-
a) secundária.
-
errei na prova não erro +
prevenção
1ª ataca geral + eficaz politicas criminais
2ªataca grupos -> policias, meios de comunicação
3ª ataca individuo (recluso)
-
PREVENÇÃO PRIMÁRIA: A prevenção primária é orientada a atuar sobre a raiz do conflito criminal para neutralizá-lo antes que o problema se manifeste. Trabalha sobre os aspectos necessários para a resolução das carências criminógenas; educação, socialização, casa, trabalho, bem estar social e qualidade de vida são os elementos imprescindíveis para o sucesso da prevenção primária. Aplicando estratégias de política social, econômica, cultura etc.
PREVENÇÃO SECUNDÁRIA: A prevenção secundária, atua a posteriori em comparação a prevenção primária. Seu foco esta em identificar onde o conflito se manifesta ou se exterioriza. Alinhada com a política legislativa penal, a prevenção secundária se conduz a seletivos e concretos setores da sociedade, como grupos ou facções com maior risco de padecer ou titularizar o problema criminal. Incindindo a curto ou médio prazo, visa programas de prevenção policial, de controle de meios de comunicação, de ordenação urbana e utilização de desenho arquitetônico como ferramentas de autoproteção, desenvolvidos em zonas menos abastadas
PREVENÇÃO TERCIÁRIA: Já na prevenção terciária o seu receptor é facilmente identificado, sendo o preso condenado; e a sua finalidade bem delineada, sendo evitar a reincidência. Diante das demais espécies de prevenção, esta é a que claramente esta acobertada com o caráter punitivo. Adotando programas de ressocialização e reinserção, esta etiologicamente, cronologicamente e espacialmente longe das raízes do embate criminal.
-
Gabarito da banca: A!
-
Eu fiz um resuminho para identificar melhor cada prevenção, talvez ajude alguém:
PREVENÇÃO PRIMÁRIA
· Médio e longo prazo
· Todos os cidadãos
· Age na raiz do conflito
· Educação, emprego, moradia, segurança
· Política cultural, econômica e social
PREVENÇÃO SECUNDÁRIA
· Curto e médio prazo
· Controle dos meios de comunicação
· Ações policiais
· Grupos e subgrupos que apresentam maior risco de protagonizarem algum problema criminal
PREVENÇÃO TERCIÁRIA
· Age só na condenação
· Caráter punitivo
· Única e exclusivamente ao recluso
· Evitar a reincidência
· Medidas socioeducativas
· Laborterapia, liberdade assistida, prestação de serviços, etc
-
Nota de correção, pois orientei o gabarito de forma equivocada, a opção correta é a LETRA A.
Quanto ao comentário do colega alexsandro ferreira: aquele que nunca errou que jogue a primeira pedra.
Informo, ainda, que o colega terás que explicar judicialmente o "caba vei".
GABARITO B
1) Formas de Prevenção:
a) Primária – Antes: está voltada à segurança e qualidade de vida, atuando na área da educação, emprego, saúde e moradia (Criminologia da Prevenção) – ENSINA;
b) Secundária – Durante: políticas legislativas e ações policiais. Determinada a setores da sociedade (programas de apoio, controle das comunicações sociais e outros) – FISCALIZA;
c) Terciária – Depois: prevenção orientada a ressocialização à população carcerária – PUNE/CORRIGE.
Para haver progresso, tem que existir ordem.
DEUS SALVE O BRASIL.
WhatsApp: (061) 99125-8039
Instagram: CVFVitório
-
Gabarito letra "A" SD Vitorino você pôs a alternativa "B" como correta. Desse jeito você atrapalha quem vem aqui pra estudar. Deixe suas concepções e o que você acha que é certo pra você, e não ficar colocando gabarito errado aqui confundindo quem quer aprender. Preste atenção caba véi!!!
-
Gabarito letra
A) Secundária.
-
gb A
Prevenção primária, secundária e terciária
10.3.1 Primária
Ataca a raiz do conflito (educação, emprego, moradia, segurança etc.); aqui desponta
a inelutável necessidade de o Estado, de forma célere, implantar os direitos sociais progressiva
e universalmente, atribuindo a fatores exógenos a etiologia delitiva; a prevenção primária ligase
à garantia de educação, saúde, trabalho, segurança e qualidade de vida do povo, instrumentos
preventivos de médio e longo prazo.
