SóProvas


ID
2716282
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Um farmacêutico recebe uma prescrição de Fenobarbital em receituário Tipo C; avalia todos os campos e identifica que os dados relativos ao comprador, data, prescrição e local da prescrição estão inclusos. Nota-se que tanto o nome do prescritor, sua assinatura e número de registro no conselho profissional estão impressos na prescrição, porém não há carimbo. Nessa situação, qual deve ser a postura do farmacêutico, considerando o direcionamento dado pela Portaria nº 6/1999, que aprova a instrução normativa da Portaria nº 344/1998?

Alternativas
Comentários
  • Mas o Fenobarbital está dentro da classes dos Psicotrópicos da Lista B1. Dessa forma, não pode ser dispensado no receiturado C, e sim na B.

  • Marcelo Vitor, o Fenobarbital é um Adendo da lista B1, podendo ser vendido em receita branca de controle especial, conforme portaria 344:

     

    LISTA  B1

    ADENDO:

    2.os medicamentos que contenham FENOBARBITAL, PROMINAL, BARBITAL e BARBEXACLONA, ficam sujeitos a prescrição da Receita de Controle Especial, em 2 (duas) vias e os dizeres de rotulagem e bula devem apresentar a seguinte frase: "VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA ? SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DA RECEITA ".

     

    Além disso, tendo todas as informações e assinatura do prescritor, o carimbo pode ser dispensado