SóProvas


ID
2717584
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O pH ou potencial hidrogeniônico é uma escala logarítmica que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinada solução, compreendendo valores de 0 a 14, sendo que o 7 é considerado o valor neutro, o valor 0 (zero) representa a acidez máxima e o valor 14 a alcalinidade máxima.


No sistema de distribuição de água é recomendado que o pH seja mantido na faixa de

Alternativas
Comentários
  •  A Portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde recomenda que o pH da água seja mantido na faixa de 6,0 a 9,5 na saída do tratamento. 

  • pode me passar esse livro, ou dizer-me onde encontro ? (99) 991995823 chama ai

  • A justificativa está ERRADA!! NÃO É "COMO NA QUESTÃO NÃO HOUVE ATRAÇÃO, REGRA ÊNCLISE - A DOR VAI TORNANDO-SE..."

    A razão é outra!

    NAS LOCUÇÕES VERBAIS: O PRONOME NÃO PODE FICAR EM PRÓCLISE AO VERBO PRINCIPAL. PODERIA FICAR EM ÊNCLISE AO VERBO AUXILIAR, OU SEJA, FALTOU O HÍFEN: "dor vai-SE tornando" OU PODERIA FICAR EM ÊNCLISE DO VERBO PRINCIPAL: "dor vai tornando-SE" OU AINDA PODERIA FICAR EM PRÓCLISE DO VERBO AUXILIAR: "dor SE vai tornando"

    REFORÇANDO: NÃO PODE FICAR EM PRÓCLISE DO VERBO PRINCIPAL!

  • Está errado colocar o "se" no meio da locução verbal na qual o último verbo está no gerúndio pois a regra é que, nesse caso, o verbo deve vir ANTES ou DEPOIS da locução verbal, só podendo vir no MEIO (sem estar ligado por hífen ao primeiro verbo) se houvesse uma palavra atrativa antes da locução verbal (que não é o caso).

    Nessa questão, se houvesse uma palavra atrativa antes da locuação verbal, estaria correto colocar o "se" do jeito que foi colocado -> "A dor não vai se tornando..." nos termos dessa observação 1 do item [I] acima.

    REGRAS/LOCUÇÕES VERBAIS:

    [I] Se o último verbo estiver no INFINITIVO ou GERÚNDIO, O pronome tanto poderá aparecer ANTES como DEPOIS da LOCUÇÃO, MESMO QUE HAJA TERMO ATRAINDO O PRONOME OBLÍQUO [CESPE gosta dessa parte]! (“Não te posso ver daqui” ou “Não posso ver-te daqui”). O pronome NÃO PODERIA estar no meio da locução verbal, mas por causa do grande uso na língua falada, os gramáticos resolveram aceitar com duas ressalvas:

    1 – HAVENDO TERMO ATRATIVO: o pronome oblíquo não pode estar ligado ao primeiro verbo (ERRADO - “Não estou-te vendo daqui”; CERTO – “Não estou te vendo por aqui”).

    2 – Com os pronomes oblíquos o, a, os, as, a forma tradicional (ANTES ou DEPOIS da locução) se torna única. Isso ocorre porque a orientação gramatical coincidiu como a língua falada (“Não o pude ver” ou “Não pude vê-lo” estão certos e “Não pude o ver” está errado).

    [II] Último verbo no PARTICÍPIO – pronome deverá vir ANTES ou NO MEIO da locução (“Ele nos tem visto diariamente” ou “Ele tem-nos visto diariamente”).

    Gramática para Concursos, Marcelo Rosenthal, p. 116.

  • Se você errou está no caminho certo.

    CTRL C + CTRL V:

    RESPOSTA DE FERNANDO PESTANA SOBRE ESTA POLÊMICA QUESTÃO!

    Esquizofrenias Cespianas (PC/DF – Agente – 2013)!!!

    Fernando Pestana - 20/02/2014

    Salve!!!

    PCDF – AGENTE – 2013

    – O trecho “Quanto mais escapa o tempo / Dos falsos educandários / Mais a dor é o documento / Que os agride e os separa”(v.18-21) poderia, sem prejuízo para a correção gramatical, ser reescrito da seguinte forma: À medida que escapa o tempo dos falsos educandários, a dor vai se tornando o documento que os agride e os separa.

    GABARITO PRELIMINAR: CERTO (Não deveria ter mudado!)

    GABARITO OFICIAL: ERRADO (Garotearam!)

    A banca diz que há um erro normativo de colocação pronominal em “a dor vai se tornando”; tal erro diz respeito ao fato de alguns gramáticos mais ortodoxos ensinarem que deve haver hífen ligando o pronome ao verbo auxiliar (a dor vai-se tornando).

    Não vou nem me dar ao trabalho de pegar todas as gramáticas que tenho para comprovar que a banca vacilou! Vou simplesmente mostrar uma questão de 2008, em que foi trabalhado o mesmo assunto… com outro desfecho. Não é de hoje que a banca Cespe se mostra “esquizofrênica”, atrapalhando a cabeça dos alunos e dos professores, que passam como “burros”:

    HEMOBRAS – ANALISTA DE GESTÃO CORPORATIVA (NÍVEL SUPERIOR) – 2008

    – Em “vêm-se” (“A preocupação é pertinente porque em todo o mundo graves problemas vêm-se instalando e demandando dos governos novos mecanismos…”), a substituição do hífen por espaço provoca erro gramatical, por deixar o pronome átono sem apoio sintático.

    GABARITO: ERRADO.

    Se ela considerou a afirmação errada, é porque o hífen não é obrigatório em “vêm-se instalando”. Logo, se ele não é obrigatório, ele é facultativo; se ele é facultativo em 2008, por que não seria em 2013, em “vai se tornando”??? Vai entender… :-/

    Para fechar, assista a este vídeo no youtube e entenda como funciona a cabeça da banca, que tanto aflige os concurseiros e os professores: http://www.youtube.com/watch?v=HTYsncsZPBs.

    Abs!

    Pestana.