SóProvas



Questões de Currículo, interdisciplinaridade, transversalidade e a transdisciplinaridade


ID
213835
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O planejamento de um currículo para a educação infantil deve contemplar

Alternativas
Comentários
  • Pura LDB:

    Art. 26. Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
  • Porém, o artigo 26 trata do ensino fundamental e médio, e não do ensino fundamental como pede a questão
  • Com clareza fica melhor!!!!!!!  A questão correta é a letra D

  • A pergunta é sobre a educação infantil! Alternativa D responde o ensino fundamental e médio.

  • Letra    D

  •  A perguntar está elaborada de forma implícita.

    A resposta correta, de acordo com a DCNs, é a letra C.

    Às unidades de Educação Infantil cabe definir, no seu projeto político-pedagógico, com base no que dispõem os artigos 12 e 13 da LDB e no ECA, os conceitos orientadores do processo de desenvolvimento da criança, com a consciência de que as crianças, em geral, adquirem as mesmas formas de comportamento que as pessoas usam e demonstram nas suas relações com elas, para além do desenvolvimento da linguagem e do pensamento. pág 39.

  • O planejamento de um currículo para a educação infantil deve contemplar

    a)

    atividades que possam garantir um ritmo de aprendizagem comum a todas as crianças de um mesmo grupo.

    PODEMOS TRATAR TODAS AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE FORMA PADRONIZADA NÃO CONSIDERANDO SUAS EPECIFICIDADES?

    b)

    situações variadas que permitam uma diversidade de experiências e dispensar avaliações para evitar comparação entre as crianças.

    COMO EDUCADORES PODEMOS DISPENSAR OS PROCESSOS AVALIATIVOS?

    c)

    um método definido de ensino que esclareça para o professor como abordar cada um dos conteúdos réesptabelecidos.

    DESDE QUANDO OS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SÃO RÉESTABELECIDOS? O MÉTODO DE ENSINO CITADO É ADEQUADO PARA A ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

    d)

    a organização de tempo, espaços, rotina, materiais disponíveis e resultar de um projeto coletivo que considere o perfil da clientela.

    QUESTÃO CORRETÍSSIMA, JÁ QUE O PPP DA ESCOLA DE ED.INFANTIL SEMPRE EXIGE DE TODO CORPO PEDAGÓGICO QUE SE PREPARE COM ANTECEDÊCIA TODAS AS VERTENTES CITADAS (ORAGANIZAÇÃO DE TEMPO.ESPAÇOS,ROTINAS ETC) PARA MELHOR ATENDER A COMUNIDADE (CLIENTELA) DE FORMA QUE TAL ATENDIMENTO CONSIDERE O PERFIL DA MESMA.

    e)

    as características individuais dos educadores de modo a aproveitar melhor o talento de cada um a serviço da escola.

    NO PLANEJAMNETO DO CURRÍCULO,QUEM DEVEMOS COLOCAR NO CENTRO DO PROCESSO EDUCATIVO,PROFESSOR OU O ALUNADO?

  • GABARITO: D


ID
312451
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Se tivermos como objetivo o desenvolvimento integral dos
alunos em uma realidade plural, é necessário que passemos a
considerar as questões e problemas enfrentados pelos homens e
mulheres de nosso tempo como objeto de conhecimento. O
aprendizado e a vivência das diversidades de raça, gênero e classe,
a relação com o meio ambiente, a vivência equilibrada da
afetividade e sexualidade, o respeito à diversidade cultural, entre
outros, são temas cruciais com que, hoje, todos nós nos deparamos
e, como tais, não podem ser desconsiderados pela escola.

Miguel Arroyo. Escola plural. In: Proposta pedagógica da Rede Municipal de
Educação de Belo Horizonte
. Belo Horizonte: SMED, 1994, p. 31 (com adaptações).

Considerando o assunto abordado no texto acima e a metodologia
de projetos, julgue os itens subsequentes.

Na metodologia de projetos, a organização do trabalho escolar sugere o reconhecimento da flexibilização organizativa, não mais linear e por disciplinas, mas em espiral, devido à possibilidade de esta promover as inter-relações entre as diferentes fontes e os desafios impostos pelo cotidiano.

Alternativas
Comentários
  • Superação de uma organização de conteúdos prescritiva, linear e hierarquizada.

  • CERTO

  • Na organização dos conteúdos em espiral, os assuntos são abordados mais de uma vez, de diferentes formas, em vários anos de estudo, acompanhando a experiência dos alunos. Por exemplo: a proporcionalidade é trabalhada de modo informal até o sexto ano e de maneira explícita e focos diferentes em todos os anos seguintes.


ID
555229
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Interdisciplinaridade e transversalidade alimentam-se mutuamente, pois, para trabalhar os temas transversais adequadamente, não se pode ter uma perspectiva disciplinar rígida. Um modo eficiente de se elaborar os programas de ensino, nessa perspectiva, é

Alternativas

ID
555718
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quando a escola trabalha cotidianamente com as crianças ações, tais como: escovar os dentes, pentear os cabelos, arrumar a sala de aula e não desperdiçar o lanche, torna essas ações conteúdos escolares, pois elas se traduzem em aprendizagens. Esses conteúdos perpassam diferentes áreas curriculares, pois se relacionam às seguintes questões:

Alternativas
Comentários
  • A

    higiene e saúde, preservação ambiental e cidadania.

  • A higiene e saúde, preservação ambiental e cidadania. CORRETA

    B ciclo vital, saúde e meio ambiente e tempo social.

    C corpo humano e sistemas, preservação ambiental e divisão social do trabalho

    D ciclo vital, higiene e saúde e ética.

    E meio ambiente e saneamento, organização espacial e cidadania.


ID
637573
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para construir um currículo intertranscultural como fundamento da educação integral propõe-se:

I. Dar ênfase à diversidade cultural na organização de toda ação educativa, e essa diversidade carregar em si mesma diferentes divergências e múltiplas semelhanças.

II. Aplicar a prática do pragmatismo, ensinando os alunos um conceito de ciência que implica respostas certas e precisas, tanto nas práticas escolares quanto para a investigação empírica dos fatos que cercam estas mesmas práticas.

III. Ter uma visão de totalidade das ações propostas nos processos educativos, mesmo reconhecendo a complexidade dos mesmos, tendo como ponto de partida as pessoas, os coletivos humanos e as relações que se estabelecem entre si e com o mundo em que vivem.

IV. Educar e tentar superar as dicotomias que resultam da desinformação, do fundamentalismo de todo tipo, das incertezas ou das certezas absolutas no campo das ciências, das artes, da religião e da política.

Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Alguns eixos devem ser priorizados no curriculo intetranscultural. O primeiro está relacionado a uma reflexão permantentemente crítica e atualizada sobre a própria realção com o Estado, educação escolar e democracia. Retomar a reflexão sobre as suas experiências, alunos, pais professores, funcionários, direção e toda comunidade escolar, superando suas práticas. O segundo eixo está relacionado a continuidade dos projetos.
    Discutindo os eixos que citados, estaremos priorizando o sujeito social, uma vez que todos os envolvidos no processo educacional possuem histórias identitárias diferenciadas. A construção de espaços para diálogos que contemplem as especificidades históricas dos sujeitos estão, ainda, no Brasil, sendo construídas. Algumas escolas têm esse diálogo entre escola e comunidade verificável nas Escolas Plural e de Kanamari.
    Portanto fica evidente a importancia da escola quando o foco é a aquisição de saberes, assim como o respeito pelo conhecimento dos alunos das camadas populares possuem ao inserir-se no ambiente escolar, favorecendo a ampliação dos conhecimentos em sua própria vida por meio de trocas e por diálogos.
    Seria então, a construção de um curriculo a partir das necessidades e interesses comunitários contribuindo para que os "atores" possam se conhecer através dele, bem como saber receber criticamente os elementos sócio-culturais de fora.
  • I. Dar ênfase à diversidade cultural na organização de toda ação educativa, e essa diversidade carregar em si mesma diferentes divergências e múltiplas semelhanças. Currículo integrado ou globalizado

    II. Aplicar a prática do pragmatismo, ensinando os alunos um conceito de ciência que implica respostas certas e precisas, tanto nas práticas escolares quanto para a investigação empírica dos fatos que cercam estas mesmas práticas.  Currículo Tecnicista

    III. Ter uma visão de totalidade das ações propostas nos processos educativos, mesmo reconhecendo a complexidade dos mesmos, tendo como ponto de partida as pessoas, os coletivos humanos e as relações que se estabelecem entre si e com o mundo em que vivem. Currículo integrado ou globalizado

    IV. Educar e tentar superar as dicotomias que resultam da desinformação, do fundamentalismo de todo tipo, das incertezas ou das certezas absolutas no campo das ciências, das artes, da religião e da política. Currículo integrado ou globalizado

    Palavra chave desse currículo presente nas 3 alternativas certas : INTERDISCIPLINARIEDADE

    TEORIA PÓS-CRÍTICA 
  • c) I, III, IV

ID
637744
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Hernandez (1998), são características do currículo transdisciplinar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D A transdisciplinaridade  é um enfoque pluralista do conhecimento que tem como objetivo, através da articulação entre as inúmeras faces de compreensão do mundo, alcançar a unificação do saber. Assim, unem-se as mais variadas disciplinas para que se torne possível um exercício mais amplo da cognição humana.

     

    Este olhar múltiplo permite que se abranja a complexidade crescente do mundo pós-moderno, o que justifica a definição da transdisciplinaridade como um fluir de ideias e, mais particularmente, um movimento de reflexão sobre estes conceitos. Esta abordagem científica vem modificando a forma como o Homem se volta para si mesmo e procura entender seu papel no mundo e também a própria compreensão da interação do universo com o ser humano.


ID
648127
Banca
PaqTcPB
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

- Julgue ( C ) certo ou ( E) errado sobre o trabalho das equipes técnicas com os temas transversais.

( ) Motivar na sala de aula a necessidade de se vivenciar a pluralidade de nossa cultura.

( ) Adaptar, priorizar e acrescentar conteúdos, segundo as realidades dos alunos.

( ) Definir princípios educativos, colaborando com o trabalho do professor.

Alternativas

ID
805480
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base nas concepções dos Parâmetros Curriculares Nacionais,
tanto para o ensino fundamental como para o ensino médio (PCN
e PCNEM), julgue os itens a seguir.

De acordo com os PCN, a interdisciplinaridade refere-se a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento, enquanto a transversalidade diz respeito principalmente à dimensão da didática.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo

    De acordo com a RESOLUÇÃO Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2010, ART 13 § 6º:

    A transversalidade refere-se à dimensão didático-pedagógica, e a interdisciplinaridade, à abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento.   
  • § 5º A transversalidade difere da interdisciplinaridade e ambas complementam-se, rejeitando a concepção de conhecimento que toma a realidade como algo estável, pronto e acabado.

    § 6º A transversalidade refere-se à dimensão didático-pedagógica, e a interdisciplinaridade, à abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento.

    Pag.6.


ID
819880
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), marque a resposta INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Não ocorre uma imposição e sim uma proposição de um modelo curricular, contendo os conteúdos mínimos para todo o Brasil. 


ID
954583
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), para a Filosofia, as competências e habilidades propostas são reunidas, sinteticamente, em

Alternativas

ID
1066975
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A concepção de organização curricular expressa formas de concretização das intenções pedagógicas. Com base nesta temática é FALSO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Forquin  (1993)  ensina  que  currículo  consiste  num  percurso educacional,  um  conjunto  contínuo  de  situações  a  aprendizagem às quais um indivíduo vê-se exposto ao longo de um dado período, no contexto de uma instituição de educação formal. Por extensão, a  noção  designará  menos  um  percurso  efetivamente  cumprido  ou seguido  por  alguém  do  que  o percurso  prescrito  para  alguém,  um programa  ou  um  conjunto  de  programas  de  aprendizagem organizadas em cursos. 


     Para  Libâneo,  é  a  concretização,  a  viabilização  das  intenções  e orientações expressas no projeto pedagógico. De forma geral,  currículo compreende-se  como  um  modo  de  seleção  da  cultura  produzida  pela sociedade,  para  a  formação  dos  alunos.  É tudo  o  que  se  espera  que  seja aprendido e ensinado na escola. 


    O  currículo  deve  ser  entendido  como  o  elo  entre  a  teoria educacional e a prática pedagógica! 

    Currículo é diferente de grade curricular. O currículo é o conjunto de ações pedagógicas e a grade curricular é a lista de disciplinas e conteúdos do currículo. 

    Prof. Fernanda Lima




  • A incorreta é a letra C.


ID
1172341
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica estabelecem a base nacional comum, responsável por orientar a organização, a articulação, o desenvolvimento e a avaliação das propostas pedagógicas de todas as redes de ensino brasileiras. Acerca desse assunto, julgue os itens subsecutivos.


Na organização e gestão do currículo, as abordagens multidisciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar requerem a atenção criteriosa da instituição escolar, pois, nenhuma delas transcende a organização disciplinar e, por conseguinte, não rompem com a estagnação e fragmentação curricular.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

    Na organização e gestão do currículo, as abordagens DISCIPLINAR, PLURIDISCIPLINAR, INTERDISCIPLINAR e TRANSDISCIPLINAR requerem a atenção criteriosa da instituição escolar, porque revelam a visão de mundo que orienta as práticas pedagógicas dos educadores e organizam o trabalho do estudante. PERPASSAM TODOS OS ASPECTOS DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR, desde o planejamento do trabalho pedagógico, a gestão administrativo-acadêmica, até a organização do tempo e do espaço físico e a seleção, disposição e utilização dos equipamentos e mobiliário da instituição, ou seja, todo o conjunto das atividades que se realizam no espaço escolar, em seus diferentes âmbitos.

    As abordagens MULTIDISCIPLINAR, PLURIDISCIPLINAR e INTERDISCIPLINAR fundamentam-se nas mesmas bases, que são as disciplinas, ou seja, o recorte do conhecimento. Para Basarab Nicolescu (2000, p. 17), em seu artigo “Um novo tipo de conhecimento: transdisciplinaridade”, a disciplinaridade, a pluridisciplinaridade, a transdisciplinaridade e a interdisciplinaridade são as quatro flechas de um único e mesmo arco: o do conhecimento.

