A questão pede a alternativa INCORRETA em relação à equação NIOSH.
O Manual de Aplicação da NR-17 traz uma nota técnica em relação à equação e explica a importância de sua utilização: "o cálculo do peso máximo recomendado na manipulação manual de cargas, podendo-se, assim, redesenhar o posto de trabalho e evitar o risco de sofrer de lombalgia devido à manipulação de cargas".
A equação NIOSH é representada da seguinte maneira:
LPR = Cc x FDH x FAV x FDVP x FA x FFL x FQP
Na qual, cada elemento pode ser definido assim: LPR = limite de peso recomendado; Cc = Constante da carga; FAV = Fator altura vertical; FDVP = Fator distância vertical percorrida; FA = Fator de assimetria; FDH = Fator distância horizontal; FFL = Fator de frequência de levantamento; FQP = Fator de qualidade da pega.
A autora Mara Camisassa (2015) cita o seguinte sobre o cálculo do limite de peso recomendado: "o cálculo do LPR parte do princípio de que o peso máximo a ser levantado, em condições ideais, por 90% dos homens e 75% das mulheres, sem causar lesões, é 23 kg".
O que o valor obtido no resultado da equação representará?
- < ou =1: sem riscos.
- Acima de 1 até 3: riscos para alguns trabalhadores.
- >3: risco para a maioria dos operadores.
Analisando as alternativas:
A- CORRETA. De acordo com o Manual "(...) Das forças de compressão, torção e cisalhamento que aparecem, considera-se a compressão do disco L5/S1 como a principal causa de risco de lombalgia. Através de modelos biomecânicos, e usando dados recolhidos em estudos sobre a resistência de tais vértebras, chegou-se a considerar uma força de 3,4kN como força-limite de compressão para o aparecimento do risco de lombalgia".
B- CORRETA. De acordo com o Manual da NR-17, o valor da constante é de 23Kg.
C- CORRETA. Uma das limitações da equação é justamente a exposta na assertiva. De acordo com o manual, são exemplos de limitações são as seguintes:
- "não leva em conta o risco potencial associado aos efeitos cumulativos dos levantamentos repetitivos;
- não considera eventos imprevistos como deslizamentos, quedas nem sobrecargas inesperadas;
- também não foi concebida para avaliar tarefas nas quais se levanta a carga com apenas uma mão (...)"
D- INCORRETA. Não permite. Veja que f"não considerar tarefas de levantamento feitas com apenas uma mão" foi uma das limitações trazidas como exemplo no comentário do item "c".
FONTES:
CAMISASSA, M. Q. Segurança e saúde no trabalho: NRs 1 a 36 comentadas e descomplicadas. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método: 2015.
Manual de aplicação da Norma Regulamentadora nº 17. – 2 ed. – Brasília : MTE, SIT, 2002.
GABARITO DA MONITORA: LETRA D