SóProvas


ID
2718721
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O atendimento pré-hospitalar, segundo a Portaria 2.048/2002, é o atendimento que procura chegar precocemente à vítima, após ter ocorrido um agravo à sua saúde (de natureza clínica, cirúrgica, traumática, inclusive as psiquiátricas), que possa levar a sofrimento, sequelas ou mesmo à morte, sendo necessário, portanto, prestar-lhe atendimento e/ou transporte adequado a um serviço de saúde devidamente hierarquizado e integrado ao Sistema Único de Saúde.


Sobre o atendimento pré-hospitalar do paciente politraumatizado, considerando as preconizações e protocolos do SAMU, do ATLS e PHTLS, é CORRETO afirmar que a via aérea de opção para o paciente em insuficiência respiratória e com grave trauma bucomaxilo facial é a

Alternativas
Comentários
  •  Cricotireoidostomia: A Cricotireoidostomia ou coniotomia, consiste no processo de abertura da membrana cricotireóidea, fazendo sua comunicação com o meio externo e proporcionando ao paciente uma alternativa respiratória. O procedimento é rápido, seguro e simples é feito preferencial em caso de necessidade de via aérea na urgência e emergências.

     

    http://www.cofen.gov.br/parecer-no-012015cofencomite-excelencia-renovacao-inovacao-e-seguranca-do-cuidar_37797.html

  • O estabelecimento precoce de uma via aérea patente e segura é um princípio básico e imprescindível no suporte de vida. No caso do paciente em insuficiência respiratória e com grave trauma buco maxilo facial deve ser realizado a cricotireoidostomia já que a intubação naso ou oro não estão acessíveis devido ao trauma. A cricotireoidostomia é escolha no lugar da traqueostomia por ser um procedimento mais rápido no atendimento pré hospitalar.

    A cricotireotomia (cricotireotomia, cricotireoidostomia ou traqueostomia alta) é um procedimento emergencial, rápido e seguro, que consiste no acesso cirúrgico das vias aéreas através da membrana cricotireoidea. Essa manobra tem sido reservada para situações de obstrução extrema, acima da altura das cordas vocais, como em traumatismo facial severo e quando a intubação endotraqueal é impossível de ser realizada ou contraindicada. 

    Gabarito do Professor: Letra A

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Protocolos de Intervenção para o SAMU 192 - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Brasília: Ministério da Saúde, 2a edição, 2016.

    Sant'Anna F, Rossi MA, Cerqueira A, Fernandes ACS. Cricotireotomia no manejo de obstrução aguda das vias aéreas. Rev. cir. traumatol. buco-maxilo-fac. Jun;  10( 2 ): 35-41, 2010.



  • Cricotireoidotomia é uma incisão de emergência através da pele e da membrana cricotireóide para garantir a via aérea do paciente durante certas situações de emergência. Pode ser realizada durante sufocamentos ou quando o paciente não pode respirar por conta própria, como em traumas faciais. 

  • Crico é de urgência/emergência e traqueo é eletiva.