    Enquanto a MULTIDISCIPLINARIDADE expressa frações do conhecimento e o hierarquiza, a PLURIDISCIPLINARIDADE estuda um objeto de uma disciplina pelo ângulo de várias outras ao mesmo tempo. Segundo Nicolescu, a pesquisa pluridisciplinar traz algo a mais a uma disciplina, mas restringe-se a ela, está a serviço dela.

    A TRANSDISCIPLINARIDADE refere-se ao conhecimento próprio da disciplina, mas está para além dela. O conhecimento situa-se na disciplina, nas diferentes disciplinas e além delas, tanto no espaço quanto no tempo. Busca a unidade do conhecimento na relação entre a parte e o todo, entre o todo e a parte.

    A INTERDISCIPLINARIDADE pressupõe a transferência de métodos de uma disciplina para outra. Ultrapassa-as, mas sua finalidade inscreve-se no estudo disciplinar. A interdisciplinaridade é, portanto, entendida aqui como abordagem teórico-metodológica em que a ênfase incide sobre o trabalho de integração das diferentes áreas do conhecimento, um real trabalho de cooperação e troca, aberto ao diálogo e ao planejamento (Nogueira, 2001, p. 27).

    A TRANSVERSALIDADE é entendida como uma forma de organizar o trabalho didático-pedagógico em que temas, eixos temáticos são integrados às disciplinas, às áreas ditas convencionais de forma a estarem presentes em todas elas. A transversalidade difere-se da interdisciplinaridade e complementam-se; ambas rejeitam a concepção de conhecimento que toma a realidade como algo estável, pronto e acabado. A primeira se refere à dimensão didático-pedagógica e a segunda, à abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento.

    Fonte: https://petecaportal.wordpress.com/2014/12/19/as-abordagens-disciplinar-pluridisciplinar-interdisciplinar-e-transdisciplinar/

  • Errado! A Interdisciplinaridade rompe com a estagnação e a fragmentação, ao passo que a Transdisciplinaridade transcende.


ID
1173220
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os currículos dos cursos de licenciatura do ensino superior brasileiro devem incluir conteúdos relacionados ao meio ambiente e à sustentabilidade socioambiental. Acerca dos dispositivos legais para a reforma curricular desses cursos, julgue os itens que se seguem

Ao reformular o currículo, os conteúdos relacionados com o meio ambiente e a sustentabilidade socioambiental devem ser incluídos pela transversalidade, não interferindo nos componentes curriculares dos cursos.

Alternativas

ID
1173223
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os currículos dos cursos de licenciatura do ensino superior brasileiro devem incluir conteúdos relacionados ao meio ambiente e à sustentabilidade socioambiental. Acerca dos dispositivos legais para a reforma curricular desses cursos, julgue os itens que se seguem.

Ao reformular o currículo, as instituições devem considerar a diversidade sociocultural dos estudantes, bem como de suas comunidades, dos biomas e dos territórios em que se situam e, dessa forma, questões geográficas, culturais, sociais e étnicas poderão influenciar o currículo.

Alternativas

ID
1194757
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito da interação entre as disciplinas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Piaget, a multidisciplinaridade ocorre quando “a solução de um problema torna necessário obter informação de duas ou mais ciências ou setores do conhecimento sem que as disciplinas envolvidas no processo sejam elas mesmas modificadas ou enriquecidas”. A multidisciplinaridade foi considerada importante para acabar com um ensino extremamente especializado, concentrado em uma única disciplina.

    A origem da multidisciplinaridade encontra-se na idéia de que o conhecimento pode ser dividido em partes (disciplinas), resultado da visão cartesiana e depois cientificista na qual a disciplina é um tipo de saber específico e possui um objeto determinado e reconhecido, bem como conhecimentos e saberes relativos a este objeto e métodos próprios. Constitui-se, então, a partir de uma determinada subdivisão de um domínio específico do conhecimento. A tentativa de estabelecer relações entre as disciplinas é que daria origem à chamada interdisciplinaridade.

  • Interdisciplinariedade:

     

    Interação existente entre duas ou mais disciplinas. Essa interação pode ir da simples comunicação de ideias à integração mútua dos conceitos diretores da epistemologia, da terminologia, da metodologia, dos procedimentos, dos dados e da organização referentes ao ensino e à pesquisa.

     

    FOCOFORÇAFÉ#@

  • Gabarito: E


ID
1196164
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com perspectivas de Integração dos Conteúdos e com base em seus conhecimentos sobre a temática, julgue os itens a seguir:

I. O Currículo de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEDF) propõe a superação de uma organização de conteúdos prescritiva, linear e hierarquizada, denominada por Bernstein (1977) como currículo coleção.

II. Na busca pela superação do currículo coleção, o desafio é sistematizar e implementar uma proposta de Currículo Integrado em que os conteúdos mantêm uma relação aberta entre si, podendo haver diferentes graus de integração, conforme argumenta Bernstein (1977).

III. A finalidade de uma proposta curricular integrada encerra-se em si mesma, e justifica-se à medida que atende aos propósitos educacionais em uma sociedade democrática. Para Santomé (1998), as propostas curriculares integradas devem favorecer a descoberta de condicionantes sociais. A compreensão crítica e reflexiva da realidade não é o objetivo primordial, por isso, Santomé (1998) ressalta que essa integração deve acontecer focando apenas os conteúdos culturais.

IV. O currículo integrado, apesar de ser instrumento de superação das relações de poder autoritárias e do controle social e escolar, pouco contribui para a emancipação dos estudantes. Para a efetivação deste currículo na perspectiva da integração, alguns princípios são nucleares, como unicidade teoria-prática e flexibilização, sendo que a interdisciplinaridade e a contextualização deixam de ser relevantes.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Letra A e a alternativa correta. pensei que fosse outra alternativa.


ID
1212130
Banca
IF-SE
Órgão
IF-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Por mais que a escola mantenha o planejamento, como atividade recorrente, e o currículo planejado incorpore a base nacional comum e a parte diversificada previstas no artigo 26 da Lei nº 9 394/96 (LDBEN), o currículo real se realiza no cotidiano escolar, nas diferentes relações pedagógicas, que incorporam sujeitos, discursos, textos, contextos, trabalho, ações governamentais, formação acadêmica e pedagógica. Se o currículo planejado difere daquele operacionalizado no cotidiano escolar, pode-se dizer que:

I. Na prática escolar, entrecruzam-se conhecimentos das diferentes culturas e conhecimentos sistematizados oriundos dos currículos oficiais;
II.O currículo escolar apresenta-se como um instrumento neutro, que implementa os conhecimentos oficiais definidos pela política governamental;
III. O currículo incorpora relações de poder e disputas de significados;
IV. “O currículo é território contestado e constitui um dos nexos centrais entre conhecimento e poder”.

Em relação às alternativas acima, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Item D - Somente a II é falsa

  • Letra D

    O currículo não é neutro pelo contrário é ideológico, cultural em que se travam ferozes competições produzindo e reproduzindo cultura.


ID
1233499
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O ambiente escolar deve contribuir com a qualidade de vida dos adolescentes, promovendo intervenções que tenham como objetivo:

Alternativas
Comentários
  •  b) incentivar a atividade física, a alimentação saudável, a diminuição do consumo de álcool como formas de alertar sobre os riscos do alcoolismo e da obesidade.


ID
1299103
Banca
IADES
Órgão
SEAP-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação integral nas escolas públicas do Distrito Federal está fundamentada nos seguintes princípios: integralidade, intersetorialização, transversalidade, diálogo entre escola e comunidade, territorialidade e trabalho em rede. A esse respeito, é correto afirmar que o princípio da transversalidade deve ser entendido como um princípio que busca

Alternativas
Comentários

ID
1300396
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação aos conceitos de transversalidade e interdisciplinaridade, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. 

 
( ) A transversalidade é uma forma de organizar o trabalho didático-pedagógico em eixos temáticos que são integrados às disciplinas.
( ) A interdisciplinaridade é uma abordagem teórico- metodológica que enfatiza a separação das diferentes áreas do conhecimento.
( ) Na organização curricular, não é possível fazer uma proposta na qual a interdisciplinaridade e a transversalidade se complementam. 

 Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra B

    CERTO - A transversalidade é uma forma de organizar o trabalho didático-pedagógico em eixos temáticos que são integrados às disciplinas.

    ERRADO - A interdisciplinaridade é uma abordagem teórico- metodológica que enfatiza a separação das diferentes áreas do conhecimento.

    Ao contrario, a interdisciplinaridade diz respeito ao processo de ligação entre as disciplinas e nao de separação.

    ERRADO - Na organização curricular, não é possível fazer uma proposta na qual a interdisciplinaridade e a transversalidade se complementam.

    Ao contrario ambas se complementam pelo seu caráter integrador de disciplinas.


ID
1300759
Banca
IDECAN
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre o currículo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Não é um instrumento neutro, pois passa ideologia, e a escola precisa identificar e desvelar os componentes ideológicos do conhecimento escolar que a classe dominante utiliza para a manutenção de privilégios.

( ) Não pode ser separado do contexto social, uma vez que é historicamente situado e culturalmente determinado. É um instrumento político que se vincula à ideologia, à estrutura social, à cultura e ao poder.

( ) Não é imparcial, é social e culturalmente definido; reflete uma concepção de mundo, de sociedade e de educação, implica relações de poder, sendo o centro da ação educativa. A visão do currículo está associada ao conjunto de atividades intencionalmente desenvolvidas para o processo formativo.

( ) Há várias formas de composição curricular, mas os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam que os modelos dominantes na escola brasileira, multidisciplinar e pluridisciplinar, são marcados por uma forte fragmentação, e devem ser substituídos, na medida do possível, por uma perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Puxa ! Tudo verdade. Errei.


ID
1301065
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

60. Sobre a relação currículo e conhecimento, é correto afrmar:

1. O currículo é um campo em que se tenta impor tanto a definição particular de cultura de um dado grupo quanto o conteúdo dessa cultura.

2. O currículo é um território em que se travam ferozes competições em torno dos significados.

3. O papel do educador no processo curricular é fundamental. Ele é um dos grandes artífices da construção dos currículos que se materializam nas escolas e nas salas de aula.

4. Todo currículo é neutro, isto é, independe de questões externas à escola.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Impor? Como assim? alguém me explica a letra A?

  • Sobre a letra A) O currículo é um campo em que se tenta impor tanto a definição particular de cultura de um dado grupo quanto o conteúdo dessa cultura.

    Para explicar essa questão é necessário recorrer a Michael Apple (teoria crítica do curriculo): o autor questiona a seleção do currículo e a preferencia de certos conteúdos em detrimento de outros. Para esse autor, o currículo concebe, de forma hegemônica, as estruturas econômicas e sociais mais amplas. Desse modo, o currículo apresenta as ideias de determinados grupos dominantes. Ele não é neutro!

    E como essa imposição é feita? De diversas formas, podendo ser por meio do curriculo formal, através de exigências dos sistemas de ensino; curriculo real, em que o professor trabalha com as crianças de forma diferente, considerando a origem social delas; curriculo oculto, constituido por valores, identidades e ideologias que permeiam as atividades advindas do currículo formal.


ID
1393636
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Entender o que significa currículo conduz à necessidade de considerar suas dimensões: epistemológica, política e sociológica. Nesse sentido, o currículo:
1. É constituído e atravessado por relações de poder, ele é a expressão de relações sociais de poder.
2. Mantém estreita desarticulação com os conceitos de cultura e ideologia.
3. Deve ser tomado como integrante de um processo de produção de sentidos, de significações, de sujeitos.

Está(ão) correta(s)

Alternativas

ID
1393639
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta
Currículo e interdisciplinaridade são conceitos que se associam e que, nos tempos atuais, constituem uma relação de grande relevância no campo da construção do conhecimento. Isso por que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO

    B

    Hoje, mais do que nunca, torna-se imprescindível adotar uma concepção de currículo baseada na fragmentação e na justaposição de disciplinas diversas.

    Isso é o que já acontece, pois o conhecimento é dividido tornando-se, assim fragmentado. Deve-se buscar a superação da fragmentação.


ID
1393642
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No entendimento de Flávio Moreira (1998), “o currículo não é o veículo de algo a ser transmitido e passivamente absorvido, mas o terreno em que ativamente se criará e se produzirá cultura”. Nessa perspectiva, o currículo:

1. É compreendido como instrumento de veiculação desinteressada do conhecimento social e cultural produzido historicamente.
2. Atua como difusor de uma cultura produzida em outro local, por outros agentes.
3. Representa espaço privilegiado de manifestação de consensos.

