Em miúdos:
A- é a única força organizada e autossuficiente no contexto da vida social.
Errado. A autora afirma o contrário dizendo que o Estado não é "a única força organizada e autossuficiente na sociedade;". P. 8
B- incorpora interesses das classes dominadas, com o intuito de incluí-las no bloco de poder.
Errado. Pereira afirma que "para manter as classes dominadas afastadas do bloco no poder, ele tem de incorporar interesses dessa classe e acatar a interferência de todos integrantes da sociedade nos assuntos estatais, para poder se legitimar e preservar o próprio bloco no poder. (p.9)
C - é uma instituição constituída e dividida por interesses diversos, com a principal finalidade de administrar esses interesses com neutralidade.
Errado. Para a autora "ele é uma instituição constituída e dividida por interesses diversos, tendo como principal tarefa administrar esses interesses, mas sem neutralidade" (p.9)
D- tem que se relacionar com todas as classes sociais, para se legitimar e fortalecer a sua base material de sustentação.
Gabarito. "O Estado, apesar de possuir autonomia relativa em relação à sociedade e à classe social com a qual mantém maior compromisso e identificação (a
burguesia, por exemplo), tem que se relacionar com todas as classes sociais que compõem a sociedade, para se legitimar e construir a sua base material de sustentação.
E- deixa de assumir caráter de poder público, quando se relaciona com todas as classes, exercendo o controle político e ideológico sobre elas.
Errado. "É relacionando‐se com todas as classes que o Estado assume caráter de poder público e exerce o controle político e ideológico sobre todas elas." (p.9)
Referência:
Potyara A. P. Pereira. Estado, sociedade e esfera pública. Disponível em: http://cressrn.org.br/files/arquivos/8jWy8e5p39eA46R2v6H9.pdf