SóProvas


ID
2719339
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na Guiné, Moçambique e Angola, os movimentos de libertação sempre fizeram cuidadosa distinção entre o povo português, que os apoiava, e o governo ditatorial que estava tentando esmagá-los. Desde o início, tais movimentos temeram que uma revolução política na África portuguesa ainda pudesse deixá-los na condição de dependência neocolonial de Lisboa e dos interesses econômicos europeus aos quais Lisboa estava ligada e pelos quais às vezes atuava como agente. Por isso, a emergência de ideias “terceiro-mundistas” no seio das forças armadas portuguesas foram observadas com grande interesse pelos movimentos marxistas na África.

(Maxwell, K. O Império derrotado: revolução e democracia em Portugal. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. Adaptado)


O trecho citado evidencia o fato de que, no contexto da Guerra Fria, havia forte associação entre

Alternativas
Comentários
  • letra D

     

  • explicação rápida sobre o assunto: na primeira metade do século XX os EUA, Inglaterra e outras potências capitalistas defendiam a emancipação das colônias de forma pacífica conversando com a metrópole, isso não dava resultados e apesar do discurso sempre que tinham que escolher um lado escolhiam a metrópole pq era onde tava o dinheiro, enquanto isso Lênin escreveu um livro que dizia que as colonias tinham que buscar a indepência através da revolução e violência, o livro fez sucesso nas colonias que tavam fodida e de saco cheio de conversar sem chegar em lugar nenhum resultando num monte delas abraçando o bloco soviético que então passou a pratocinar os revolucionários com armas no mundo todo principalmente na África e sudeste asiático.

    Então falou em século XX, luta por indepencia colonial e socialismo pode marcar que tá certo

  • Entre os mais importantes conflitos da Guerra Fria foi o processo de independência das colônias africanas e asiáticas, conhecido como “processo de descolonização”. Bastava lembrar que o período era marcado pela bipolaridade ideológica entre capitalismo e socialismo, e que EUA e URSS disputavam áreas de influência pelo globo. O texto comenta que nas colônias portuguesas na África – Guiné Bissau, Moçambique e Angola os exércitos portugueses havia grande interesse pelos movimentos marxistas na África evidenciando uma forte ligação entre as lutas socialistas e os processos de independência (descolonização).

    Nunca desista!

    PMESP!

  • Entre os mais importantes conflitos da Guerra Fria foi o processo de independência das colônias africanas e asiáticas, conhecido como “processo de descolonização”. Bastava lembrar que o período era marcado pela bipolaridade ideológica entre capitalismo e socialismo, e que EUA e URSS disputavam áreas de influência pelo globo. O texto comenta que nas colônias portuguesas na África – Guiné Bissau, Moçambique e Angola os exércitos portugueses havia grande interesse pelos movimentos marxistas na África evidenciando uma forte ligação entre as lutas socialistas e os processos de independência (descolonização).

    Nunca desista!

    PMESP!

    Copiei do Colega.

  • D - as lutas socialistas e os processos de descolonização e libertação nacional.