SóProvas


ID
2714740
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UNIFESSPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com o Decreto nº 5.707/2006, a noção de competências tornou-se importante referencial para a gestão da capacitação dos servidores públicos da Administração Pública Federal. A respeito da temática “gestão da capacitação”, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • COMPLEMENTANDO 

     

    Art. 2o  Para os fins deste Decreto, entende-se por:

     

            I - capacitação: processo permanente e deliberado de aprendizagem, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de competências institucionais por meio do desenvolvimento de competências individuais;

     

            II - gestão por competência: gestão da capacitação orientada para o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho das funções dos servidores, visando ao alcance dos objetivos da instituição; e

     

            III - eventos de capacitação: cursos presenciais e à distância, aprendizagem em serviço, grupos formais de estudos, intercâmbios, estágios, seminários e congressos, que contribuam para o desenvolvimento do servidor e que atendam aos interesses da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

  • E o diagnóstico das necessidades de capacitação possui relação com as lacunas de competências que se estabelecem como fundamentais para o contexto do trabalho.

  • A Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional foi instituído pelo Governo Federal por meio do Decreto n.° 5.707 de 23 de fevereiro de 2006.

    Permitiu avanços representativos na gestão de pessoas no setor público. Entretanto foi revogado em 2019 por meio do Decreto n.° 9.991 de 28 de agosto de 2019.

    Acerca da gestão da capacitação, vejamos as alternativas:

    A) Se propõe a ser mais do que um recurso que ajuda a isolar, observar, mensurar, formalizar e recompensar comportamentos e resultados alcançados pelos indivíduos.

    Errado. De acordo com o decreto, a principal finalidade é a melhoria da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão.

    B) A capacitação é considerada um processo social no qual se estabelecem relações de influência entre pessoas.

    Errado. De acordo com o decreto, a capacitação é um processo permanente e deliberado de aprendizagem, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de competências institucionais por meio do desenvolvimento de competências individuais.

    C) É responsável pelos valores da organização, mantendo a coerência na adversidade.

    Errado. A gestão da capacitação não é responsável por definir a missão, a visão e os valores organizacionais.

    D) O planejamento da capacitação deve tratar as necessidades organizacionais de comunicação de mudanças, de alterações de procedimentos e processos.

    Errado. O planejamento da capacitação trata da identificação e gestão das necessidades de capacitação dos servidores frente às competências de cada indivíduo na organização.

    E) O diagnóstico das necessidades de capacitação possui relação com as lacunas de competências que se estabelecem como fundamentais para o contexto do trabalho.

    Certo. O diagnóstico das necessidades de capacitação identifica o nível atual de competências, habilidades ou conhecimento de indivíduos em uma ou mais áreas de uma organização e compara esse nível de competência com o patamar necessário para sua posição dentro da entidade. É parte integrante da gestão por competências.


    Gabarito do Professor: Letra E.