SóProvas


ID
2716258
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A biodisponibilidade é um termo que descreve a porcentagem e a velocidade na qual uma dose de um fármaco chega à circulação sistêmica. Tal conceito é sobretudo aplicado na comparação de produtos medicamentosos que têm o mesmo princípio ativo, a mesma indicação terapêutica, as mesmas concentrações, forma farmacêutica e via de administração. Segundo a legislação sanitária brasileira, dadas as afirmativas,


I. Na biodisponibilidade absoluta, é realizada a comparação da biodisponibilidade entre um produto e o produto de referência.

II. Na biodisponibilidade relativa, é realizada a comparação da biodisponibilidade de dois produtos sob um mesmo desenho experimental.

III. Quando um medicamento apresenta a mesma biodisponibilidade da sua versão administrada por via intravenosa, diz-se que ele é bioequivalente.


verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Biodisponibilidade absoluta, que se refere à Biodisponibilidade de uma preparação farmacêutica administrada por uma determinada via de administração, quando comparada com a Biodisponibilidade da mesma preparação administrada por via endovenosa (por ex. via oral vs. via iv)                                             

    Biodisponibilidade relativa, que se refere à Biodisponibilidade de duas preparações farmacêuticas diferentes, administradas pela mesma via, que não a endovenosa

  • I. Na biodisponibilidade absoluta, é realizada a comparação da biodisponibilidade entre um produto e o produto de referência.

    Biodisponibilidade absoluta, refere-se à Biodisponibilidade de uma preparação farmacêutica administrada por uma determinada via de administração, quando comparada com a Biodisponibilidade da mesma preparação administrada por via endovenosa

    II. Na biodisponibilidade relativa, é realizada a comparação da biodisponibilidade de dois produtos sob um mesmo desenho experimental. CERTO

    III. Quando um medicamento apresenta a mesma biodisponibilidade da sua versão administrada por via intravenosa, diz-se que ele é bioequivalente.

    Bioequivalência tem por objetivo comparar as biodisponibilidades de dois medicamentos considerados equivalentes farmacêuticos ou alternativas farmacêuticas e que tenham sido administrados na mesma dose molar.

  • Asertiva I- INCORRETA. Na biodisponibilidade absoluta, é realizada a comparação da biodisponibilidade entre um produto em duas vias (oral e parenteral, esta

    Assertiva II- CORRETA. Na biodisponibilidade relativa, é realizada a comparação da biodisponibilidade de dois produtos em UMA VIA (oral) em um mesmo desenho experimental.

    Assertiva III- INCORRETA. Bioequivalência: quando 2 medicamentos são equivalentes farmacêuticos AO SER ADMINISTRADO NA MESMA DOSE E MESMA VIA, tem a mesma biodisponibilidade.

  • gabarito - letra B

    I. Na Biodisponibilidade Absoluta (BA), é realizada a comparação da biodisponibilidade entre um produto e o produto de referência. ( BA se refere à Biodisponibilidade de uma preparação farmacêutica administrada por uma determinada via de administração, quando comparada com a Biodisponibilidade da mesma preparação administrada por via endovenosa (por ex. via oral vs. via iv)             

    II. Na Biodisponibilidade Relativa (BR), é realizada a comparação da biodisponibilidade de dois produtos sob um mesmo desenho experimental. (se refere à Biodisponibilidade de duas preparações farmacêuticas diferentes, administradas pela mesma via, que não a endovenosa).

    III. Quando um medicamento apresenta a mesma biodisponibilidade da sua versão administrada por via intravenosa, diz-se que ele é bioequivalente. ( bioequivalência – consiste na demonstração de biodisponibilidades equivalentes entre produtos, quando estudados sob um mesmo desenho experimental).