SóProvas


ID
2717689
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                         O drama dos viciados em dívidas


      Apesar dos sinais de recuperação da economia, o número de brasileiros endividados chegou a 61,7 milhões em fevereiro passado – o equivalente a 40% da população adulta. O número é alto porque o hábito de manter as contas em dia não é apenas uma questão financeira decorrente do estado geral da economia – pode ser uma questão comportamental. Por isso, há grupos especializados que promovem reuniões semanais com devedores, com a finalidade de trocar experiências sobre consumo impulsivo e propensão a viver no vermelho. Uma dessas organizações é o Devedores Anônimos (DA), que funciona nos mesmos moldes do Alcoólicos Anônimos (AA).

      Pertencer a uma classe social mais alta não livra ninguém do problema. As pessoas de maior renda são justamente as que têm maior resistência em admitir a compulsão. Pior. É comum que, diante dos apuros, como a perda do emprego, algumas tentem manter o mesmo padrão de vida em lugar de cortar gastos para se encaixar na nova realidade. Pedir um empréstimo para quitar outra dívida é um comportamento recorrente entre os endividados.

      Para sair do vermelho, aceitar o vício é o primeiro passo. Uma vez que o devedor reconhece o problema, a próxima etapa é se planejar.

       (Felipe Machado e Tatiana Babadobulos, Veja, 04.04.2018. Adaptado)

De acordo com o texto, entre os endividados,

Alternativas
Comentários
  • CORRETA - E

  • Alternativa E.

     "Pertencer a uma classe social mais alta não livra ninguém do problema. As pessoas de maior renda são justamente as que têm maior resistência em admitir a compulsão. Pior. É comum que, diante dos apuros, como a perda do emprego, algumas tentem manter o mesmo padrão de vida em lugar de cortar gastos para se encaixar na nova realidade."

  • Por favor alguém pode explicar o erro da letra D? estou com dúvidas ainda.

  • Lidio RIBAS, acredito que a D não esteja errada, porém há outra alternativa que se encaixe melhor. É complicado assim... eu também marquei a D.

    O pior são essas pessoas que faltam " a alternativa E está correta" e não explicam nada... só rindo mesmo kkkk

     

     

  • Marquei também a letra D, porque ela pode até ser subentendida, mas não de acordo com o texto - não há essa correlação expressa (expectativa de pagar as dívidas com redução DRÁSTICA do consumo). Imagine que um sujeito com dívidas não precisa parar de gastar com alimentação, saúde, lazer, etc, e sim admitir que possui uma compulsão e se planejar financeiramente para contornar essa situação.

     

    A Letra E é necessário associar DIFICULDADE com RESISTÊNCIA.

     

     

  • Negativo, lugar nenhum afirma que eles tem maior dificuldade em sair do vermelho, e sim de assumir a compulsão. Vunesp fazendo Vunespisses. 

  • 5 minutos para resolver, mas está aqui a o que a banca quis dizer e de fato faz sentido.

    [...]

          Pertencer a uma classe social mais alta não livra ninguém do problema. As pessoas de maior renda são justamente as que têm maior resistência em admitir a compulsão. Pior. É comum que, diante dos apuros, como a perda do emprego, algumas tentem manter o mesmo padrão de vida em lugar de cortar gastos para se encaixar na nova realidade. Pedir um empréstimo para quitar outra dívida é um comportamento recorrente entre os endividados.

          Para sair do vermelho, aceitar o vício é o primeiro passo. Uma vez que o devedor reconhece o problema, a próxima etapa é se planejar.

     

    1) Primeiro passo para sair do vemelho ----- > aceitar o vício é o primeiro passo

    2) Quem tem mais resistência em admitir o vício/compulsão --> As pessoas de maior renda são justamente as que têm maior resistência em admitir a compulsão.

    3) Logo, as pessoas que tem mais renda são as mais complicadas de saírem do vemelho, pois resistem em admitir que são compulsivas; e isso seria o primeiro passo - aceitar que é um viciado.

