SóProvas


ID
2717707
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                         O drama dos viciados em dívidas


      Apesar dos sinais de recuperação da economia, o número de brasileiros endividados chegou a 61,7 milhões em fevereiro passado – o equivalente a 40% da população adulta. O número é alto porque o hábito de manter as contas em dia não é apenas uma questão financeira decorrente do estado geral da economia – pode ser uma questão comportamental. Por isso, há grupos especializados que promovem reuniões semanais com devedores, com a finalidade de trocar experiências sobre consumo impulsivo e propensão a viver no vermelho. Uma dessas organizações é o Devedores Anônimos (DA), que funciona nos mesmos moldes do Alcoólicos Anônimos (AA).

      Pertencer a uma classe social mais alta não livra ninguém do problema. As pessoas de maior renda são justamente as que têm maior resistência em admitir a compulsão. Pior. É comum que, diante dos apuros, como a perda do emprego, algumas tentem manter o mesmo padrão de vida em lugar de cortar gastos para se encaixar na nova realidade. Pedir um empréstimo para quitar outra dívida é um comportamento recorrente entre os endividados.

      Para sair do vermelho, aceitar o vício é o primeiro passo. Uma vez que o devedor reconhece o problema, a próxima etapa é se planejar.

       (Felipe Machado e Tatiana Babadobulos, Veja, 04.04.2018. Adaptado)

A alternativa em que está caracterizado emprego de palavras em sentido figurado é:

Alternativas
Comentários
  • CORRETA - E

  • Gabarito E - Estar no vermelho = sentido de estar endividado. 

  • "Vermelho" está sinalizando uma situação alarmante, isto é, utilizou-se uma linguagem conotativa.

     

    Letra E

  • Ah tá!!! "Mais alta" não é sentido figurado! "intendi"... Duas frases com sentidos figurados dentre as respostas é uma pegadinha daquelas! rs

  • na alternativa A,  "mais alta" não seria sentido figurado também?

  • "Sair do vermelho". Neste caso, o vermelho não se refere a cor (sentido denotativo), mas sim à situação precária da pessoa

    Gab Letra E

  • Uma coisa que eu aprendi fazendo minha primeira prova de concurso = Ainda que a alternativa A esteja certa, vá conferir as demais, pois pode ter uma "mais certa". Claramente a alternativa A apresenta um sentido figurado "classe mais alta".

  • alta3

    substantivo feminino

    INFORMAL red. de ALTA SOCIEDADE.


    Logo, "mais alta" não está empregada em sentido figurado. Não podemos confundir o sentido figurado com os diversos significados semânticos de um substantivo; é dizer, alta não significa apenas altura (p. ex.: Fulano é alto).

    Vejamos:

    alta1

    substantivo feminino

    1. aumento, elevação de preço, cotação ou valor."a. dos gêneros, da bolsa" 2. anotação médica que declara terminado um tratamento ou uma internação."o médico deu-lhe a. ontem" 3. parte mais elevada de cidade, vila etc. 4. METEOROLOGIA m.q. ANTICICLONE. 5. MILITAR (TERMO) volta de militar ao serviço, depois de afastamento por licença, internação hospitalar ou deserção. 6. TEATRO diz-se da parte superior do espaço cênico, desde o centro até o fundo.
  • A resposta [e a letra E, tendo em vista que a palavra VERMELHO representa uma cor e, na frase, est[a em sentido figurado representando o endividamento.

  • GABARITO: LETRA E

    DENOTAÇÃO:

    Quando a linguagem está no sentido denotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido literal, ou seja, o sentido que carrega o significado básico das palavras, expressões e enunciados de uma língua. Em outras palavras, o sentido denotativo é o sentido realdicionarizado das palavras.

    De maneira geral, o sentido denotativo é utilizado na produção de textos que tenham função referencial

    CONOTAÇÃO:

    Quando a linguagem está no sentido conotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido figurado, ou seja, aquele cujas palavras, expressões ou enunciados ganham um novo significado em situações e contextos particulares de uso.

    De maneira geral, é possível encontrarmos o uso da linguagem conotativa nos gêneros discursivos textuais primários, ou seja, nos diálogos informais do cotidiano.

    FONTE: https://portugues.uol.com.br/redacao/denotacao-conotacao.html

  • GAB. E

    Para sair do vermelho, aceitar o vício é o primeiro passo.

  • Para sair do vermelho, aceitar o vício é o primeiro passo.