Está(ão) incorreta(s)

Alternativas

ID
1404376
Banca
CETRO
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na organização e gestão do currículo, as abordagens disciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar requerem a atenção criteriosa da instituição escolar, porque revelam a visão de mundo que orienta as práticas pedagógicas dos educadores e organizam o trabalho do estudante. Perpassam todos os aspectos da organização escolar, desde o planejamento do trabalho pedagógico, a gestão administrativo-acadêmica, até a organização do tempo e do espaço físico e a seleção, disposição e utilização dos equipamentos e mobiliário da instituição, ou seja, todo o conjunto das atividades que se realizam no espaço escolar, em seus diferentes âmbitos. As abordagens multidisciplinar, pluridisciplinar e interdisciplinar fundamentam-se nas mesmas bases, que são as disciplinas, ou seja, o recorte do conhecimento. É correto afirmar que a multidisciplinaridade

Alternativas
Comentários
  • Essa questão é muito boa para revisar:

     

    A multidisciplinaridade expressa frações do conhecimento e o hierarquiza. (A - gabarito da questão)

     

    A pluridisciplinaridade estuda um objeto de uma disciplina pelo ângulo de várias outras ao mesmo tempo. Segundo Nicolescu, a pesquisa pluridisciplinar traz algo a mais a uma disciplina, mas restringe-se a ela, está a serviço dela. ( B )

     

    A transdisciplinaridade refere-se ao conhecimento próprio da disciplina, mas está para além dela. O conhecimento situa-se na disciplina, nas diferentes disciplinas e além delas, tanto no espaço quanto no tempo. Busca a unidade do conhecimento na relação entre a parte e o todo, entre o todo e a parte. ( C )

     

     A interdisciplinaridade pressupõe a transferência de métodos de uma disciplina para outra. Ultrapassa-as, mas sua finalidade inscreve-se no estudo disciplinar. Pela abordagem interdisciplinar ocorre a transversalidade do conhecimento constitutivo de diferentes disciplinas, por meio da ação didáticopedagógica mediada pela pedagogia dos projetos temáticos. Estes facilitam a organização coletiva e cooperativa do trabalho pedagógico, embora sejam ainda recursos que vêm sendo utilizados de modo restrito e, às vezes, equivocados. ( D )

     

    A transversalidade é entendida como uma forma de organizar o trabalho didático-pedagógico em que temas, eixos temáticos são integrados às disciplinas, às áreas ditas convencionais de forma a estarem presentes em todas elas. A transversalidade difere-se da interdisciplinaridade e complementam-se; ambas rejeitam a concepção de conhecimento que toma a realidade como algo estável, pronto e acabado. A primeira se refere à dimensão didáticopedagógica e a segunda, à abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento. ( E )


ID
1414300
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere à concepção, à importância, às dimensões e aos níveis do planejamento participativo, julgue o item a seguir.
O planejamento curricular, que apresenta alto grau de incerteza, é um elemento pertinente ao nível estratégico de planejamento escolar.

Alternativas
Comentários
  • Em minha umilde visão o planejamento curricular é tático e não estratégico, pois aquele visa o que se deve ser trabalhado, como uma orientação antes da própria sala de aula...

    Se estiver errado, corrijam-me....

    FOCO....FORÇA....FÉ.....

  • Planejamento Curricular é o "processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar. É previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno". Portanto, essa modalidade de planejar constitui um instrumento que orienta a ação educativa na escola, pois a preocupação é com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deve oferecer ao estudante, através dos diversos componentes curriculares (VASCONCELLOS, 1995, p. 56). 

  • planejamento TÁTICO

  • a)  Planejamento Educacional – também denominado Planejamento do Sistema de Educação, “[...] é o de maior abrangência, correspondendo ao planejamento que é feito em nível nacional, estadual ou municipal. Incorpora e reflete as grandes políticas educacionais.” (VASCONCELLOS, 2000, p.95).
    Este planejamento, portanto se refere ao planejamento estratégico
    b) Planejamento Curricular – é o "[...] processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar. É previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno. Portanto, essa modalidade de planejar constitui um instrumento que orienta a ação educativa na escola, pois a preocupação é com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deve oferecer ao estudante, através dos diversos componentes curriculares." (VASCONCELLOS, 1995, p. 56). Este por sua vez, refere-se ao planejamento tático


    Leia mais: http://planejamentoeducacional.webnode.com.br/tipos-niveisdeplanejamento/

  • O planejamento curricular não é estratégico, é tático.


ID
1421890
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o ite a seguir, no que se refere ao currículo e às práticas avaliativas.

Sendo parte integrante do projeto político-pedagógico da escola, o currículo possibilita o desenvolvimento de práticas pedagógicas cidadãs e democráticas.

Alternativas

ID
1421893
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item a seguir, no que se refere ao currículo e às práticas avaliativas.

O currículo fundamentado na avaliação formativa sustenta-se na defesa da subjetividade.

Alternativas
Comentários
  • subjetividade

    substantivo feminino

    1.característica do que é subjetivo.

    2.domínio do que é subjetivo.

    O currículo fundamentado na avaliação formativa sustenta-se na defesa da subjetividade.

    Se é pra formar o sujeito, aluno em um ser crítico e pensante, claro que vai estar ligado à subjetividade dele.

     

    foco...força...fé...

  • A avaliação formativa é a componente indispensável e indissociável da prática pedagógica, suas múltiplas funções se consubstanciam na orientação e regulação do processo ensino-aprendizagem no âmbito da aprendizagem significativa. Para o aluno, a função dessa concepção de avaliação é fornecer subsídios para que ele compreenda o seu próprio processo de aprendizagem e o funcionamento de suas capacidades cognitivas subjacentes na resolução de problemas. Dentro desse escopo, o foco se desloca do nível do desempenho para o da competência.

    Estando o conceito de avaliação formativa atrelado à possibilidade de fornecer subsídios para que o alunado adquira a capacidade de compreender seu próprio processo de aprendizagem e o funcionamento de suas capacidades cognitivas, esse tipo de avaliação denota subjetividade.

     

  • Sinônimos de subjetividade: parcialidade, paixão, passionalidade

ID
1421896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ainda no que se refere ao currículo, julgue o item seguinte, com base nos postulados da pedagogia crítica.

O currículo deve ser reduzido ao nível prático da instrução.

Alternativas
Comentários
  • O currículo não diz respeito apenas a uma relação de conteúdos, mas envolve também:

    “questões de poder, tanto nas relações professor/aluno e administrador/professor, quanto em todas as relações que permeiam o cotidiano da escola e fora dela,

  • Errado.

    O currículo jamais deve ser reduzido, e sim ampliado. Deve unificar as práticas pedagógicas às vivências dos alunos e dar significado ao aprendizado.

  • "O currículo deve ir para além dos muros da escola"

    Professora Andreia Sousa (Grancursos online)


ID
1421902
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ainda no que se refere ao currículo, julgue o item seguinte, com base nos postulados da pedagogia crítica.

Conforme os postulados da pedagogia crítica, o currículo deve ser uma construção social realizada mediante um processo dialético.

Alternativas
Comentários
  • Certo : é um processo dialético.

  • ⊙ ETIM dialektkḗ (tékhnē ) '(arte) dialética, arte de discutir e usar argumentos lógicos, esp. por perguntas e respostas', pelo lat. dialectĭca,ae

    Fonte: google


ID
1421959
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que diz respeito à interdisciplinaridade, julgue o item que se segue.

A introdução da prática educacional interdisciplinar relaciona-se ao atual estágio de desenvolvimento científico e distancia-se do universo das relações profissionais contemporâneas, ainda fundamentado nos paradigmas do trabalho individual estabelecidos pelos modelos tayloristas e fordistas de organização.

Alternativas
Comentários
  • A interdisciplinariedade pressupõe a transferência de métodos de uma disciplina para a outra. É entendida como uma abordagem teórico-metodológico em que a ênfase incide sobre o trabalho de integração das diferentes áreas do conhecimento, um real trabalho de cooperação e troca, aberto ao diálogo e ao planejamento. (Nogueira, 2001, p.27).


    focoforçafé#@


ID
1421962
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que diz respeito à interdisciplinaridade, julgue o item que se segue.

A interdisciplinaridade no ensino, na pesquisa e nas atividades humanas é compreendida distintamente pela corrente de inspiração analítica e holística (interdisciplinaridade metodológica e arranjos multidisciplinares) e pela corrente do tipo transdisciplinar (inteligibilidade sistêmica).

Alternativas
Comentários
  • Não entendi bulhufas do que a sugestão quis dizer. Mas sei que ta correta.


ID
1421965
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que diz respeito à interdisciplinaridade, julgue o item que se segue.

Considere que os docentes de uma escola tenham definido um tema a ser desenvolvido pelos alunos de uma série e que cada docente, em sua aula, tenha abordado o tema sob a ótica de sua disciplina. Nessa situação, foi adotada uma abordagem tipicamente interdisciplinar.

Alternativas
Comentários
  • Multidisciplinaridade - Justaposição entre disciplinas diversas. 

  • Interdisciplinar é o diálogo entre as disciplinas.

  • Foi adotada uma abordagem transversal. Um tema que perpassa todas as disciplinas.

  • Na verdade, foi adotada a forma PLURIDISCIPLINAR, a qual houve um diálogo e cooperação entre as disciplinas, porém sem coordenação.

  • QUESTÃO ERRADA!

    Considere que os docentes de uma escola tenham definido um tema a ser desenvolvido pelos alunos de uma série e que cada docente, em sua aula, tenha abordado o tema sob a ótica de sua disciplina. Nessa situação, foi adotada uma abordagem tipicamente PLURIDISCIPLINAR

  • A abordagem foi Pluridisciplinar, houve uma cooperação mas sem coordenação entre elas. Essa abordagem propõe estudar uma mesma temática em várias disciplinas ao mesmo tempo.


ID
1421968
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que diz respeito à interdisciplinaridade, julgue o item que se segue.

A flexibilidade oferecida pela atual legislação do ensino contribui tanto para que se aplique uma abordagem interdisciplinar na organização curricular quanto para que se desestimule a excessiva fragmentação dos conteúdos escolares.

Alternativas
Comentários
  • TEM QUE DESESTIMULAR A: EXCESSIVA FRAGEMENTAÇÃO DOS CONTEUDOS.

  • Cade os comentários dos professore QC ?


ID
1421971
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que diz respeito à interdisciplinaridade, julgue o item que se segue.

A introdução de temas transversais relativos à ética, à pluralidade cultural, ao meio ambiente, à saúde e à orientação sexual em sala de aula, por exemplo, é uma forma de construir uma visão de currículo da educação básica com base em abordagem interdisciplinar.

Alternativas

ID
1463173
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Tijucas - SC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Muitas questões sociais poderiam ser eleitas como temas transversais para o trabalho escolar, uma vez que o que os norteia, a construção da cidadania e a democracia, são questões que envolvem múltiplos aspectos e diferentes dimensões da vida social.

Foram então estabelecidos os seguintes critérios para definir e escolher os temas transversais:

1. Urgência social
2. Abrangência nacional
3. Possibilidade de ensino e aprendizagem no ensino fundamental
4. Favorecer a compreensão da realidade e a participação social
5. Facilitar o trabalho docente
6. Especificidades do contexto local

Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Critérios utilizados:

    urgência social; 

    abrangência nacional;

    possibilidade de ensino e aprendizagem na Educação Básica e no favorecimento à compreensão do ensino/aprendizagem, assim como da realidade e da participação social.

  • E o gabarito é??????

  • Acredito que a questão deva ser anulada, já que as únicas corretas são 1, 2 e 4


ID
1475635
Banca
CS-UFG
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O movimento de renovação curricular ocorrido nos anos 1980 e 1990 focou a democratização do espaço escolar e o desenvolvimento de currículos centrados na escola, respectivamente. Uma análise realizada por Moreira ( In. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE, Ano XXI,n.73, 2000) em quatro capitais do Sul e Sudeste brasileiro evidencia diferentes princípios para integração do currículo. Sãoeles:

Alternativas
Comentários
  • interdisciplinaridade, eixos norteadores e transversais, princípios educativos e núcleos conceituais. Letra A


ID
1475914
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A organização do planejamento das disciplinas, numa ação interdisciplinar, implica considerar, inicialmente, as necessidades do aluno, para, posteriormente, elaborar-se a programação da disciplina, sendo que esta não seria de responsabilidade de um determinado professor, mas de todos os envolvidos no processo educativo, inclusive o aluno. Nesse sentido, a interdisciplinaridade pode ser entendida como a:

I. alternativa pedagógica que se caracteriza por romper as barreiras entre as disciplinas, respeitando a verdade e a relatividade de cada uma.
II. alternativa pedagógica que consiste num trabalho comum tendo em vista a interação das disciplinas científicas, de seus conceitos diretrizes, de sua metodologia, de seus procedimentos, de seus dados e da organização do seu ensino.
III. aglutinação dos conteúdos de diversas disciplinas tendo em vista suas eventuais aproximações.
IV. forma de enfatizar a socialização do saber elaborado como pressuposto básico para a democratização do ensino.
V. forma de promover a coparticipação, reciprocidade, mutualidade, diálogo – elementos que caracterizam a integração não apenas das disciplinas, mas de todos os fatores envolvidos no processo educativo.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A questão tem a seguinte afirmação: Forma de enfatizar a socialização do saber elaborado como pressuposto básico para a democratização do ensino. Esta alternativa sendo editada e colocada em um contexto diferente pode-se considera-la como correta; veja abaixo

    EX: forma de enfatizar a socialização do saber elaborado como pressuposto básico para a ampliação do saber do aluno.

  • Não entendi porque a IV está errada.

  • Também não entendi o porquê da IV está errada.


ID
1539106
Banca
FUNIVERSA
Órgão
UEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No campo da educação, os termos globalização, quebra de barreiras, estreitamento de relações são cada vez mais utilizados para resumir o atual momento de evolução e desenvolvimento que o mundo está vivendo. Essas transformações requerem uma postura interdisciplinar. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Interdisciplinariedade: Processo de integração recíproca entre várias disciplinas e campos de conhecimento.Constitui uma associação de disciplinas, por conta de um projeto ou de um objeto que lhes sejam comuns.

  • O trabalho interdisciplinar garante maior interação entre os alunos, destes com os professores, sem falar na experiência e no convívio grupal. Partindo deste princípio é importante, ainda, repensar essa metodologia como uma forma de promover a união escolar em torno do objetivo comum de formação de indivíduos sociais. Neste aspecto a função da interdisciplinaridade é apresentar aos alunos possibilidades diferentes de olhar um mesmo fato.


ID
1582192
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De modo esquemático, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9394/1996 – , a LDB, organiza a educação brasileira em dois eixos – o dos níveis e o das modalidades – e projeta sobre eles cinco temáticas.


Relativamente a esses eixos e às temáticas, é correto afirmar:


A EAD é a mais transversal de todas as modalidades, visto que se integra a todos os níveis, etapas e modalidade de ensino.

Alternativas

ID
1584658
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo à interdisciplinaridade e ao currículo.

A meta 7 do Plano Nacional de Educação (PNE) coloca em discussão a base nacional comum dos currículos, o que poderá provocar muitas mudanças no currículo escolar.


Alternativas
Comentários
  • Não entendi... A Meta 7 é esta:


    "Meta 7: fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem, de modo a atingir as seguintes médias nacionais para o Ideb: 6,0 nos anos iniciais do ensino fundamental; 5,5 nos anos finais do ensino fundamental; 5,2 no ensino médio".