     

     

    A D está errada porque não tem relação direta com a redução DRÁSTICA do consumo (em nenhum momento texto fala isso). 

    #PAS

  • Achei forçada a interpretação. Texto fala em mais resistência a assumir a compulsão, não necessariamente mais dificuldade em sair do vermelho. A vunesp considerou que: Mais resistência a admitir a compulsão. levaria a mais dificuldade em sair do vermelho. 

  • Espera não ver questões assim na prova de agente..

  • LETRA "E"

    .

    "As pessoas de maior renda são justamente as que têm maior resistência em admitir a compulsão.

    [...]

    Para sair do vermelho, aceitar o vício é o primeiro passo."

    .

    Se as pessoas com maiores rendas são as que têm mais dificuldades em admitir a compulsão (o vício), e admitir o vício é o primeiro passo pra sair do vermelho, logo os mais bem remunerados têm mais dificuldades em sair do vermelho.

  • Para mim, a alternativa D seria a correta.

    Achei meio cruel essa questão, mas quem sou eu mero mortal?

  • Questão capiciosa. Da leitura do texto não se pode afirmar, necessariamente, que os mais bem remunerados têm mais dificuldade de sair do vermelho. Trata-se de uma afirmação supostamente implícita, em que é necessário um contorcionismo interpretativo para que assim se possa concluir, o que torna a questão altamente subjetiva, que não poderia ser exigida nesse tipo de prova.

  •  

    a)  o recurso aos empréstimos é a opção menos danosa para vencer o problema. ERRADO.

      pelo contrário, empréstimo agrava a situação.

     

     

    b)  a confissão de dívida pode ser o meio mais eficaz de quitá-la. ERRADO.

      extrapolou, não fala sobre confissão de divida. Fala só da compulsão de gastar.

     

     

    c)  o sentido do ditado “Devo, não nego; pago quando puder.” indica a solução.   ERRADO.

    " quando puder" modo futuro do subjuntivo. Expressa que poderá ocorrer no futuro e não uma solução.

     

     

    d)  a expectativa de pagar as dívidas está associada à redução drástica do consumo. ERRADO.

         Extrapolou, pois não cita isso no texto.

     

     

    e) os mais bem remunerados têm mais dificuldade em sair do vermelho. GABARITO.

     é aceitável essa por ser a menos errada. Mas pra confirmar mesmo a banca deveria usar a palavra deduzir.

     

    De acordo com o texto, entre os endividados. podemos deduzir que os mais bem remunerados têm mais dificuldade em sair do vermelho porque eles têm maior resistência para admitir a compulsão.

  • Pertencer a uma classe social mais alta não livra ninguém do problema. As pessoas de maior renda são justamente as que têm maior resistência em admitir a compulsão

  • Vamos lá amigos:

    a) ERRADA - não é menos danosa

    b) ERRADA - confessar a dívida não vai quitá-la, vai simplesmente permitir que o cara pare de gastar e se planeje para pagá-la.

    c) ERRADA - não tem nada disso no texto

    d) ERRADA - não fala nada no texto sobre redução drástica do consumo

    e) CORRETA - As pessoas de maior renda são justamente as que têm maior resistência em admitir a compulsão.

  • Muito mal elaborada

  • Descordo! Pois no texto diz que tem que aceitar a compulsão para começar a planejar o pagamento do mesmo. Além disso em nenhum momento o texto diz que a classe alta tem mais dificuldade de sair da divida mas de aceitar a divida. Gabarito letra E MAIS RESPOSTA CERTA LETRA B

  • O texto fala que quem tem uma renda maior, tem mais dificuldade em aceitar que consume demais, não que tem dificuldade de sair do vermelho ou de pagar usa contas.

  • Para mim todas as opções estão erradas. O texto não diz que confessar a dívida é o meio mais eficaz de quitá-la, mas sim que é o PRIMEIRO PASSO, confessar não paga a dívida. A D realmente acho que seria a menos errada.

