SóProvas


ID
271495
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue os seguintes itens, relativos a atualidades no âmbito
internacional.

Desde janeiro de 2010, quando um terremoto causou grande destruição no Haiti, o país é governado por um alto Comissário da Organização das Nações Unidas.

Alternativas
Comentários
  •  O atual presidente é René Préval, que tomou posse em 14 de maio de 2006
  • Errado.

    Atualmente, o presidente do Haiti é MICHEL MARTELLY, conforme reportagem do uol de 14 de maio de 2011.

    Porto Príncipe, 14 mai (EFE).- Michel Martelly foi proclamado neste sábado presidente do Haiti, em uma cerimônia realizada nos arredores do Parlamento da nação, sucedendo no cargo René Préval.

    Martelly, 56º líder da República do Haiti, tomou posse após a leitura do decreto que o declara chefe do Estado e recebeu a faixa presidencial das mãos do presidente da Assembleia Nacional (bicameral), Rodolphe Joazile.

    A cerimônia ocorreu em meio a um inesperado blecaute, no salão construído nos últimos dias para acolher o ato oficial.

    Antes, o novo governante pronunciou o juramento perante Joazile. "Juro por Deus e pela nação observar fielmente a Constituição e as leis da República", declarou Martelly.

    O novo presidente também se comprometeu a "respeitar e fazer respeitar os direitos do povo haitiano e trabalhar para a magnificência da pátria na manutenção da independência nacional e a integridade do território".

    Após a cerimônia, o novo líder deixou o salão e ouviu os acordes do hino presidencial, interpretado do lado de fora pela Orquestra da Polícia Nacional.

    Lá, acompanhado da esposa, Sophia Saint-Remy, o presidente recém-empossado se dirigiu ao museu do Panteão Nacional para deixar flores em homenagem aos heróis da nação haitiana.

    "Hoje me sinto como ontem, só que agora tenho o comando da nação", disse o novo governante à Agência Efe, antes de partir rumo ao museu.

    Michel Martelly, de 50 anos, chega à Presidência do Haiti após vencer nas eleições do dia 20 de março, com 67,57% dos votos a sua oponente, a ex-primeira-dama Mirlande Manigat.

    Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2011/05/14/michel-martelly-e-proclamado-presidente-do-haiti.jhtm