    Fonte: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf 


  • Nossa não entendi. Eu tinha certeza que estava errada. 

  • Dentre as 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE) em vigor, a META 7 é a que trata da aprendizagem na idade certa, diretamente relacionada com a melhoria da qualidade do sistema de ensino brasileiro. O PNE, aprovado em junho deste ano, reúne uma série de obrigações no âmbito educacional que o Brasil deve alcançar em 10 anos.

    A META 7 utiliza o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), composto pelo desempenho dos alunos em avaliações de língua portuguesa e matemática e por dados do fluxo escolar. A utilização do índice para medir a qualidade da Educação causou debate durante a tramitação do PNE, uma vez que muitos especialistas e entidades defendem que o indicador tem limitações.

    Nos ANOS INICIAIS, a meta do PNE é a mesma do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE): Ideb 6,0 em dez anos. O índice mais recente é de 5,2, divulgado neste mês pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O número está acima da meta intermediária para 2013, que era de 4,9.

    Já para os ANOS FINAIS do Fundamental, atualmente o Ideb é de 4,2, sendo a meta intermediária 4,4 e a do PNE, 5,5.

    No Ensino Médio, etapa considerada por muitos especialistas e pelo Ministério da Educação (MEC) como uma das mais problemática da Educação brasileira, a meta é ainda mais distante do atual patamar: enquanto se almeja 5,2 em dez anos, o país patina em 3,7, abaixo da meta intermediária de 3,9 para este ano.

    Fonte: http://www.todospelaeducacao.org.br/reportagens-tpe/31342/pne-tem-metas-especificas-para-o-ideb/#

  • "Meta 7: fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem, de modo a atingir as seguintes médias nacionais para o Ideb: 6,0 nos anos iniciais do ensino fundamental; 5,5 nos anos finais do ensino fundamental; 5,2 no ensino médio".Acredito que a abanca aproveitou o termo "fluxo escolar" para se referir ao fluxo de educandos de uma instituição para outra. Atualmente existem grandes divergências entre os estados da federação quanto ao currículo, que segundo a Lei nº 9394/96, deveria ser composto por uma base nacional comum e uma parte diversificada. Na prática o que ocorre é diferente. O currículo da região Sudeste, por exemplo, é diferente do adotado na região Nordeste, e ainda há diferenças entre os estados que compõe estas mesmas regiões. Acredito que, por esta ótica,o item está correto. Att.
  • Também não entendi porque está correta!

  • A questão está certa, visto que, para além do que se diz na meta 7, em sua estratégia para execução desta, diz que: 

    Estratégias:

    7.1) estabelecer e implantar, mediante pactuação interfederativa, diretrizes pedagógicas para a educação básica e a BASE NACIONAL COMUM DOS CURRÍCULOS, com direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos (as) alunos (as) para cada ano do ensino fundamental e médio, respeitada a diversidade regional, estadual e local.

  • Confesso que ainda não entendi. Peço a todos que indiquem a questão para comentário.

  • Sim, as mudanças são: mais empenho por parte dos professores, cobrar mais dos alunos e da família e principalmente cobrar das instituições mais recursos para melhorar as aulas, ou seja, dar aula com qualidade para alcançar o IDEB citado na Meta 7.

  • Ou seja, questão pra deixar em branco. A não ser que a pessoa seja muuuito punk de decorar qual é a meta 7.

  • Realmente, questão e resposta muito questionáveis.  

    O objeto da Meta 7 são os indicadores e a estratégia para melhora-los. Não implica  ou não se pode concluir diretamente que a alteração dos curriculos ou sua padronização irá provocar "...muitas mudança no curriculo escolar" . Até porque, o que significa "muitas mudanças"? Do conjunto de estratégias elencadas para a Meta 7, creio que haveria mais objetividade no julgamente de outros itens, como instrumentos de avaliação, divulgação de indicadores, etc. Afinal são 36 estratégias para a Meta 7!

     

  • Ao meu ver a questão está errada, pois não se trata de estratégia para atingir a meta 7, mas da própria meta 7 em si. Para mim, há uma confusão na interpretação da banca quanto ao item. Visto que na meta 7 não há qualquer indício sobre currículo.

  • Questão correta, pois a implantação da base nacional comum dos currículos foi determinada pelo o PNE, conforme meta 7 - estratégia 7.1.

    "Para Janine, o Plano Nacional de Educação (PNE) apresenta muitas frentes para o desenvolvimento da educação brasileira, entre eles a definição da base nacional comum para os currículos da educação básica, que precisam ser amplamente discutidos. A base nacional comum curricular estabelecerá quais conteúdos e competências os alunos devem aprender em cada ano de formação na educação básica, bem como estabelecerá as disciplinas obrigatórias na educação básica."

    http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/36381

  • A questão está certa, visto que, para além do que se diz na meta 7, em sua estratégia para execução desta, diz que: 

    Estratégias:

    7.1) estabelecer e implantar, mediante pactuação interfederativa, diretrizes pedagógicas para a educação básica e a BASE NACIONAL COMUM DOS CURRÍCULOS, com direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos (as) alunos (as) para cada ano do ensino fundamental e médio, respeitada a diversidade regional, estadual e local.

  • assegurar que:

    a) no quinto ano de vigência deste PNE, pelo menos 70% (setenta por cento) dos (as) alunos (as) do ensino fundamental e do ensino médio tenham alcançado nível suficiente de aprendizado em relação aos direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento de seu ano de estudo, e 50% (cinquenta por cento), pelo menos, o nível desejável;

    b) no último ano de vigência deste PNE, todos os (as) estudantes do ensino fundamental e do ensino médio tenham alcançado nível suficiente de aprendizado em relação aos direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento de seu ano de estudo, e 80% (oitenta por cento), pelo menos, o nível desejável;

  • Eu tinha certeza que a questão estava errada. Fiquei confusa.
  • Creio que a questão está errada, pois isso é estratégia e não meta. Coisas distintas.

  • No enunciado fala-se da meta, mas na verdade é uma estratégia que a banca solicita entendimento. Confusão do examinador!

  • De acordo com as discursões e respostas apresentadas a questão está errada. eu também marquei errada e agora estou na dúvida. Algum professor pode responder essa questão?

  • Na meta em si não existe nenhuma citação ao currículo. Se a banca busca uma clareza, ela deveria dizer ESTRATEGIA, como existe questões que deixam bem clara o que é META, DIRETRIZ e ESTRATEGIA.

  • Gabarito: CORRETO

    No entanto a questão está ERRADA. (cabe recurso fácil).

    A meta 7 do Plano Nacional de Educação (PNE) coloca em discussão a base nacional comum dos currículos, o que poderá provocar muitas mudanças no currículo escolar.

    A meta 7 fala sobre a qualidade da educação e as médias que o IDEB precisa atingir.

    A meta possui 36 estratégias o "como vai acontecer?"

    7.27) desenvolver currículos e propostas pedagógicas específicas para educação escolar para as escolas do campo e para as comunidades indígenas e quilombolas, incluindo os conteúdos culturais correspondentes às respectivas comunidades e considerando o fortalecimento das práticas socioculturais e da língua materna de cada comunidade indígena, produzindo e disponibilizando materiais didáticos específicos, inclusive para os (as) alunos (as) com deficiência;


ID
1584661
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo à interdisciplinaridade e ao currículo.

Em resposta às reivindicações de uma educação mais sintonizada com as grandes questões de ordem social, política e econômica, que não poderiam ser abordadas por uma única disciplina ou área do saber, surgiu na década de 60 do século passado a interdisciplinaridade.


Alternativas
Comentários
  • Embora ainda não se tenha uma teoria única da interdisciplinaridade, é importante explicitar as fases, as pesquisas e as contradições desse movimento. Esse movimento pode ser dividido em três décadas: 1970, 1980 e 1990.

     Segundo Fazenda (1999), podem-se dividir os primeiros estudos das questões da interdisciplinaridade em:

     1970- construção epistemológica da interdisciplinaridade, em busca de uma explicitação filosófica, procuravam a definição de interdisciplinaridade.

     1980- explicitação das contradições epistemológicas decorrentes dessa construção, em busca de uma diretriz sociológica, tentar explicitar um método para a interdisciplinaridade. 

    1990- construir uma nova epistemologia, a própria da interdisciplinaridade, em busca de um projeto antropológico, construção de uma teoria da interdisciplinaridade.

     A autora acrescenta ademais, que o movimento surgiu na Europa, principalmente na França e na Itália, em meados de década de 1960, época em que os movimentos estudantis reivindicavam um novo estatuto de universidade e escola, como tentativa de elucidação e de classificação temática das propostas educacionais que começavam a aparecer na época.

     No Brasil a interdisciplinaridade chegou ao final dos anos sessenta e, conforme Fazenda (1999), com sérias distorções, como um modismo, uma palavra de ordem a ser explorada, usada e consumida por aqueles que se lançam ao novo 6 sem avaliar a aventura. Diz ainda que, no início da década de 1970, a preocupação fundamental era a de uma explicitação terminológica. As primeiras discussões sobre a interdisciplinaridade datam da década de 70 e foram lançadas por Georges Gusdorf, em 1961 à UNESCO, que apresentou um projeto de pesquisa interdisciplinar para as ciências humanas, no qual fizeram parte alguns estudiosos de universidades européias e americanas, em diferentes áreas de conhecimento. A proposta desse grupo era indicar as principais tendências de pesquisa nas ciências humanas, no sentido de sistematizar a metodologia e os enfoques das pesquisas realizadas pelos pesquisadores. 

  • A interdisciplinaridade tem suas raízes na história da ciência moderna, produzida a partir do século XX. Foi nos meados da década de 60 que a interdisciplinaridade surgiu na França e na Itália, num momento em que havia uma evidente preocupação com o ensino mais sintonizado com as questões social, política e econômica, uma vez que os grandes problemas da época não poderiam ser resolvidos por uma única área do saber (Fazenda, 1994). 

    No Brasil, a interdisciplinaridade ficou evidenciada no final da década de 60, exercendo influência na elaboração da Lei de Diretrizes e Bases de 1971. Sua presença foi sendo intensificada também nas propostas e práticas educacionais, com a nova LDB de 1996 e com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de 1998.


    Gabarito CERTO

    Bons Estudos!!!^^
  • Diferenças entre transdiciplinaridade e interdisciplinaridade

     

    A transdiciplinaridade não significa apenas que as disciplinas colaboram entre si, mas significa também, que existe um pensamento organizador que ultrapassa as próprias disciplinas. É diferente de interdisciplinaridade, que exemplificando através de uma analogia é basicamente como as nações unidas, que simplesmente une para discutir os problemas particulares de cada região. Nisto a transdiciplinaridade´é mais integradora.  

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Interdisciplinaridade

     

    Pouco a pouco...


ID
1603294
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um dos debates recorrentes no campo do currículo diz respeito à definição de pressupostos teóricos metodológicos e orientações que organizem o ensino, considerando não só os conhecimentos universais como, também, a multidimensionalidade do ensino-aprendizagem e, portanto, a perspectiva do diálogo cultural.

Segundo Candau (2009), “trabalhar as diferenças culturais constitui o foco central do multiculturalismo". Para a autora, a perspectiva do multiculturalismo pode ser classificada a partir de três grandes abordagens: o multiculturalismo assimilacionista; o multiculturalismo diferencialista, também denominado de monoculturalismo plural; e o multiculturalismo interativo, também denominado interculturalidade.

No âmbito das políticas educacionais, a aprovação da Lei n° 11.645, de 10 de março de 2008, visa a dar um tratamento transversal ao currículo, na perspectiva de um diálogo multicultural de caráter

Alternativas
Comentários
  • gabarito: letra C

    Encontramos dentro do multiculturalismo diversas abordagens, iremos citar algumas como o a abordagem assimilacionista, a diferencialista e a interculturalidade defendidas pela autora Vera Maria Candau.

    A abordagem assimilacionista parte do princípio de que todos se integrem à sociedade e se incorporem à uma cultura hegemônica. Essa abordagem defende que vivemos numa sociedade multicultural descritiva, e nessa sociedade não existe igualdade para todos, a falta de acesso de alguns grupos à determinados serviços, bens, direitos fundamentais que outros grupos em geral não têm. A política assimilacionista propõe que todos, independentemente de raça , cultura, religião, venham ter os mesmos direitos, os mesmos acessos, porém não se mexe na matriz da sociedade, ou seja, inseri-se o indivíduo no grupo mas deslegitima saberes, línguas, crenças.

    A abordagem diferencialista surge causando controvérsias e vem para rebater o termo denominado como assimilacionista, pois afirma que a assimilação nega ou silencia as diferenças. Para garantir a expressão das diferentes identidades culturais é necessário garantir espaços próprios e específicos, para que possam expressar com liberdade coletivamente, dando assim espaço para cada um mostrar a sua cultura.

    A abordagem intercultural ou multiculturalismo interativo ocorre com variações em geral, em questões étnicas, religiosas e também de espaço, onde se abrange o acolhimento, o ato de interagir e conhecer o outro e o transformar de cada um com o conhecimento assim sendo uma consequência benéfica da evolução das culturas. Mantemos as origens e nos enriquecemos com a cultura do outro.

    fonte: http://multidiversoinverso.blogspot.com/2013/03/multiculturalismo-e-suas-diferentes.html


ID
1645486
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um projeto curricular que inclui proposições de educação para o trânsito requer entendimento de que a intersetorialidade e a interdisciplinaridade são princípios fundamentais para análises sobre trânsito, prevenção de acidentes e mobilidade humana. Em relação à concepção de interdisciplinaridade defendida em documentos que tratam dessa educação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Um programa de educação para o trânsito precisa ser assumido como uma proposta que envolve diversas áreas do conhecimento para abordar questões como a ética, a cidadania, o meio ambiente, o valor à vida, o respeito às pessoas, o convívio social e a observância das regras sociais.

