SóProvas


ID
2719855
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Tendo por base um referencial histórico e cultural, defende-se certo deslocamento do conhecimento escolar, como perspectiva científica e universalizante, para dar centralidade a outros tipos de saberes, entre eles os comunitários, os do cotidiano, os da arte e das demais formas de linguagem e multiculturalidade.

J S Thiesen Currículo interdisciplinar: contradições, limites e possibilidades Florianópolis: Perspectiva, v 31, n º 2, mai/ago, 2013, p 591-614 (com adaptações)


Uma matriz teórica que tenha a natureza defendida no texto precedente busca reescrever o conhecimento escolar usual, por considerar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

  • MUITO ÚTIL SEU COMENTÁRIO, COLEGA.

  • Parabéns por sua atitude , Ana Cascia! Assim quem não tem condições de pagar pode ver o gabarito da questão! 

  • c) a diversidade é elemento constitutivo do processo de ensino e de aprendizagem. 

  • Esta questão trata de currículo interdisciplinar e teoria histórico e cultural. 
    Currículo interdisciplinar é o modo de viabilizar as interações e inter-relações entre as diferentes disciplinas existentes, consentindo que cada aluno perceba o conhecimento coletivo e construa o seu de maneira individual. Como vemos, currículo interdisciplinar não é apenas combinar algumas disciplinas em projetos, mas para que a interdisciplinaridade aconteça é necessário a colaboração e a parceria entre as disciplinas do currículo para se chegar a uma finalidade única, que é a noção da realidade. 
    A Teoria Histórico-Cultural pressupõe uma natureza social da aprendizagem, ou seja, é por meio das interações sociais que o indivíduo desenvolve suas funções psicológicas superiores. 
    Vejamos as alternativas: 
    A) os conhecimentos reconhecidos socialmente precisam ser enquadrados nas respectivas disciplinas escolares .ERRADA De acordo com referencial histórico e cultural, o currículo deve ser interdisciplinar, portanto os conhecimentos sociais não devem ser enquadrados em disciplinas escolares, devem passar por todas elas de forma contextualizada e interdisciplinar. 
    B) parte do conhecimento deve servir à visão de mundo hegemônica, por isso é importante que conste nos currículos escolares. ERRADA os conhecimentos devem servir à visão crítica de mundo. 
    C) a diversidade é elemento constitutivo do processo de ensino e de aprendizagem. CORRETA O desenvolvimento e aprendizagem e a construção do conhecimento de forma significativa, devem promover o convívio com a diversidade e singularidade, exercitando suas funções de forma aberta, flexível e acolhedora. Todos os alunos se beneficiam quando os educadores adaptam seus currículos e estilos de ensino para atender à gama de diversidades encontradas entre os alunos de qualquer turma. 
    D) a mutabilidade do conhecimento tem pouca relevância no processo de ensino e aprendizagem. ERRADA o conhecimento deve ser construído e reconstruído, processualmente e sucessivamente, e o conhecimento deve ser abordado em uma perspectiva de totalidade, sendo fundamental no processo de ensino aprendizagem. 
    E) a neutralidade curricular permite o desenvolvimento da intencionalidade educacional, por isso é requerida. ERRADA não há neutralidade na teoria curricular, pela abordagem de uma vertente crítica como como uma das ferramentas de transformação social. Não se concebe aqui o currículo como o "redentor" para uma educação que pretende ser crítica. 
    Portanto, a alternativa que responde corretamente à questão é a letra C 
    Gabarito do professor: C