preferida revela um espírito de ascese e solidão, de hermetismo e a lheamento que se distancia da vida − e a maior parte da pintura moderna se distancia da vida! 

  • "Diz Ortega y Gasset, com boa parte de verdade, que o homem é uma máquina de preferir; apenas com boa parte de verdade, digo eu, porque esta preferência não é constante e imutável, mas sofre incessantemente as flutuações do desejo, da esperança e da curiosidade."