( ) Os projetos, programas e ações educativas para o trânsito, quando desenvolvidos de forma dissociada, não geram resultados efetivos, pois os educadores tendem a não dialogar entre si, tornando a prática pedagógica um monólogo que se mantém distante das proposições da interdisciplinaridade.

( ) As práticas pedagógicas interdisciplinares devem ser ancoradas na visão cartesiana que deu base à revolução científica ocorrida no contexto do Renascimento, a qual exerceu influências sobre a organização administrativa e pedagógica da escola.

( ) A interdisciplinaridade deve ser concebida como um eficiente método de ensino, uma vez que estabelece procedimentos técnicos que podem ser generalizados para qualquer contexto social, facilitando o trabalho dos educadores.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Colegas, comentem! Apesar de acertar não sei exatamente o erro da questão.

  • Essas questões sobre interdisciplinaridade são sempre um balaio de gatos e não há estudo no mundo que garanta que a pessoa vai acertar. As opções são geralmente esquizofrênicas. Então, eu pensei assim:

    Primeira lacuna: V:  tudo bonitinho, não tem nenhum erro aparente; então, aparentemente, é verdadeira.

    Segunda lacuna: ?: achei forte demais dizer que projetos dissociados "não geram resultados efetivos". Por uma questão de bom senso, eu diria que está errado, mas não se trata realmente de bom senso. Então deixei em branco até ler as outras lacunas.

    Terceira lacuna: F: lógica cartesiana? Essa gente transversal, multidisciplinar e inter-disciplinar-pós-qualquer coisa e contrária à "educação bancária" deve achar que lógica cartesiana é um horror. Imaginem só: rigor lógico na escola! É falsa. 

    Quarta lacuna: F: agora, só tem uma opção com V-x-F-x; então essa deve ser falsa. É falsa por dizer "procedimentos que podem ser generalizados para qualquer contexto social": quer dizer, quem escreveu quis exagerar a ideia de generalização.

    E acredito que muitas das questões sobre interdisciplinaridade, plano nacional de educação, idealismos lunáticos sobre educação - ex: currículo em movimento - são respondidas com esse "método". 

  • GABARITO D- VVFF

    VISÃO CARTESIANA - ERRADO

     


ID
1645504
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A sociedade que adentra o século XXI enfrenta muitos problemas ambientais, fato que torna a Educação Ambiental uma atividade premente. Sobre essa questão, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A educação ambiental requer acentuação da cisão homem-natureza como forma de estabelecer o distanciamento necessário para análise e compreensão dos problemas ambientais, conforme postula a racionalidade técnico-científica.

  • Alternativa D

    D) A educação ambiental requer acentuação da cisão homem-natureza como forma de estabelecer o distanciamento necessário para análise e compreensão dos problemas ambientais, conforme postula a racionalidade técnico-científica.

    Não pode haver esse distanciamento para compreender os problemas ambientais.


ID
1649665
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando o critério da realidade do aluno, acredita-se que uma disciplina com o grau de abstração e contextualização conceptual e histórica, como ocorre com a filosofia, supõe que à opção de curso que for feita deve corresponder um cuidado redobrado com respeito às metodologias e materiais didáticos, levando sempre em conta as competências de que os alunos já dispõem e o que é necessário para introduzi-los significativamente no filosofar.
BRASIL, SEMTEC. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Parte IV Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999. p. 52 (com adaptações).

Com relação à metodologia de ensino de filosofia no ensino médio, julgue o item seguinte.

No desenvolvimento metodológico do ensino de filosofia, a interdisciplinaridade é o esforço de abordar o conteúdo com a contribuição de cada disciplina diferente, porém mantendo os conhecimentos das outras disciplinas separados.

Alternativas
Comentários
  • Interdisciplinar é o processo de ligação entre as disciplinas. Qualifica o que é comum a duas ou mais disciplinas ou outros ramos do conhecimento.

  • Gaba E

    Um planejamento interdisciplinar, na área pedagógica, é quando duas ou mais disciplinas relacionam seus conteúdos para aprofundar o conhecimento e levar dinâmica ao ensino. A relação entre os conteúdos disciplinares é a base para um ensino mais interessante, onde uma matéria auxilia a outra.


ID
1684096
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito de interdisciplinaridade e de globalização do conhecimento, julgue o item seguinte.

A discussão em torno da perspectiva interdisciplinar em educação não tem respaldo nas teorias do currículo, em razão do atendimento, por este, das necessidades de todas as disciplinas de forma individual.


Alternativas
Comentários
  • OCURRÍCULOESCOLAR abrange as experiências de aprendizagens implementadas pelas instituições escolares e que deverão ser vivenciadas pelos estudantes. Nele estão contidos os conteúdos que deverão ser abordados no processo de ensino-aprendizagem e a metodologia utilizada para os diferentes níveis de ensino.

    Ele deve contribuir para construção da identidade dos alunos na medida em que ressalta a individualidade e o contexto social que estão inseridos. Além de ensinar um determinado assunto, deve aguçar as potencialidades e a criticidade dos alunos.

    Nessa perspectiva, a função da teoria curricular é compreender e descrever fenômenos da prática curricular. É através da teoria que teremos a compreensão do objeto e intenções de um determinado grupo social. TEMOS COMO TEORIAS DO CURRÍCULO:

    Teorias tradicionais: ela tem como objetivo principal preparar para aquisição de habilidades intelectuais através de práticas de memorização. Esse tipo de currículo teve origem nos Estados Unidos e tem como base a tendência conservadora, baseada nos princípios de Taylor, esse que igualava o sistema educacional ao modelo organizacional e administrativo das empresas. Teorias críticas: argumenta que não existe uma teoria neutra, já que toda teoria está baseada nas relações de poder. Isso está implícito nas disciplinas e conteúdos que reproduzem a desigualdade socialque fazem com que muitos alunos saem da escola antes mesmo de aprender as habilidades das classes dominantes. Percebe o currículo como um campo que prega a liberdade e um espaço cultural e social de lutas. Teorias pós-críticas: nessa perspectiva o currículo é tido como algo que produz uma relação de gêneros, pois predomina a cultura patriarcal. Essa teoria critica a desvalorização do desenvolvimento cultural e histórico de alguns grupos étnicos e os conceitos da modernidade, como razão e ciência. Outra perspectiva desse currículo é a fundamentação no pós-estruturalismo que acredita que o conhecimento é algo incerto e indeterminado. Questiona também o conceito de verdade, já que leva em consideração o processo pelo qual algo se tornou verdade.

    É por causa dessa divergência entre as teorias curriculares que a escola deve procurar discutir qual currículo ela quer adotar para se chegar ao objetivo desejado. Essa escolha deve ser pensada a partir da concepção do seu Projeto Politico Pedagógico, esse que deve fundamentar a prática teórica da instituição e as inquietudes dos alunos.

    Referências Bibliográficas:

    MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa.Currículos e Programas no Brasil.Campinas: Papirus, 1990.
    MOREIRA (org.) Antônio Flávio Barbosa. Currículo: Políticas e práticas. Campinas: Papirus, 1999.

  • As autoras mencionam os propostos da interdisciplinaridade e destacam os estudos de Veiga-Neto, que defende os projetos pluridisciplinares, aceitando, assim, a legitimidade das disciplinas, quer do ponto de vista epistemológico, quer do ponto de vista contextual, uma vez que assim são organizados os currículos. Na sua visão, através dos tempos, o currículo tanto é um produto quanto é capaz de produzir formas de pensar.

     

    A partir da noção da teoria do conhecimento em Freire a interdisciplinaridade tem sido colocada como típica no pensamento freireano, não somente como método pedagógico, mas como uma atitude do professor, exigência da própria natureza do ato pedagógico.

  • pergunta muito boa


ID
1685434
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo ao currículo e à construção do conhecimento.

A atribuição do técnico em assuntos educacionais em relação ao currículo das organizações é somente a de executor, isto é, colocar em prática o que já está estabelecido.


Alternativas
Comentários
  • Atribuições de um Técnico em Assuntos Educacionais: planejar, desenvolver, implementar, executar e acompanhar a implementação de rotinas administrativas e técnicas relacionadas à atividade de recursos humanos, orçamento e finanças, logística, contratos e licitações, arquivo, comunicação e tecnologia da informação, elaborando projetos e propostas para a implementação de novos métodos e técnicas de trabalho que objetivem a otimização de resultados, a melhoria de processos e procedimentos, elaborar normas, manuais e correlatos para padronização de rotinas e executar tarefas administrativas correlatas, bem como desempenhar quaisquer outras atividades constitucionais e legais a cargo do Órgão, desde que não exigida qualificação específica.

    Gabarito: errado

  • o erro está em  = "somente"

  • A questão tona-se errada ao restringir através do temo somente as funções do técnico em assuntos educacionais.


ID
1685440
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo ao currículo e à construção do conhecimento.

O currículo é uma práxis que ocorre em condições concretas de interações sociais e culturais.


Alternativas
Comentários
  • certo

     

     

  • práxis = ação 

  • PRÁXIS significa TEORIA E PRÁTICA. 

  • práxis: ação-reflexão-ação 

    Paulinho Freire 


ID
1685446
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo ao currículo e à construção do conhecimento.

As orientações, o modelo de educação e a seleção de conteúdos refletem-se no currículo da instituição.


Alternativas
Comentários
  • certo

     

  • "As orientações, o modelo de educação e a seleção de conteúdos refletem-se no currículo da instituição."


    A afirmativa refere-se ao currículo formal.


    As dimensões do currículo se dividem em :

    currículo formal ( aquele que já vem prescrito para educação dos alunos );

    currículo real ( aquele que de fato é aplicado na sala de aula) e

    currículo oculto ( aquele que não é explicitado em um documento mas trata de assuntos que complementam o aprendizado mútuo.)

  • Concordo!! De início eu já desconsiderei todas as alternativas que falam em aberratio ictus pois o disposto no enunciado em nenhum momento transparece o erro na execução!


ID
1690801
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma professora trabalha com temas como água, animais, Dengue, Copa do Mundo, etc. a partir de uma metodologia de trabalho com projetos.

Os temas são escolhidos pelas crianças a cada dois meses, aproximadamente.

Essa forma de trabalho traz implícita uma concepção de organização curricular que se caracteriza pela: 

Alternativas
Comentários
  • temas sociais= transversalidade


ID
1709977
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A coluna da esquerda apresenta elementos de um currículo integrado e a da direita, a finalidade de cada um desses elementos. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1 – Temas transversais / ( ) Não só contempla ações pré-estabelecidas na proposta curricular, mas amplia as oportunidades de aprendizagem.

2 – Flexibilidade  / ( ) Visa permear todos os componentes curriculares para superar a fragmentação das disciplinas e dos conteúdos no processo ensino-aprendizagem.

3 – Integração /  ( ) Inter-relaciona ideias, conhecimentos e ações no processo ensino-aprendizagem de modo a construir um todo significativo. 

Marque a sequência correta.


Alternativas
Comentários
  • alguma explicação?


ID
1721047
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na educação politécnica na saúde, onde o currículo é desenvolvido a partir de uma abordagem sociológica e crítica, ciência e cultura são dimensões estruturantes da organização curricular.

Sobre essa forma de abordar e desenvolver o currículo, analise as afirmativas a seguir. 

I. Defende que o conhecimento materializado como currículo educacional não pode ser analisado fora de sua constituição social e histórica, sendo o currículo um artefato social e cultural.

II. Concebe a cultura como um campo em que se enfrentam diferentes e conflitantes concepções de vida social, que remetem a grupos e classes sociais distintos.

III. Compreende o currículo como um terreno em que se cria e se produz cultura e, não, como um mero transmissor da cultura a ser recebida pelos alunos.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • II. Concebe a cultura como um campo em que se enfrentam diferentes e conflitantes concepções de vida social, que remetem a grupos e classes sociais distintos. A educação não é neutra e sim composta por opiniões divergentes, heterogêneas, em meio a tensões produzindo e reproduzindo cultura.


ID
1726015
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Poá - SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme Brazelton & Sparrow, é correto afirmar que a disciplina

Alternativas
Comentários
  • E


ID
1729192
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um dos elementos importantes na estrutura da universidade corporativa é a forma pela qual os conteúdos estão organizados em programas de aprendizagem. Na abordagem baseada em competências, há três tipos de programas que são bastante comuns às organizações. São eles:
1) programa de aprendizagem que envolve competências que todos os empregados, independentemente do nível hierárquico, precisam saber;
2) programa de aprendizagem que envolve competências comuns a muitas unidades ou áreas da organização; e
3) programa de aprendizagem que envolve competências exclusivas de determinadas unidades ou áreas da organização.
Tais programas de aprendizagem estão associados a currículos que sustentam a universidade corporativa. Assim, é correto afirmar que os programas listados estão relacionados, respectivamente, aos seguintes currículos:

Alternativas
Comentários
  • Básico: o que é comum a todos.

    Transversal: perpasse transversalmente todas as áreas.

    Epecífico: característica particular de uma dada área.


ID
1752769
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Kuenzer (2009) ao discorrer em seu livro “Ensino Médio", sobre a proposta pedagógica da escola, defende que do ponto de vista metodológico a transdisciplinaridade, desempenha papel fundamental. Assinale a alternativa que define o termo transdisciplinaridade para a autora.

Alternativas

ID
1752889
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

I. A diferença básica entre os modelos organizativos disciplinares e os métodos globalizados está em que nestes últimos as disciplinas nunca são a finalidade básica do ensino, senão que têm a função de proporcionar os meios ou instrumentos que devem favorecer a realização dos objetivos educacionais.
II. A interdisciplinaridade é a interação entre duas ou mais disciplinas, que pode ir desde a simples comunicação de ideias até a integração recíproca dos conceitos fundamentais.
III. No enfoque globalizador, uma aula de matemática partiria de uma situação da realidade cuja solução exigisse o uso de recursos matemáticos.

Sobre os modos de organização curricular apresentados por Antoni Zabala na obra “A prática educativa: como ensinar”, leia as afirmativas a cima.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D - TODAS ESTÃO CORRETAS 


ID
1762441
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Entre os princípios que fundamentam a organização e gestão do currículo da escola brasileira e pelos quais se revelam a visão de mundo que orienta as práticas pedagógicas dos educadores e organizam o trabalho do estudante, está a abordagem interdisciplinar.
A definição que melhor expressa o conceito desta abordagem é:

Alternativas
Comentários
  • LETRA E 

  • Letra E

    Interdisciplinar: há uma interação entre os conhecimentos, há organizacão e um diálogo entre as discipinas.

    Disciplinar: 1 disciplina, conhecimento específico que possui características próprias.

    Pluridisciplinar: várias disciplinas, não são organizadas, não há hierárquia

    Transdisplinar : vai além da interdisciplinaridade

  • Palavra CHAVE: INTEGRAÇÃO

  • interdisciplinaridade: as disciplinas dialogam, conversam, integram-se.

    #PartiuPosse!


ID
1773034
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o termo correspondente à definição a seguir: caracteriza-se como nova concepção de divisão do saber e visa à interdependência, à interação e à comunicação existentes entre as áreas do conhecimento. Há a interação e o compartilhamento de ideias, opiniões e explicações.

Alternativas
Comentários
  • Achei uma abordagem confusa. Pois, a interdisciplinaridade, surge para acabar com a fragmentação do saber. Mesmo sendo utilizada a expressão:  "nova concepção" a ideia de divisão está presente, o restante da abordagem está correta, mas acho que a palavra "divisão" complica bastante o sentido de interdisciplinaridade. Hum... Não compreendo essa abordagem. 

  • letra B - interdisciplinaridade -   permanecem os interesses próprios de cada disciplina, porém, buscam soluções dos seus próprios problemas através da articulação com as outras disciplinas.

  • Trata-se de um movimento, um conceito e uma prática que está em processo de construção e desenvolvimento dentro das ciências e do ensino das ciências, sendo estes, dois campos distintos nos quais a interdisciplinaridade se faz presente.

    Definir um objeto que está em construção, co-existindo com aquele que o estuda é uma tarefa difícil e até certo ponto parcial, uma vez que este objeto está se transformando e se alterando, assim, toda discussão sobre interdisciplinaridade é passível de análise comparativa com o material contemporâneo sobre o tema até que este esteja melhor desenvolvido e articulado, muito mais pela prática do que pela teoria, uma vez que a interdisciplinariedade esta acontecendo, e a partir disso, uma teoria tem sido desenvolvida.

    Um estudo epistemológico é proveitoso para a delimitação do tema: Existem quatro palavras que são particularmente relacionadas entre si e todas delimitam uma abordagem cientifica e educacional:

    Pluridisciplinaridade; Multidisciplinaridade; Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade.

    O que há em comum nestas palavras é a palavra disciplinaridade/disciplina, que deve ser entendida como aquelas "fatias" dos estudos científicos e das disciplinas escolares, tais como matemática, biologia, ciências naturais, história, etc. e de um esforço em superar tudo o que esta relacionado ao conceito de disciplina. Assim, interdisciplinaridade é parte de um movimento que busca a superação da disciplinaridade.

  • "A interdisciplinaridade constitui-se em uma nova concepção de divisão do saber. Visa à interdependência, à interação e à comunicação existentes entre as áreas do conhecimento. Busca a integração do conhecimento num todo harmônico e significativo, ou seja, não fragmentado. Nesta forma de organização curricular há interação e compartilhamento de ideias, opiniões e explicações: a interdisciplinaridade perpassa todos os elementos do conhecimento, pressu- pondo a integração entre eles (FERREIRA apud FAZENDA, 2005, p. 34)"

    Fonte: Didática Organização Do Trabalho Pedagógico (https://goo.gl/gGpA5T)

  • Palavra CHAVE: INTERDEPENDENCIA

  • Como as disciplinas se articulam (ou não)

     

    Multidisciplinaridade – cada uma no seu quadrado

    Interdisciplinaridade – interação buscando o mesmo propósito

    Contextualização – aplicação prática daquilo que se aprende

    Transdisciplinaridade – conhecimento sem fronteiras disciplinares

    Pluridisciplinaridade – há interação, porém, não de forma organizada

     

    Bons estudos!

  • Disciplinar: um conteúdo que fala de algo

    Multidisciplinar: conjunto de disciplinas todas isoladas entre si

    Pluridisciplinaridade: bioquímica, entre o multi e o inter. Interação desorganizada

    Interdisciplinaridade: as disciplinas se integram, conversam, dialogam (episteme)

    Transversal: algo importante (didática)

    Transdiciplinaridade: todas as disciplinas juntas formando um só saber (Utopia de Piaget)

    Contextualização: criação de situações-problemas


ID
1806853
Banca
ACAFE
Órgão
SED-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Currículo, grade curricular, disciplinas, conteú-dos, conhecimentos são inúmeras expressões (e também ações) que fazem parte do cotidiano nas escolas que são consideradas „naturais‟, ou seja, raramente objeto de estudo e reflexão nos seus aspectos históricos e conceituais.

Considerando os pressupostos da Proposta Curricular de Santa Catarina, qual a melhor concepção de currículo?

Alternativas
Comentários
  • Nenhum conhecimento é neutro;assim, há uma luta política e de interesses por trás.

    #PartiuPosse!


ID
1821334
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Na organização e gestão do currículo, as abordagens disciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar requerem a atenção criteriosa da instituição escolar, porque revelam a visão de mundo que orienta as práticas pedagógicas dos educadores e organizam o trabalho do estudante. Perpassam todos os aspectos da organização escolar, desde o planejamento do trabalho pedagógico, a gestão administrativo‐acadêmica, até a organização do tempo e do espaço físico e a seleção, disposição e utilização dos equipamentos e mobiliário da instituição, ou seja, todo o conjunto das atividades que se realizam no espaço escolar, em seus diferentes âmbitos."  

                          (Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, 2013.)

As abordagens multidisciplinar, pluridisciplinar e interdisciplinar fundamentam‐se nas mesmas bases, que são as disciplinas, ou seja, o recorte do conhecimento. Considerando essas abordagens, analise a afirmativa a seguir.

“A ______________ expressa frações do conhecimento e o hierarquiza, a _____________ estuda um objeto de uma disciplina pelo ângulo de várias outras ao mesmo tempo. A ______________ refere‐se ao conhecimento próprio da disciplina, mas está para além dela. O conhecimento situa‐se na disciplina, nas diferentes disciplinas e além delas, tanto no espaço quanto no tempo. A ______________ pressupõe a transferência de métodos de uma disciplina para outra. Ultrapassa‐as, mas sua finalidade inscreve‐se no estudo disciplinar."  

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.



Alternativas
Comentários
  • Resposta certa (A) multidisciplinaridade- pluridisciplinaridade - transdisciplinaridade - interdisciplinaridade

  • Multidisciplinaridade => mais de uma disciplina; aparentemente, não tem relação uma com a outra;  cada disciplina permanece com sua metodologia própria; não há um resultado integrado.

    Plurisciplinaridade => Sistema de um só nível e de objetivos múltiplos; cooperação mas sem coordenação; há troca entre elas, ainda que não seja organizada; propõe estudar o mesmo objeto em várias disciplinas ao mesmo tempo. 

    Transdisciplinaridade => Etapa superior a interdisciplinaridade; não atinge apenas as interações ou reciprocidades, mas situa essas relações no interior de um sistema total;  interação global das várias ciências; inovador; não é possível separar as matérias.

    Interdisciplinaridade =>Intercâmbio mútuo e interação de diversos conhecimentos de forma recíproca e coordenada; perspectiva metodológica comum a todos; integrar os resultados; permanecem os interesses próprios de cada disciplina, porém, buscam soluções dos seus próprios problemas através da articulação com as outras disciplinas.

  • Na organização e gestão do currículo,

    As abordagens "disciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar"

    Requerem a atenção criteriosa da --> instituição escolar, organização escolar 

     

    As abordagens "multidisciplinar, pluridisciplinar e interdisciplinar" 

    fundamentam-se nas mesmas bases, --> que são as disciplinas, ou seja, o recorte do conhecimento

  • CAPÍTULO I
    FORMAS PARA A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

    § 3º A organização do percurso formativo, aberto e contextualizado, deve ser construída em função das peculiaridades do meio e das características, interesses e necessidades dos estudantes, incluindo não só os componentes curriculares centrais obrigatórios, previstos na legislação e nas normas educacionais, mas outros, também, de
    modo flexível e variável, conforme cada projeto escolar, e assegurando:

    III - escolha da abordagem didático-pedagógica disciplinar, pluridisciplinar,
    interdisciplinar ou transdisciplinar pela escola, que oriente o projeto político-pedagógico e resulte de pacto estabelecido entre os profissionais da escola, conselhos escolares e comunidade, subsidiando a organização da matriz curricular, a definição de eixos temáticos e a constituição de redes de aprendizagem;

    § 4º A transversalidade é entendida como uma forma de organizar o trabalho didáticopedagógico em que temas e eixos temáticos são integrados às disciplinas e às áreas ditas convencionais, de forma a estarem presentes em todas elas.


    § 5º A transversalidade difere da interdisciplinaridade e ambas complementam-se, rejeitando a concepção de conhecimento que toma a realidade como algo estável, pronto e acabado.


    § 6º A transversalidade refere-se à dimensão didático-pedagógica, e a
    interdisciplinaridade, à abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento.


     

  • Muito bem elaborada, assim como a grande maioria da referida banca!

  • essa é difícil!

  • multidisciplinaridade / frações do conhecimento

    pluridisciplinaridade / pluri se referi a várias

    transdisciplinaridade / está além delas

    interdisciplinaridade/ transferência de métodos de uma disciplina para outra.


ID
1831927
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Resultante da capacidade de ultrapassar as fronteiras das disciplinas pelo investimento articulado e a contribuição das diferentes disciplinas em jogo, num processo de investigação, que inclui articulação de teorias e conceitos, métodos e técnicas e diálogo entre as pessoas, é como Minayo compreende a:

Alternativas
Comentários
  • gab.D transdisciplinariedade

  • MINAYO, 2010:

     

    conceito de complexidade: Que pressuposto existe na teoria da complexidade? O de que os seres vivos se constituem como sistemas autônomos, abertos e ao mesmo tempo integrados.

     

    multidisciplinaridade: constitui a justaposição de disciplinas, cada uma com suas teorias e metodologias próprias, cada uma no seu quadrado. Frequentemente, pessoas de múltiplas áreas são chamadas para dissertar sobre um tema e daí se obtém uma visão do mesmo sob diversas perspectivas.

     

    (multiprofissionalidade): também diz respeito à múltipla articulação, agora, de áreas profissionais. Ela acontece, geralmente quando, para solucionar um problema complexo da prática, são necessários conhecimentos de vários especialistas.

     

    interdisciplinaridade: constitui uma articulação de várias disciplinas em que o foco é o objeto, o problema ou o tema complexo, para o qual não basta a resposta de uma área só.  [...] frente a um objeto concreto sempre trabalhamos com fragmentos disciplinares conectados pela pergunta central, para compreendê-lo de forma mais profunda, mais ampliada e mais complexa.

     

    [...]

     

    Ao produto final da interdisciplinaridade, que inclui triangulação de perspectivas e métodos, chamamos transdisciplinaridade. [...] a ação da transdisciplinaridade é a resultante da capacidade que nós temos de ultrapassar as fronteiras das disciplinas pelo investimento articulado e a contribuição das diferentes disciplinas em jogo, num processo de investigação que inclui articulação de teorias e conceitos, métodos e técnicas e, não menos importante, do diálogo entre as pessoas.

     

    FONTE: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/1937

  • TRANSDISCIPLINARIDADE:

    Abordagem do conhecimento baseado no compartilhamento de vários campos do saber, pressupondo a coordenação de todas as áreas disciplinares e interdisciplinares.


ID
1842757
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Associe cada uma das características a seguir à concepção de um Currículo centrado em Conteúdos (C) ou à concepção de um Currículo transdisciplinar, centrado em áreas (A).

( ) Unidades centradas em conceitos disciplinares.

( ) Fontes diversas de informação.

( ) Metodologias avaliativas diversificadas.

( ) Avaliação mediante provas.

( ) Aulas organizadas por lições pré-estabelecidas.

( ) Planejamento flexível, com clareza das habilidades a serem desenvolvidas.

Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

  • Currículo centrado em conteúdos ou disciplinas: fragmentação dos conteúdos , metódos de ensino.

    Áreas ou competências: aluno e suas necessidades educativas, conteúdos e unidades integradas .


ID
1902667
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à pluralidade cultural, enquanto tema transversal, analise os fragmentos a seguir.

"Reconhecer a diferença cultural na sociedade e na escola traz como primeira implicação, para a prática pedagógica, o abandono de uma perspectiva monocultural"

(MOREIRA, Antonio F. Barbosa. Currículo, diferença cultural e diálogo. Revista Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79. Agosto/2002, p.25)


"O tema Pluralidade Cultural oferece aos alunos oportunidades de conhecimento de suas origens como brasileiros e como participantes de grupos culturais específicos”.

(BRASIL. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas Transversais: Pluralidade Cultural. Brasília: MEC/ SEF, 1997, p. 137)


Assinale a alternativa que apresenta a capacidade a ser desenvolvida em sala de aula em uma perspectiva de trabalho transdisciplinar e multicultural. 

Alternativas

ID
1961869
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Kátia e Lúcia são professoras do 5º ano em duas escolas diferentes da rede estadual de Pernambuco. O planejamento anual de cada uma delas revela abordagens próprias sobre as relações entre as disciplinas.

Kátia planejou, para as aulas de Geografia, o estudo das Regiões do Brasil por meio de leituras do livro didático, pesquisas e uma prova final. O trabalho em Língua Portuguesa envolverá o estudo de tempos verbais, ortografia, produção de texto e leitura de livros de aventura.

