SóProvas


ID
2714152
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CBM-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“[...] O movimento tenentista (é) conhecido como o primeiro movimento político comandado pelos setores médios do Brasil [...]. A oposição ao pacto conservador da República Velha, com suas eleições fraudadas e restritas, era o ponto de união entre os tenentistas. Dentro do movimento, no entanto, conviviam desde as demandas liberais por voto secreto e por maior liberdade de imprensa até o desejo de um Estado forte como meio de se contrapor ao mandonismo rural. [...]”

SOUZA, Jessé de. A Elite do Atraso. Da escravidão à lava jato. Rio de Janeiro: Leya, 2017. p. 130 (Adaptação).


Com base no trecho de Jessé de Souza sobre as bases sociais que culminaram no movimento brasileiro conhecido como Revolução de 30, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O tenentismo foi um movimento social de caráter político-militar que ocorreu no Brasil nas décadas de 1920 e 1930, período conhecido como República das Oligarquias. Contou, principalmente, com a participação de jovens tenentes do exército.

     O que defendiam 

     Este movimento contestava a ação política e social dos governos representantes das oligarquias cafeeiras (coronelismo). Embora tivessem uma posição conservadora e autoritária, os tenentes defendiam reformas políticas e sociais. Queriam a moralidade política no país e combatiam a corrupção. 

     O movimento tenentista defendia as seguintes mudanças

     - Fim do voto de cabresto (sistema de votação baseado em violência e fraudes que só beneficiava os coronéis);

     - Reforma no sistema educacional público do país;

     - Mudança no sistema de voto aberto para secreto.

    GAB:D

  • discordo plenamente do gabarito ser letra D, pois o início do movimento tenentista é em 1922,no governo de artur bernades.Outro erro é que apenas  17 tenentes participaram e um civil e na altenativa D fala que DIVERSA CLASSE MÉDIA  !  

  • Bruno Rocha 1922 também está elencado quando fizemos anos 20... e a maioria dos militares eram oficiais de baixa patente, ou seja, pertencentes à classe média.
  • utilizando um discurso moralizador da política brasileira, contra as fraudes eleitorais, o Tenentismo uniu a diversa classe média na luta contra a oligarquia cafeeira nos anos 1920.

    GABARITO - D

  • Os tenentes não tinham projeto ideológico claro, tendendo à um reformismo ingênuo e à defesa do nacionalismo e da centralização política do poder – pautas que chegaram a receber o apoio das camadas médias urbanas. Pode-se dizer que seu principal objetivo era defender o fim da República Oligárquica