SóProvas


ID
2714827
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A inserção da assistência social como política de seguridade, tal como se encontra expresso na Constituição Federal de 1988 e na Lei Orgânica da Assistência Social de 1993, aponta para o caráter de proteção social dessa política em articulação com as demais políticas voltadas à garantia dos direitos sociais. A Política Nacional de Assistência Social de 2004 considera três tipos de segurança que devem ser garantidos em termos de proteção social no âmbito dessa política pública. Dentre essas seguranças e seus papéis, encontra-se a segurança de

Alternativas
Comentários
  • A proteção social deve garantir as seguintes seguranças: segurança de sobrevivência (de rendimento e de autonomia); de acolhida; de convívio ou vivência familiar.

     

    A segurança de rendimentos não é uma compensação do valor do salário mínimo inadequado, mas a garantia de que todos tenham uma forma monetária de garantir sua sobrevivência, independentemente de suas limitações para o trabalho ou do desemprego.

     

    Por segurança da acolhida, entende-se como uma das seguranças primordiais da política de assistência social. Ela opera com a provisão de necessidades humanas que começa com os direitos à alimentação, ao vestuário e ao abrigo, próprios à vida humana em sociedade.

     

    A segurança da vivência familiar ou a segurança do convívio é uma das necessidades a ser preenchida pela política de assistência social. Isto supõe a não aceitação de situações de reclusão, de situações de perda das relações.

     

    Fonte: http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Normativas/PNAS2004.pdf

  • GABARITO LETRA "A"

    a) acolhida, primordial na política de assistência social, que deve prover necessidades humanas básicas relacionadas à alimentação, ao vestuário e ao abrigo.CORRETA!

     b)convívio ou vivência familiar, que pode ser demandada em virtude da ocorrência de desastres ou acidentes naturais, além da profunda destituição e abandono. (Outra situação que pode demandar acolhida, nos tempos atuais, é a necessidade de separação da família ou da parentela por múltiplas situações, como violência familiar ou social, drogadição, alcoolismo, desemprego prolongado e criminalidade. Podem ocorrer também situações de desastre ou acidentes naturais, além da profunda destituição e abandono que demandam tal provisão)

     c) sobrevivência (de rendimento e de autonomia), que deve compensar o valor do salário mínimo inadequado de modo a assegurar que todos tenham uma forma monetária para garantir sua sobrevivência.(A segurança de rendimentos não é uma compensação do valor do salário mínimo inadequado, mas a garantia de que todos tenham uma forma monetária de garantir sua sobrevivência, independentemente de suas limitações para o trabalho ou do desemprego)

     d) acolhida, que deve, necessária e independentemente da situação, bem como de forma permanente e ininterrupta, operar com a provisão de necessidades humanas, tais como alimentação, vestuário e abrigo. (Por segurança da acolhida, entende-se como uma das seguranças primordiais da política de assistência social. Ela opera com a provisão de necessidades humanas que começa com os direitos à alimentação, ao vestuário e ao abrigo, próprios à vida humana em sociedade)- é preciso demandar a acolhida!

     e)convívio ou vivência familiar, que pode ser demandada em virtude da necessidade de separação da família ou da parentela por múltiplas situações, como violência familiar, drogadição, alcoolismo, entre outras.(A segurança da vivência familiar ou a segurança do convívio é uma das necessidades a ser preenchida pela política de assistência social. Isto supõe a não aceitação de situações de reclusão, de situações de perda das relações. É próprio da natureza humana o comportamento gregário.)

  • A proteção social deve garantir as seguintes seguranças:

    [1] de Sobrevivência (de rendimento e de autonomia);

    [2] de Acolhida;

    [3] de Convívio ou vivência familiar.

    1. Segurança de Sobrevivência: não é apenas uma compensação do valor do salário mínimo inadequado, mas a garantia de que todos tenham uma forma monetária de garantir sua sobrevivência, independentemente de suas limitações para o trabalho ou do desemprego. Ex.: pessoas com deficiência, idosos, desempregados, famílias numerosas, famílias desprovidas das condições básicas para sua reprodução social em padrão digno e cidadã. (Ibidem)

    2. Segurança da Acolhida: Opera com a provisão de necessidades humanas que começa com os direitos à alimentação, ao vestuário e ao abrigo, próprios à vida humana em sociedade.

    3. Segurança da vivência familiar ou a segurança do Convívio: Isto supõe a não aceitação de situações de reclusão, de situações de perda das relações.

  • A proteção social deve garantir as seguintes seguranças:

    [1] de Sobrevivência (de rendimento e de autonomia);

    [2] de Acolhida;

    [3] de Convívio ou vivência familiar.

    Dica: Segurança de SAC

  • Fique sempre esperto ao enunciado da questão:

     Na PNAS - A proteção social deve garantir as seguintes seguranças:

     

    ·        Segurança de sobrevivência (de rendimento e de autonomia);

    ·        Segurança de acolhida;

    ·        Segurança da vivência familiar ou a segurança do convívio.

     

    Na NOB/SUAS (Art 4º ) - São seguranças Afiançadas pelo SUAS:

     

    ·        Acolhida;

    ·        Renda;

    ·        Convívio ou vivência familiar, comunitária e social;

    ·        Desenvolvimento de autonomia;

    ·        Apoio e auxílio

    Outros pontos para ficar esperto:

     

    Na LOAS (Art.2º) - A assistência social tem por OBJETIVOS:

     

    ·        Proteção Social;

    ·        Vigilância Socioassistencial;

    ·        Defesa de Direitos.

     

    Na NOB/SUAS - A Política de Assistência Social, que tem por FUNÇÕES:

     

    ·        Proteção Social

    ·        Vigilância Socioassistencial

    ·        Defesa de Direitos

     

    Na PNAS - Os serviços socioassistenciais no SUAS são organizados segundo as seguintes REFERÊNCIAS:

     

    ·        Proteção social

    ·        Vigilância social

    ·        Defesa social e institucional