Lúcia estudará com seus alunos o tema “Regiões Brasileiras” e planejou a leitura do livro didático, pesquisas em grupo e trabalhos individuais. Para o trabalho em Língua Portuguesa, selecionou livros que retratam as diferentes regiões brasileiras, além de propor o estudo sobre dialetos e regionalismos do Brasil, a fim de desenvolver a competência oral dos alunos. O planejamento de Língua Portuguesa também inclui o estudo de tempos verbais, ortografia e produção de texto, cujo tema será uma viagem imaginária pelas diferentes regiões do Brasil.

Sobre a abordagem das professoras a respeito das relações entre as disciplinas, assinale a afirmativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • D

     

    "Multidisciplinaridade expressa frações do conhecimento e o hierarquiza..A interdisciplinaridade é a abordagem teórico-metodológica em que a ênfase incide sobre o trabalho de integração das diferentes áreas do conhecimento, um real trabalho de cooperação e troca, aberto ao diálogo e ao planejamento (Nogueira, 2001, p. 27)."  Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, 2013.

     

    Kátia não fez nenhuma relação entre as áreas. Já Lúcia fez o planejamento de lígua portuguesa a partir do  Tema "regiões do Brasil", fazendo a integração entre Português e Geografia.

  • As abordagens multidisciplinar, pluridisciplinar e interdisciplinar fundamentam-se nas mesmas bases, que são as disciplinas, ou seja, o recorte do conhecimento. Para Basarab Nicolescu (2000, p. 17), em seu artigo “Um novo tipo de conhecimento: transdisciplinaridade”, a disciplinaridade, a pluridisciplinaridade, a transdisciplinaridade e a interdisciplinaridade são as quatro flechas de um único e mesmo arco: o do conhecimento.

    Enquanto a multidisciplinaridade expressa frações do conhecimento e o hierarquiza, a pluridisciplinaridade estuda um objeto de uma disciplina pelo ângulo de várias outras ao mesmo tempo. Segundo Nicolescu, a pesquisa pluridisciplinar traz algo a mais a uma disciplina, mas restringe-se a ela, está a serviço dela.

    A transdisciplinaridade refere-se ao conhecimento próprio da disciplina, mas está para além dela. O conhecimento situa-se na disciplina, nas diferentes disciplinas e além delas, tanto no espaço quanto no tempo. Busca a unidade do conhecimento na relação entre a parte e o todo, entre o todo e a parte.  De acordo com Nicolescu (p. 15), para os adeptos da transdisciplinaridade, o pensamento clássico é o seu campo de aplicação, por isso é complementar à pesquisa pluri e interdisciplinar.

    A interdisciplinaridade pressupõe a transferência de métodos de uma disciplina para outra. Ultrapassa-as, mas sua finalidade inscreve-se no estudo disciplinar. Pela abordagem interdisciplinar ocorre a transversalidade do conhecimento constitutivo de diferentes disciplinas, por meio da ação didático-pedagógica mediada pela pedagogia dos projetos temáticos.  A interdisciplinaridade é, portanto, entendida aqui como abordagem teórico-metodológica em que a ênfase incide sobre o trabalho de integração das diferentes áreas do conhecimento, um real trabalho de cooperação e troca, aberto ao diálogo e ao planejamento (Nogueira, 2001, p. 27). 

    A transversalidade é entendida como uma forma de organizar o trabalho didático-pedagógico em que temas, eixos temáticos são integrados às disciplinas, às áreas ditas convencionais de forma a estarem presentes em todas elas. A transversalidade difere-se da interdisciplinaridade e complementam-se; ambas rejeitam a concepção de conhecimento que toma a realidade como algo estável, pronto e acabado. A primeira se refere à dimensão didático-pedagógica e a segunda, à abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento. A transversalidade orienta para a necessidade de se instituir, na prática educativa, uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade).


ID
1969246
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Evidenciar o caráter interdisciplinar do componente curricular, possibilita o desenvolvimento das habilidades de forma coletiva na escola. Os instrumentos de registro dos resultados obtidos pelos alunos nas atividades de seu componente curricular, desenvolvidos nos projetos interdisciplinares, promovem a avaliação contínua e, caso necessário, redirecionam as __________________________.
Assinale a alternativa que complete de maneira fidedigna a lacuna:

Alternativas

ID
2001169
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A fragmentação dos conhecimentos escolares dificulta a compreensão das relações e conexões entre diferentes saberes de uma mesma área e as diferentes áreas do saber. A interação entre as disciplinas escolares é fundamental na atualidade. Associe os diferentes tipos de interação disciplinar com suas respectivas características.
  l - Multidisciplinaridade
 II - Interdisciplinaridade
III - Transdisciplinaridade 
P - Sistema de conhecimentos em um só nível e de objetivos múltiplos; pouca cooperação entre as disciplinas
Q - Sistema de conhecimentos em dois níveis e de objetivos múltiplos; cooperação entre as disciplinas procede de um nível superior 
R - Sistema de conhecimentos em um só nível e de objetivos múltiplos;
há cooperação entre as disciplinas, mas sem coordenação
S - Sistema de conhecimentos em diferentes níveis e de objetivos múltiplos; há cooperação entre as disciplinas com vistas a uma finalidade comum.
As associações corretas são:

Alternativas
Comentários
  • Bom dia, galera o gabarito diz que é a letra B, isso procede? Eu marcaria a letra E.

  • não é a letra E , pois  ela diz que A MULTIDISCIPLINARIDADE É:

    Sistema de conhecimentos em um só nível e de objetivos múltiplos;

    há cooperação entre as disciplinas, mas sem coordenação.

    NAO EXISTE DIALOGO ENTRE AS DISCIPLINAS, ELAS SÃO ISOLADAS.

  • Também não concordei com esse gabarito e acho que a correta é a letra "e".

  • Concordo com Priscila. Visto que é a transdiciplinaridade que busca uma finalidade comum.

    segundo o professor Vinicius, em uma das suas videoaulas:

    Multidisciplinar: conjunto de disciplinas, todas isoladas entre si;

    Pluridisciplinar: as disciplinas conversam entre si, mas sem nada de novo;

    Interdisciplinaridade: as disciplinas interagem entre si;

    Transdisciplinar: todas as disciplinas juntas formam um só saber que explica as coisas...

     

  • Duvidoso esse gabarito!!!

     

  • A Multi.- pouca cooperação entre as disciplinas;

    A Inter.- cooperam e integram;

    A Trans.- cooperam e formam um único saber.

    GABARITO CORRETO


ID
2001175
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Numa reunião pedagógica, os professores devem refletir sobre o limite de suas disciplinas, a relatividade das mesmas e a necessidade da interdisciplinaridade, que permite

Alternativas
Comentários
  • Letra d

  •     Numa reunião pedagógica, os professores devem refletir sobre o limite de suas disciplinas, a relatividade das mesmas e a necessidade da interdisciplinaridade, que permite passar de um saber setorizado a um conhecimento integrado.

    Quando o professor faz essa reflexão da PRAXIS, ação, reflexão, ação, este, o professor, tem uma visão multidimensional e integrada ao desenvolvimento de um melhor trabalho pedagógico possíel com sua turma ou aluno, caso este precise de uma didática especial.

    (Perdão pelos erros de português)...

    Foco...Força...Fé...


ID
2020870
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A interdisciplinaridade pode ser assim definida:

Alternativas
Comentários
  • Me corrijam se eu estiver errada...

    a) multidisciplinar 

    b) gabarito

    c) transdiciplinar 

    d) multdiciplinar

    e) trasversalidade 

  • Oi Luana. Também penso dessa forma. De certo modo a B e a C são as que tem um conceito mais evidente.

  • Interdisciplinariedade:

     

     Interação existente entre duas ou mais disciplinas. Essa interação pode ir da simples comunicação de ideias à integração mútua dos conceitos diretores da epistemologia , da terminologia , da metodologia, dos procedimentos, dos dados e da organização referentes ao ensino e à pesquisa.(..)

     

     LETRA B!

    FONTE:  Livro: Conhecimentos pedagógicos para concursos públicos. Fabiana Margarita Gomes Lagar. 3 edição.  p. 116.

     

    FOCOFORÇAFÉCORAGEMDEUS#@

     

     

  • Marcaria a B

  • Marquei a C. penso que é a resposta mais coerente. 

     

  • Marquei a letra c, mas a letra b tem uma certa coerencia.

  • O errado na letra c é o termo grau máximo, o qual se refere a transdisciplinaridade. Interdisciplinaridade está mais para interação.

  • Só não sabia que poderia implicar em um novo corpo disciplinar.


ID
2029330
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Associe as colunas e depois assinale a sequência correta nas alternativas abaixo, de como estão sendo consideradas nos Parâmetros Curriculares Nacionais as diferenças entre os dois conceitos de interdisciplinaridade e transversalidade, bem como suas implicações mútuas. Alguns números poderão ser utilizados mais de uma vez e outros poderão não ser usados.

1. Interdisciplinaridade

2. Transversalidade

3. Interdisciplinaridade e transversalidade


( ) se fundamenta na crítica de uma concepção de conhecimento que toma a realidade como um conjunto de dados estáveis, sujeitos a um ato de conhecer isento e distanciado.

( ) apontam a complexidade do real e a necessidade de se considerar a teia de relações entre os seus diferentes e contraditórios aspectos.

( ) refere-se a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento

( ) diz respeito principalmente à dimensão da didática.

( ) questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento.

( ) promove uma compreensão abrangente dos diferentes objetos de conhecimento, bem como a percepção da implicação do sujeito de conhecimento na sua produção, superando a dicotomia entre ambos.

Alternativas

ID
2035975
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca das dimensões filosóficas, socioculturais e pedagógicas da relação entre educação e sociedade, julgue o item que se segue.

As práticas pedagógicas atuais consideram perspectivas interdisciplinares e transdisciplinares.

Alternativas
Comentários
  • As praticas pedagogicas vao de multidiciplinar interdisciplinar chegando a transdiciplinares 

    Hoje os curriculos sao produzidos com foco na interdisciplinariedade interacao e dialogo, natureza social, politico e cultura ou ligado a ciencias fisico-matematica

    transdiciplinariedade varios campos de saberes com coordenacao de todas as areas  

    multidisciplinar ocorre niveis hierarquicos, multiplos objetivos e cooperam entre si.

  • Transdisciplinar é a interação e integração de todos os elementos.

    Interdisciplinariedade é a troca, cooperação e tem um tema gerador.

    Sendo assim, estes dois modelos são ideais para as escolas.


ID
2036164
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve

a estruturação de currículos, utilizando-se, para tal, a metáfora da árvore como estrutura do conhecimento complexo, em que os galhos representam as especializações, apontando para diversas direções.

Alternativas
Comentários
  • Errado! Currículo rizomático. Ele não deve ser enxergado assim!

  • ERRADO!

    Metáfora da árvore: apresenta a totalidade do conhecimento sob a representação de um tronco de uma árvore, cujas ramificações reproduzem as especializações desse saber, e que de maneira ampla, mostram o conhecimento a partir de saberes fragmentados, (os galhos) e hierarquizados (galhos ramificam‐se e não se comunicam entre si). Esse modelo de compreensão ajuda‐nos a entender o conhecimento no seu aspecto fragmentado, que não consegue ser captado no seu conjunto, uma vez que seus saberes não estão interligados e não se comunicam entre si. O que nos faz pensar em como foi e é formatada nossa escola e o currículo, que de forma majoritária ocupa espaço nesses ambientes educativos.  

     

    Metáfora do rizoma: Em contraponto à metáfora da árvore,este pode representar o conhecimento de uma maneira bem diversa daquela representada pela metáfora arbórea. Caracterizado por uma estrutura de miríade de pequenas raízes emaranhadas, a noção de rizoma representa a relação intrínseca entre as diversas áreas do saber, o que diverge do caráter de fragmentação que decorre do modelo epistemológico da árvore. A partir do rizoma, percebemos a possibilidade de interconexão entre os saberes e a forma como esse relacionamento pode corroborar para a visão de conjunto, que ultrapassa a forma fragmentada de percepção possibilitada pelo modelo anterior.

  • Estrutura arbórea do currículo
    • (...) é tomado como uma grande árvore, cujas extensas raízes devem estar fincadas em solo firme (as premissas verdadeiras), com um tronco sólido que se ramifica em galhos e mais galhos, estendendo-se assim pelos mais diversos aspectos da realidade. Embora seja uma metáfora botânica, o paradigma arborescente representa uma concepção mecânica do conhecimento e da realidade, reproduzindo a fragmentação cartesiana do saber resultado das concepções cientificas (GALLO, 2003, p. 88 e 89). Professor Leandro Gabriel

     

  • Ivy Santiago, obrigado por compartilhar o conhecimento.


ID
2036176
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo à prática pedagógica.

Na abordagem das questões e demandas da realidade educacional, uma proposta válida para fugir à dicotomização teoria versus prática é a práxis interdisciplinar.

Alternativas
Comentários
  • CERTO. A interdisciplinaridade facilita a adequação da teoria à prática.

     

    Fabiana - estratégia

  • fugir à dicotomização = fugir à separação 

    ou seja, a teoria e a prática devem andar juntas através da interdisciplinaridade.

     

  • Quando trata teoria e prática separadamente, assumem caráter absoluto, tratando-se na verdade de uma fragilidade no seio de uma unidade indissociável.


ID
2051710
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os conceitos de multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdiciplinaridade, embora não sejam próprios do ensino, são utilizados nesse campo quando se explica ou se descreve a colaboração ou a relação que ocorre entre duas ou mais matérias docentes.

Seu uso no mundo escolar não determina

Alternativas
Comentários
  • Para quem não é assinante: gabarito letra B.

  • uma metodologia didática, mas somente descreve a maneira como as diferentes disciplinas intervêm ao organizar os conteúdos.

    TRANSVERSALIDADE → refere-se à dimensão didático-pedagógica;

    É uma forma de organizar o trabalho didático-pedagógico em que temas e eixos temáticos são integrados às disciplinas e às áreas ditas convencionais, de forma a estarem presentes em todas elas.