10.3.2 Secundária
Destina-se a setores da sociedade que podem vir a padecer do problema criminal e
não ao indivíduo, manifestando-se a curto e médio prazo de maneira seletiva, ligando-se à
ação policial, programas de apoio, controle das comunicações etc.
10.3.3 Terciária
Voltada ao recluso, visando sua recuperação e evitando a reincidência (sistema prisional);
realiza-se por meio de medidas socioeducativas, como a laborterapia, a liberdade assistida,
a prestação de serviços comunitários etc.
-
Por que a prevenção primaria não é desenvolvida e fomentada pelos nossos políticos, haja vista que ela é a mais eficiente entre todo os tipo de prevenção delitiva?
R: por um motivo muito simples, qual seja: ela(prevenção primaria) é demorada, não gera repercussão politica tão pouco midiática. Políticos não são beneficiados para suas campanhas com esse tipo de medida.
-
"Informo, ainda, que o colega terás que explicar judicialmente o "caba vei"." esse tá sem ter o q fazer msm. kkk
-
Em “a”: Certo – Medidas de prevenção secundária atuam na iminência ou logo após a prática do crime, orientandose pelos grupos que apresentam maior risco de sofrer ou praticar o crime. A Prevenção Secundária é a mais presente nas ações do Estado atualmente, diante do clamor público e da crescente onda de criminalidade que assola o país, seja por meio do aumento de efetivo policial, reaparelhamento das polícias, políticas públicas dirigidas a grupos de risco ou vulneráveis, como os alcoólatras, usuários de drogas, vítimas de violência doméstica e familiar, homossexuais, e outras minorias, assim como com programas de apoio, de controle de meios de comunicação e de ordenação urbana.
Em “b”: Errado – Mecanismos de Prevenção Primária incidem sobre as causas do problema (crime), ou seja, na concretização de direitos fundamentais de todos, como do acesso a saúde, educação, moradia, trabalho, segurança (qualidade de vida).
Em “c”: Errado – Expressão lançada a bel prazer pelo examinador.
Em “d”: Errado – A prevenção terciária decorre do sistema prisional ou em medidas de cumprimento da pena, ou seja, não se trata propriamente de prevenção direta (já que o crime já ocorreu, demonstrando o fracasso do Estado), mas, de certa forma, de prevenção da reincidência, não se tratando da prioridade da atual segurança pública.
Em “e”: Errado – Expressão também lançada a bel prazer pelo examinador.
Resposta: A
-
Primária: Não está agindo em nada específico, nem em uma área, nem em uma situação, ex: pré natal.
Secundária: Está agindo em determinada área específica, como uma área de alta criminalidade. ex: Construção de uma quadra em área de risco.
Terciária: Já aconteceu o crime, se presta ao egresso do sistema prisional.
-
A) Secundária - Atua em momento posterior ao crime ou na eminência. Conduz sua atenção para o momento e local em que o fenômeno da criminalidade. Diante desse clamor público e da crescente onda da criminalidade que assola o país, seja por meio do aumento de efetivo policial, reaparelhamento das polícias, políticas públicas dirigidas a grupos de risco ou vulneráveis.
-
Formas de Prevenção:
a) Primária – Antes: está voltada à segurança e qualidade de vida, atuando na área da educação, emprego, saúde e moradia (Criminologia da Prevenção) – ENSINA;
b) Secundária – Durante: políticas legislativas e ações policiais. Determinada a setores da sociedade (programas de apoio, controle das comunicações sociais e outros) – FISCALIZA;
c) Terciária – Depois: prevenção orientada a ressocialização à população carcerária – PUNE/CORRIGE.
Obs.: copiei do “CB Vitório”, créditos a ele.
-
Tipos de Prevenções do delito
Primária: longo e médio prazos; todos os cidadãos; na base do problema criminógeno. Origem da criminalidade, antes que aconteça.
Secundária: curto e médio prazos; grupos e subgrupos da sociedade; programas de prevenção; quando e onde se manifesta o conflito criminal; exteriorização do conflito; Controle dos meios de comunicação. No momento posterior ao crime ou em sua eminência. Ex.: Desenho arquitetônico como instrumento de auto proteção, controle dos meios de comunicação, iluminação (CHICAGO).
Terciária: curto prazo (modo tardio); condenado preso; programas ressocializadores; âmbito penitenciário.
-
"Informo, ainda, que o colega terás que explicar judicialmente o "caba vei"." KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
-
O que seria "Controle de comunicações"?
Não consegui achar a definição
-
Eu fiz essa questão umas 4 vezes em alguns meses e sempre erro