-
b) Associação entre dois seres vivos, na qual existe um ser apenas que se beneficia, sendo um dos associados prejudicado nessa relação.
O parasitismo - é uma relação ecológica que ocorre entre indivíduos de espécies diferentes (relação interespecífica), em que um dos envolvidos é prejudicado (relação desarmônica). Nesse tipo de interação, uma espécie se associa a outra e passa a retirar o seu alimento desse indivíduo. A espécie que se alimenta da outra é chamada de parasita e o organismo que fornece alimento é chamado de hospedeiro.
Fonte: https://alunosonline.uol.com.br/biologia/parasitismo.html
-
O funcionamento de uma comunidade depende de diversas relações ou interações entre os organismos que a compõem. Essas relações podem ser intraespecíficas, quando ocorrem entre seres de mesma espécie e interespecíficas, quando ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes, podendo ser classificadas em harmônicas, quando não há prejuízo para nenhum dos indivíduos associados e desarmônicas, quando pelo menos um dos indivíduos é prejudicada.
Nas relações harmônicas intraespecíficas, temos:
• Sociedade: agrupamento permanente de indivíduos com divisão de trabalho.
• Colônia: agrupamento de indivíduos anatomicamente unidos.
Nas harmônicas interespecíficas:
• Mutualismo ou simbiose: troca de alimentos e de produtos do metabolismo que beneficiam ambos, relação de dependência.
• Protocooperação: mutualismo facultativo, não há dependência na troca.
• Comensalismo: apenas uma espécie se beneficia, sem prejuízo para a outra.
Nas relações desarmônicas intraespecíficas, temos:
• Canibalismo: um animal mata e devora outro da mesma espécie.
• Competição: um indivíduo reduz os recursos que outro poderia utilizar.
Nas desarmônicas interespecíficas:
• Competição: eliminação de uma das espécies da comunidade.
• Amensalismo: uma espécie é prejudicada sem que a outra seja afetada.
• Predatismo: um organismo mata outro para se alimentar.
A relação ecológica entre o carrapato-estrela e o homem é desarmônica e interespecífica. Analisando as alternativas:
a) Relação ecológica interespecífica, em que uma espécie animal captura e mata outra espécie de nível trófico inferior para dela se alimentar. Essa relação é de predatismo. Incorreta.
b) Associação entre dois seres vivos, na qual existe um ser apenas que se beneficia, sendo um dos associados prejudicado nessa relação. Relação de parasitismo. Correta.
c) Associação entre populações diferentes, em que ambas se beneficiam; entretanto, podem estabelecer ou não um estado de interdependência fisiológica. Essa relação é de mutualismo. Incorreta.
d) Relação interespecífica, na qual apenas uma espécie é beneficiada sem, entretanto, existir prejuízo para a outra espécie associada. Relação de comensalismo. Incorreta.
Gabarito do professor: Letra B.
-
a) Relação ecológica interespecífica, em que .
ERRADA. A relação descrita é a de predação (+/-), que não corresponde à interação entre o carrapato-estrela e o homem.
b) Associação entre dois seres vivos, na qual existe um ser apenas que se beneficia, sendo um dos associados prejudicado nessa relação.
CORRETA. A relação entre o carrapato-estrela e o homem é de parasitismo (+/-). Podemos dizer que o parasitismo é uma relação simbiótica negativa. De fato, é o que notamos:
Referência: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.
c) Associação entre populações diferentes, em que ; entretanto, podem estabelecer ou não um estado de interdependência fisiológica.
ERRADA. Na associação entre o carrapato-estrela e o homem, somente o carrapato-estrela é beneficiário. É um ectoparasito.
d) Relação interespecífica, na qual apenas uma espécie é beneficiada .
ERRADA. Na associação entre o carrapato-estrela e o homem, o homem é prejudicado, pois pode ser acometido de febre maculosa. Entenda: