Motta (2002) apresenta quatro áreas de conhecimento aplicáveis aos gerentes.
• A primeira delas é a da estratégia, referente à capacidade de análise de fatores externos e internos para melhor uso de recursos escassos no alcance de objetivos e ao conhecimento de planejamento estratégico, especialmente de formulação, análise e avaliação de diretrizes.
• A segunda área é a da racionalidade administrativa, relativa à capacidade de compreensão de técnicas gerenciais e ao conhecimento de técnicas de programação, orçamentação, sistemas de informação.
• A terceira área, de liderança e habilidades interpessoais, engloba a capacidade de agregar pessoas em função de objetivos comuns, de visão compartilhada, e o conhecimento sobre fundamentos de liderança, técnicas de comunicação e de habilidades interpessoais.
• A quarta e última área é a do processo decisório, que abrange a capacidade de compreender processos organizacionais de decisão, de forma a facilitar a arte de julgamento e a ação na solução de problemas, e os conhecimentos sobre comportamento administrativo, dinâmica organizacional e processos de inovação e mudança.
http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/2220/1/Rogerio%20Ventura%20Teixeira.pdf