SóProvas


ID
2716171
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A produtividade é definida como a taxa de produção de uma pessoa ou de uma equipe ou equipamento, ou seja, a quantidade de trabalho produzida em um intervalo de tempo especificado. A produtividade é um dos elementos a serem considerados na composição dos custos unitários. Sendo assim, no preparo do orçamento para uma obra, qual dos seguintes critérios deve ser considerado?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

    d) A produtividade depende intrinsecamente das circunstâncias em que o serviço é realizado, sendo algumas das variáveis influentes o apoio logístico e as condições climáticas.

  • Qual o erro da C?
  • Acho que o erro da C seja a restrição dessa diminuição de produtividade apenas a pessoas ou equipes...

  • O erro da letra C: A produtividade pode ser alta em todas as fases da execução de um obra, isso se deve ao fato de que por diversas vezes a equipe que inicia a obra difere da que finaliza, seja por especialidade na função de tarefas ou motivos externos. Exemplo: em empreendimentos habitacionais de múltiplos pavimentos a equipe de pedreiros que realiza a confecção das fundações pode ser diferente daquela que aplica o revestimento cerâmico nas fachadas, devido ao princípio da especialização das funções.

  • O erro da C está no fato de que, no início de um serviço, a equipe está "pegando o jeito", então tendem a demorar mais, e com o passar do tempo vão acelerando o processo e melhorando a produtividade.

  • Quem não entendeu a C só é analisar a curva S

  • a) O índice pode também ser chamado de Razão Unitária de Produção (RUP). Quanto menor a RUPmaior a produtividade. Quanto maior a RUP,menor a produtividade.

    b) Não deve-se desprezar as interrupções e oscilações que ocorrem durante a produção do trabalhador.

    c) No início dos projetos, a distribuição de recursos ou nível de atividade é baixa, mas à medida que as etapas vão se encaminhando para o nível de “execução” o risco do projeto diminui, as incertezas caem e os recursos vão sendo mais aplicados. Trocando em miúdos: geralmente, é a partir da fase de execução que se elevam o consumo de recursos. (CURVA S)

    FONTE: https://www.guiadaengenharia.com/curva-s-engenharia/

    e) Não tem lógica nenhuma...

    "Se os fatores que influenciam na produtividade de uma obra forem predominantemente positivos, podese adotar uma produtividade próxima ao limite mínimo (...)"

  • Sobre a letra C:

    "os trabalhos praticamente de qualquer novo projeto começam em ritmo lento, configurando-se uma curva de aprendizagem. À medida que se ganha conhecimento e experiência na execução do objeto, o ritmo do trabalho se acelera e, próximo do fim, a quantidade de serviços a se executar reduz, diminuindo o ritmo de avanço da obra."

    Prof. Jonas Vale Lara

  • Razão Unitária de Produção (RUP) é a quantidade de homens-hora necessária para executar 1 metro quadrado de determinado serviço. Então, quanto maior a RUP, menor a produtividade.

  • Vamos responder esta questão com base no conhecimento em relação a orçamento e planejamento de obra. Julgando as alternativas, tem-se: 

    A - ERRADO.

    O RUP é o índice adotado para mensurar a produtividade da mão de obra (ver fórmula).



    Veja que quanto maior a RUP (Razão Unitária de Produção), maior menor a produtividade, pois são necessárias mais homens-hora (Hh) para realizar uma menor quantidade de serviço (QS). 

    B - ERRADO.

    Segundo o Manual da CBIC, para o cálculo da produtividade pelo indicador RUP , devem ser consideradas as quantidades “líquidas" de serviço e o tempo real que os operários estiveram disponíveis para o trabalho, incluindo tanto os tempos produtivos quanto os improdutivos (não sendo computadas as horas-prêmio recebidas pelos operários). 

    C - ERRADO. 

    O ciclo de execução de uma obra pode ser visto na seguinte imagem: 



    FONTE: Mattos (2010) 

    O formato da curva mostra que a execução tende a ser: lenta no estágio inicial, rápida no estágio de execução e novamente lenta na finalização do projeto. 

    D - CERTO.

    De fato, são vários os fatores envolvidos na produtividade, além da qualificação da equipe de mão de obra. Dentre elas, podemos citar como exemplo o apoio logístico, imagine que os fornecedores atrasem a entrega de materiais, isso invariavelmente afetaria toda a execução da obra. Um outro bom exemplo é condições climáticas, pois períodos chuvosos podem até inviabilizar a execução de alguns serviços como é o caso de concretagem e compactação de solos. 

    E - ERRADO.

    A questão inverteu as definições. 

    Se os fatores que influenciam na produtividade de uma obra forem predominantemente positivos, pode-se adotar uma produtividade próxima ao limite mínimo máximo e, se os fatores forem predominantemente negativos, deve-se buscar um valor que atenda ao limite máximo mínimo. Sempre que as informações forem poucas ou quando se tratar de um estudo de viabilidade, deve-se optar pela produtividade mínima. 

    Gabarito do Professor: Letra D.

    FONTE: MATOS, Aldo Dórea – Planejamento e Controle de Obras. São Paulo, PINI, 2010
  • Resumo excelente pro pessoal que vai fazer SEAD GO - ENG I:

    https://abre.ai/d3wY