SóProvas


ID
2718787
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o Grupo Brasileiro de Classificação de Risco - GBCR, um sistema de classificação de risco deve ter como objetivo maior priorizar o paciente conforme a gravidade clínica com que se apresenta no serviço de saúde.


Sobre as boas práticas para a Classificação de Risco propostas por esse grupo, constituem premissas para utilização do Sistema Manchester, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Garantir que os profissionais (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem) sejam devidamente capacitados para o atendimento às diretrizes do Protocolo de Manchester, e ainda, em restrita conformidade às recomendações do Sistema Manchester de Classificação de Risco.

  • RECOMENDAÇÕES DE BOAS PRÁTICAS REFERENTE A ADESÃO PARA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA MANCHESTER DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

     Garantir que os profissionais (médicos e/ou enfermeiros) sejam devidamente capacitados para o atendimento às diretrizes do Protocolo de Manchester, e ainda, em restrita conformidade às recomendações do Sistema Manchester de Classificação de Risco.

    B- tecnico de enf não realiza classificação de risco

  • São várias as premissas para implantação da classificação de risco pelo Sistema Manchester dentre algumas temos:

    - Disponibilizar no mínimo um ponto para a classificação de risco. Na hipótese de haver mais de dez pacientes aguardando pela classificação deve ser disponibilizado mais um ponto para realização da classificação de risco;

    - Garantir que os profissionais (médicos e/ou enfermeiros) sejam devidamente capacitados para o atendimento às diretrizes do Protocolo de Manchester, e ainda, em restrita conformidade às recomendações do Sistema Manchester de Classificação de Risco.

    - Manter o ponto de classificação de risco próximo à porta de entrada do serviço, possibilitando que o profissional classificador tenha uma visão dos usuários que aguardam para serem classificados e/ou atendidos, preservando, entretanto, a privacidade do paciente;

    - Não permitir que profissionais não capacitados e devidamente certificados se utilizem e apliquem o Sistema Manchester de Classificação de Risco para prestar atendimento nos pontos de atenção às urgências/emergências.

    Observe que a alternativa B está errada por apenas um detalhe, muito importante, mas um detalhe. Os profissionais capacitados para a classificação de risco é o médico e o enfermeiro, o técnico de enfermagem não pode fazê-la, por isso que a afirmação da letra B está errada.

    Gabarito do Professor: Letra B

    Bibliografia

    www.gbcr.org.br



  • A classificação de risco SÓ PODE ser realizada por profissionais de nível SUPERIOR.

    PORTANTO, LETRA B