SóProvas


ID
2717509
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

        Júlio Verne: previsões do autor que se tornaram realidade


      O escritor francês Júlio Verne é considerado por muitos o pai da ficção científica. Suas obras influenciaram gerações e inspiraram filmes e séries de TV. Há quase cem filmes baseados em mais de 30 livros assinados por ele.

      Júlio Verne nasceu na cidade de Nantes em fevereiro de 1828. Sua verdadeira paixão eram as viagens, que na época eram feitas principalmente de navio. Aos 11 anos, ele fugiu de casa para se tornar marinheiro. Na primeira escala, porém, seu pai conseguiu apanhá-lo − e depois quem apanhou foi o pequeno Verne. Reza a lenda que ele teria jurado não voltar a viajar, a não ser em sua imaginação e fantasia.

      Um dos fatos que mais chamam a atenção em suas obras são as previsões feitas pelo escritor que se concretizaram séculos depois. Por exemplo, oitenta anos antes dos noticiários televisivos surgirem, Júlio Verne descreveu a alternativa para os jornais: "Em vez de ser impresso, o ‘Crônicas da Terra’ seria falado, teria assinantes e partiria de conversas interessantes dos repórteres e cientistas que contariam as notícias do dia". Ele também imaginou o “fonotelefoto”, que seria usado pelos repórteres para registrar e transmitir sons e imagens.

(Adaptado de: MARASCIULO, Marilia. Júlio Verne: previsões do autor que se tornaram realidade. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com

Conforme o texto, as viagens mais interessantes de Júlio Verne

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

     

    Trecho que fundamenta o gabarito já transcrito por Juliano Abrahão.

    Um pouco forçado... em nenhum parte do trecho se atribui valor às viagens do autor. Não há como qualificar uma viagem como mais interessante, apenas dá pra inferir que ele deixou de viajar fisicamente e passou a viajar na imaginação.

     

  • Nantes foi a cidade em que Júlio Verne nasceu (erro da A), 11 anos a idade em que fugiu para se tornar marinheiro (erro da B), ao virar marinheiro, logo na primeira escala, por seu pai (erros da C e D).


    O acerto da E já foi apontado em outros comentários.

  • Confusa a questao. Como inferir que as viagens mais interessantes ocorreram na imaginação? ora,  a nao ser que o examinador explicitasse que ele se referia a "viagem" mental , no sentido de imaginação apenas .. mas da maneira em que foi escrita poderia ser tanto viagem física quanto mental , pois na época em que ele foi marinheiro ele tb viajou e tb foram interessantes  .. observe:

    Sua verdadeira paixão eram as viagens, que na época eram feitas principalmente de navio. 

    logo nao dá pra ter um julgamento objetivo so pelo trecho apontado pelo colega.. :(

  • ''Sua verdadeira paixão eram as viagens, que na época eram feitas principalmente de navio. Aos 11 anos, ele fugiu de casa para se tornar marinheiro''.

    TENHA DÓ!

  • Gab. "E"

     

    O seu pai o apanhou antes mesmo de se tornar verdadeiramente um marinheiro e fazer viagens. E então jurou voltar a viajar somente em sua imaginação e fantasia. 

     

    #DeusnoComando 

  • "Ele também imaginou o “fonotelefoto”, que seria usado pelos repórteres para registrar e transmitir sons e imagens."


    Gabarito E


    Bons estudos.

  • Discordo um pouco do gabarito dessa questão. Pra mim não tem resposta certa.

     

    A letra "A" está errada por conta do trecho "... nasceu na cidade de Nantes...", logo o destino principal não era Nantes, afinal ele nasceu lá.

    A letra "B" foi a que eu forçozamente marquei porque se "Sua verdadeira paixão eram as viagens, que na época era feitas principalmente de navio." e, aos 11 anos, ele viajou de navio e depois "teria jurado não voltar a viajar...", então PRESUME-se que as viagens mais interessantes (detalhe, em nenhum momento do texto fala em "viagens mais interessantes") aconteceram antes dos 11 anos.

    A letra "C" está errada porque o texto não fala em nenhum momento que, enquanto marinheiro, ele fez as viagens mais interessantes. Até mesmo que ele só fez uma.

    A letra "D" também está errada porque, assim como a "C", em nenhum momento do texto fala isso.

    E, na minha opinião, a letra "E" também está errada porque, novamente, em nenhum momento do texto fala que as viagens no plano da fantasia foram as mais interessantes. O fato dele passar a viajar somente na fantasia não significa, necessariamente, que elas são as mais interessantes.

     

    Se a gente puder presumir que o raciocínio da letra "E" está certo, então o da letra "B" também.

     

    Enfim, apenas um comentário.

  • Forçada.