  • Concordo com o João , pra mim a alternativa B pode ser interpretada como correta sim! Todas as alternativas estão interpretativas , nenhuma realmente bate com o texto.

    "Para sair do vermelho, aceitar o vício é o primeiro passo. Uma vez que o devedor reconhece o problema, a próxima etapa é se planejar."

    a confissão de dívida pode ser o meio mais eficaz de quitá-la.

  • Acertei seguindo os raciocínios:

    1) O primeiro passo para sair da situação é aceitar o vício.

    2) As pessoas de maior renda tem maior dificuldade de reconhece o vício.

    1 + 2 = Letra E

  • Vunesp e suas malandragens sem noção. Discordo da alternativa E. O texto diz que os de maior renda têm dificuldade de reconhecer o vício, mas em nenhum momento infere-se que eles têm dificuldade em sair do vermelho. Não existe passagem alguma do texto que dê a entender isso. A alternativa menos ruim é a B, mas ainda assim é discutível.

  • Alternativa E.

    Entendi da seguinte forma: O autor coloca como condição para que alguém saia do vermelho a admissão de seu problema com consumo impulsivo, pois segundo ele, o endividadamente não é apenas uma questão financeira, mas também comportamental. Admitir a compulsão consumista seria o primeiro passo para sair do vermelho. Logo à frente, ele informa que os mais bem remunerados são os que mais tem dificuldade em admitir isso, logo são os que terão mais dificuldade em sair do vermelho. Questão, para mim, de inferência.

    "O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia." Robert Coller.

  • REALMENTE A LETRA E ESTÁ CORRETA, MAS A LETRA D TAMBÉM ESTÁ. MARQUEI D, POR NÃO INTERPRETAR BEM A LETRA E. VUNESP TA VIRANDO FGV.

  • Eu errei essa questão, mas parando p/ pensar, cheguei a seguinte conclusão:

    No texto diz que:

    1- "Para sair do vermelho, aceitar o vício é o primeiro passo".

    2- "As pessoas de maior renda são justamente as que têm maior resistência(dificuldade) em admitir(aceitar) a compulsão(vício)".

    3- Logo, as pessoas de maior renda têm mais dificuldade em sair do vermelho.

  • Sacanagem... Lugar nenhum afirma isso.

  • Colocar o Gabarito como E é mal caratismo.. Em nenhum momento isso é citado no texto kk

  • Segundo o texto:

    Pertencer a uma classe social mais alta não livra ninguém do problema. As pessoas de maior renda são justamente as que têm maior resistência em admitir a compulsão. (2º parágrafo)

    Para sair do vermelho, aceitar o vício é o primeiro passo. (3º parágrafo)

    Portanto, o primeiro passo para sair do vermelho é aceitar o vício.

    Aceitar o vício é admitir a compulsão.

    As pessoas de maior renda têm maior resistência em admitir a compulsão.

    Portanto, as pessoas de maior renda têm mais dificuldade em sair do vermelho.

    Gabarito E

    Bons Estudos

  • Apesar de eu achar a letra D tbm correta e coerente com o texto, a letra E é praticamente um resumo do segundo e terceiro parágrafos, como estamos interpretanto um texto, o gabarito é a Letra E.

  • No texto não diz que eles têm maior dificuldade de sir do vermelho, e sim que eles têm maior dificuldade de admitir.

  • Deveria ser anulada essa questão !!

  • Creio que houve extrapolação da banca, o comando da questão fala:

    " de acordo com o texto" = está escrito no texto

    Entre "..admitir compulsão" e "..sair do vermelho" seria necessário deduzir isso, seguindo esse raciocínio a alternativa b) também estaria certa "...uma vez que o devedor reconhece o problema, a próxima etapa é se planejar."

  • GAB. E

    os mais bem remunerados têm mais dificuldade em sair do vermelho.

    Responder

  • Gosto da Vunesp,porém houve um equívoco nesse enunciado: ñ existe questão certa no referido.

  • 2° parágrafo:

    As pessoas de maior renda são justamente as que têm maior resistência em admitir a compulsão.

    3° parágrafo:

    Para sair do vermelho, aceitar o vício é o primeiro passo. Uma vez que o devedor reconhece o problema, a próxima etapa é se planejar.

    Fazendo a análise conjunta das afirmações, dá sim para inferir que as pessoas de maior renda têm mais dificuldades para sair do vermelho. Se aceitar o vício e reconhecer o problema é condição para sair do vermelho, as pessoas de maior renda terão maior dificuldade por terem mais resistência em admitir a compulsão.

  • Para mim , é um caso de extrapolação... o enunciado da questão não retrata a escrita do texto !

  • Devo, não nego; pago quando sobrar.”

  • "As pessoas de maior renda são justamente as que têm maior resistência em admitir a compulsão. Pior. É comum que, diante dos apuros, como a perda do emprego, algumas tentem manter o mesmo padrão de vida em lugar de cortar gastos para se encaixar na nova realidade."

    Onde que isso significa que os mais bem remunerados têm mais dificuldade em sair do vermelho?

    O examinador viajou muito nessa.

  • Questão passiva de anulação! Questão dúbia! O texto está falando de pessoas viciadas que precisam primeiro admitir o seu vício para depois procurar alguma forma de quitá-la... O texto fala de 40% da população e algumas pessoas de classe alta também são afetadas nesse processo...

    Não tem como sabermos que as pessoas mais ricas tem mais dificuldades em sair do vermelho, elas têm mais dificuldade em si encaixar em uma nova realidade isso é fato. Mas não temos como saber que ela tem mais dificuldades em sair do vermelho.

    Ele quer que façamos a dedução de que: por uma pessoa ter mais dificuldade em se encaixar em um nova realidade, neste caso, ela ficará para sempre pegando empréstimo para quitar contas atrasadas e que por isso tem mais dificuldades em sair do vermelho.

    Porém, o primeiro passo para ela sair dessa situação seria ela confessar que tem uma dívida e desse jeito seria um jeito muito mais fácil para quitá-la e isso ser não apenas para os mais ricos, mas sim para a população como uma forma geral.

    Então, ao meu ver questão errada! Passível de anulação.

  • Analisando de forma aprofundada o candidato poderia inferir ser a "Alternativa B" a resposta correta, tendo em vista que esta afirma que "a confissão de dívida PODE ser o meio mais eficaz de quitá-la.", e o texto cita que "As pessoas de maior renda são justamente as que têm maior resistência em ADMITIR a compulsão.", o que nos leva a inferir que quando há a confissão poderá (ou seja, não obrigatoriamente) ser um meio para começar a quitar as dívidas. 

    Contudo, a questão é clara em questionar "De acordo com o texto, entre os endividados". Assim, analisando apenas as informações presentes no texto, a passagem que confirma a veracidade da "Alternativa E" é "É comum que, diante dos apuros, como a perda do emprego, algumas (Algumas pessoas de maior renda) tentem manter o mesmo padrão de vida em lugar de cortar gastos para se encaixar na nova realidade", pois esta informação complementa a informação anterior de que "As pessoas de maior renda são justamente as que têm maior resistência em admitir a compulsão.".

  • CORRETO E

    As pessoas de maior renda são justamente as que têm maior resistência em admitir a compulsão ( LOGO TEM MAIS DIFICULDADE EM SAIR DO VERMELHO)

  • Pela lógica apresentada pelo texto:

    O melhor caminho para sair do individamento é admitindo a compulsão.

    Os mais abastados tem maior dificuldade em admitir a compulsão.

    Logo, os mais abastados tem maior dificuldade em sair do endividamento (do vermelho).

  • Horrível essa alternativa. Não é exatamente este o sentido texto. Não são os mais bem remunerados, mas aqueles que tinham essa condição e perdem o emprego e querem manter o padrão de vida.