    INTERDISCIPLINARIDADE → refere-se à abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento


ID
2182651
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Garantir o acesso dos alunos a gêneros textuais diversificados é uma atitude importante a fim de colaborar no processo de formação de leitores. A respeito disso, é correto afirmar:

Alternativas

ID
2182654
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito da interdisciplinaridade nos anos iniciais do Ensino Fundamental, considere as afirmações seguintes.
I. A partir de projetos, deve se contemplar diferentes linguagens e gêneros textuais, para que os alunos conheçam princípios dos mais diversos sistemas de representação.
II. A interdisciplinaridade não é uma prioridade neste ciclo inicial, já que a alfabetização é o eixo central dos processos de ensino e aprendizagem.
III. Elaborar metas claras e simples de planejamento facilita a execução do projeto, que não deve ser reformulado ao longo de seu desenrolar.
Estão corretas:

Alternativas

ID
2243875
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as afirmativas correlatas.

I. “Na organização e gestão do currículo, as abordagens disciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar requerem a atenção criteriosa da instituição escolar.”

PORQUE

II. “Revelam a visão de mundo que orienta as práticas pedagógicas dos educadores e organizam o trabalho do estudante.”

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Correta C

    Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. pg. 33

    "Na organização e gestão do currículo, as abordagens disciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar requerem a atenção criteriosa da instituição escolar, porque revelam a visão de mundo que orienta as práticas pedagógicas dos educadores e organizam o trabalho do estudante."


ID
2247811
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a interdisciplinaridade, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABRITO A

     

  • A prática interdisciplinar  NÃO se constitui de métodos a serem ensinados aos professores.

    A Interdisciplinaridade, parti do pressuposto que a realidade é una e indivisível e concebe o conhecimento como aberto, com verdades apenas relativas, exige do educador uma maneira de ensinar que desenvolva no estudante a competência de estabelecer relações entre partes e o todo, superando a concepção unidirecional e fragmentada do conhecimento que tem caracterizado sua prática. 

  • O professor interdisciplinar é um ser que busca, pesquisa, tem compromisso com seus alunos, identifica-se  como alguém insatisfeito com o que realiza, é um profissional que luta por uma educação melhor e busca por projeto interdisciplinares em diversas áreas do conhecimento. (Fazenda p. 31, 1994)

  • Nesse caso, chutei supondo que a interdisciplinaridade tem haver com conteúdo e não com o método.

  • A Interdisciplina não é um método, mas uma composição no curriculo


ID
2262310
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A complexidade das formas de vida e da organização social na contemporaneidade incide diretamente na necessidade de repensar o trabalho pedagógico da escola e de produzir currículos mais articulados às demandas sociais emergentes. Nesta perspectiva pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • E) A interdisciplinaridade possibilita o estabelecimento de inúmeras relações das disciplinas com a realidade em um processo recíproco de aprendizagens múltiplas e intermináveis. Assim, professor e aluno estabelecem diferentes interconexões entre a epistemologia dos conhecimentos e o mundo que os cerca, a fim de exercitar cotidianamente seus saberes e as relações entre teoria e prática.

  • A interdisciplinaridade é o diálogo entre as disciplinas, superação da fragmentação curricular de forma integrada é a epistemologia do conhecimento.

    A transversalidade e ainterdisciplinaridade complemnetam-se essa é um conjunto de temas de modo a perpassar todo currículo escolar em sua dimensão didático pedágogica.

    A multidisciplinaridade as disciplinas são justapostas sem nenhuma relação.

    A pluridisciplinaridade existe a justaposição entre as disciplinas mais ou menos vizinhas, mesmo nível hierárquico.


ID
2263567
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme Heloísa Luck (2010), a interdisciplinaridade, no campo da Ciência, corresponde à necessidade de superar a visão fragmentadora da produção do conhecimento, como também de articular e produzir coerência entre os múltiplos fragmentos que estão postos no acervo de conhecimentos da humanidade. Identifique, dentre as afirmações abaixo, a que não corresponde à ideia do conceito de interdisciplinaridade.

Alternativas
Comentários
  • O universo é um sistema mecânico composto de unidades materiais elementares, em vista do que podem ser compreendidas de forma   DESCONTEXTUALIZADA 

  • Que questão  mais viajada...

  • esse avaliador tava meio viajante quando fez essa questão..

  • Se não existe um contexto não existe interdisciplinaridade.

    Gab. D

  • A interdisciplinariedade: é o diálogo entre as diversas formas de conhecimento, rejeita qualquer forma de fragmentar o o conhecimento é a epistemologia do conhecimento.

  • Segundo Heloisa Luck:

    • A realidade, isto é, o campo e horizonte determinado de vida, é construída mediante uma teia de eventos e fatores que ocasionam conseqüências encadeadas e recíprocas.

    • A realidade desse universo é dinâmica, estando em contínuo movimento, sendo construída socialmente. • A verdade é relativa, pois o que se conhece depende diretamente da ótica do sujeito cognoscente. (...) a realidade não tem significado próprio, sendo este a ela atribuído pelo homem.

    Quanto ao método, a interdisciplinaridade é construída mediante:

    • O estudo das forças interativas que interligam as várias dimensões que caracterizam um fenômeno. (...) a interdisciplinaridade não é obtida procurando estabelecer relações entre conhecimentos considerados desvinculados da realidade.

    • A construção do conhecimento interdisciplinar se processa por estágios ou etapas de maturação de consciência. Em vista disso, o esforço de construção do conhecimento interdisciplinar constitui um trabalho de construção da consciência pessoal globalizadora, capaz de compreender complexidades cada vez mais amplas.

    • Embora complexa, a realidade é una, uma vez que todos os seus aspectos são interdependentes, não tem significado próprio e sim no contexto de que fazem parte. Conseqüentemente, o conhecimento é unitário e as diversas ciências se prendem umas às outras por vínculos de profunda afinidade. O que é importante conhecer sobre a realidade são suas características unificadoras.

    • O conhecimento produzido em qualquer área, por mais amplo que seja, representa, apenas de modo parcial e limitado, a realidade. A consciência da parcialidade de nosso conhecimento sobre a realidade supõe a necessidade de ir além dos limites postos pela visão disciplinar, rompendo fronteiras.

    • ‘Tudo está relacionado com tudo mais: causas, problemas e soluções estão totalmente interligados em um grande continuum’ (Peccel e Ikeda, 1984:14).

    • ‘Tudo é Duplo, contudo tem pólos; tudo tem o seu oposto: igual e desigual são a mesma coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau; os extremos se tocam; todas as verdades são meias-verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados.’ (Hermes, segundo Schuré, 1986: 72).

    • ‘O conhecimento é, como a riqueza, destinado ao Uso. A posse do conhecimento sem ser acompanhada de uma manifestação ou expressão em Ação é como um amontoado de metais preciosos, uma coisa vã e tola’ (Hermes, segundo Schuré, 1986: 83). 


ID
2266246
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Parauapebas - PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O(A) __________ é entendida como uma forma de organizar o trabalho didático-pedagógico em que temas e eixos temáticos são integrados às disciplinas e às áreas ditas convencionais, de forma a estarem presentes em todas elas.

- O termo que completa correta e respectivamente a lacuna acima é

Alternativas
Comentários
  • TRANSVERSAL:

    Algo importante que deve ser introduzido nas disciplinas.

  • TRANSVERSALIDADE

  • TRANSVERSALIDADE


ID
2280709
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Das afirmativas abaixo, assinale aquela que NÃO corresponde ao método globalizado de organização de conteúdos.

Alternativas
Comentários
  • GAB D

  • A interdisciplinariedade é uma forma de desenvolvimento ds pratica pedagógicas com CONTEUDOS INTEGRADOS, objetivando estimular o saber crítico-reflexivo do aluno, ou seja, abirdar um determinado conhecimento em mais de uma disciplina.


ID
2285122
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo o Programa Nacional de Educação em Direitos Humanos (In: Tavares, 2010), essa educação em direitos humanos deve ser um dos eixos fundamentais da educação básica a permear o currículo, a formação inicial e continuada dos profissionais da educação, o projeto político-pedagógico da escola, os materiais didático-pedagógicos, o modelo de gestão e avaliação. Para a autora, um dos grandes desafios para a efetivação da educação com esses fundamentos teóricos metodológicos implica em a prática escolar ser orientada de modo a assegurar

Alternativas
Comentários
  • Gab: B

     

  • Transversalidade: Não são disciplinas, organiza o trabalho didático pedagógico de modo a estar presente em todas as disciplinas com temas e eixos, educação para o trânsito, educação ambiental, alimentar, respeito ao idoso.


ID
2303575
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Currículo em Movimento da Educação Básica visa

propor a educação integral nas escolas públicas, com base nos seguintes princípios: integralidade, intersetorialização, transversalidade, diálogo entre escola e comunidade, territorialidade e trabalho em rede.

Alternativas
Comentários
  • Currículo em Movimento da Educação Básica SEDF

  • Questão corretissíma !!

  • a questão tá incompleta. Faltou "convivência escolar negociada".

  • Importante observar se fosse a banca Quadrix a questão estaria errada pois são sete os princípios.Já p Cespe é correta pois foi citados seis dos princípios.

  • É O MNEMÔNICO TITITDC

  • Princípios da ED. INTEGRAL: (TiTiTDC)            

     

    T erritorialidade                                                                                                            

    I ntersetorialização

    T rabalho em rede

    I ntegralidade

    T ransversalidade

    D iálogo Escola- Comunidade

    C onvivência negociada

  • Questão CERTA!

    Integralidade: Visa a formação integral da criança ( física, emocional, cognitivo e cultural)

    Intersetorialização: Articulação entre os âmbitos do governo e políticas públicas, que incluam projetos sociais, econômicos, culturais e esportivos.

    Transversalidade: Considera os saberes dos alunos e as concepções interdisciplinares do conhecimento. Une conhecimentos sistematizados com questões da vida real.

    Diálogo entre escola e comunidade: Transformar a escola em um espaço comunitários de intensas trocas culturais.

    Territorialidade: A educação não deve se restringir somente ao ambiente escolar.

    Trabalho em rede: Todos devem trabalhar em conjunto, com o objetivo de criar oportunidades para todos.


ID
2303584
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando os pressupostos do Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue o item a seguir.

No âmbito da educação integral, o Currículo em Movimento tem sua efetivação condicionada aos seguintes princípios nucleares: vinculação entre teoria e prática, transversalidade, contextualização e técnica curricular

Alternativas
Comentários
  • Currículo em Movimento da Educação Básica SEDF

  • ERRADA

    Para a efetivação deste Currículo na perspectiva da integração, alguns
    princípios são nucleares: unicidade teoria-prática, interdisciplinaridade,
    contextualização, flexibilização.

  • ERRADO.

    PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL – (TITITDC)

    T TERRITOTIALIDADE Significa romper com os muros escolares, entendendo a cidade como um rico laboratório de aprendizagem. Afinal, a educação não se restringe ao ambiente escolar e pode ser realizada em espaços da comunidade como igrejas, salões de festa, centros e quadras comunitárias, estabelecimentos comerciais, associações, posto de saúde, clubes, entre outros, envolvendo múltiplos lugares e atores.

    2 I INTEGRALIDADE Integralidade deve ser entendida a partir da formação integral de crianças, adolescentes e jovens, buscando dar a devida atenção para todas as dimensões humanas, com equilíbrio entre os aspectos cognitivos, afetivos, psicomotores e sociais. Esse processo formativo deve considerar que a aprendizagem se dá ao longo da vida (crianças, adolescentes, jovens e adultos aprendem o tempo todo), por meio de práticas educativas associadas a diversas áreas do conhecimento, tais como cultura, artes, esporte, lazer, informática, entre outras, visando ao pleno desenvolvimento das potencialidades humanas.


    T TRANSVERSALIDADE A ampliação do tempo de permanência do aluno na escola deverá garantir uma Educação Integral que pressupõe a aceitação de muitas formas de ensinar, considerando os diversos conhecimentos que os alunos trazem de fora da escola. A transversalidade só faz sentido dentro de uma concepção interdisciplinar de conhecimento, vinculando a aprendizagem aos interesses e aos problemas reais dos alunos e da comunidade.

    4 I INTERSETORIALIZAÇÃO A Educação Integral deverá ter assegurada a intersetorialização no âmbito do Governo entre as políticas públicas de diferentes campos, em que os projetos sociais, econômicos, culturais e esportivos sejam articulados, buscando potencializar a oferta de serviços públicos como forma de contribuição para a melhoria da qualidade da educação.

    T TRABALHO EM REDE Todos devem trabalhar em conjunto, trocando experiências e informações, com o objetivo de criar oportunidades de aprendizagem para todas as crianças, adolescentes e jovens. O estudante não é só do professor ou da escola da rede, existindo uma corresponsabilidade pela educação e pela formação do educando. Nessa ambiência favorável ao diálogo, o professor não está sozinho, faz parte da equipe da escola e da rede de ensino.

    D DIÁLOGO ESCOLACOMUNIDADE As escolas que avançaram na qualidade da educação pública foram as que avançaram no diálogo com a comunidade (BRASIL, 2008). Na Educação Integral é necessária a transformação da escola num espaço comunitário, legitimando-se os saberes comunitários como sendo do mundo e da vida. Assim, o projeto pedagógico implica pensar na escola como um polo de indução de intensas trocas culturais e de afirmação de identidades sociais dos diferentes grupos presentes, com abertura para receber e incorporar saberes próprios da comunidade, resgatando tradições e culturas populares.

    C CONVIVÊNCIA ESCOLAR Apenas é citado.

    Professor Carlinhos Costa 

  • ERRADA

    PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL

    Integralidade

    intersetorialização

    Transvesalidade

    Diálogo entre Escola e Comunidade

    Territorialidade

    Trabalho em rede

    CONVIVÊNCIA ESCOLAR - essa é apenas citada.

    pag. 28 Currículo em Movimento da Educação Básica

  • Para a efetivação deste Currículo na perspectiva da integração, alguns princípios são nucleares: unicidade teoria-prática, interdisciplinaridade, contextualização, flexibilização.

  • Transdiciplinaridade não faz parte dos princípios epistemológicos do Currículo da SEEDF, mas sim INTERDISCIPLINARIDADE

  • Princípios da ED. INTEGRAL: (TiTiTDC)

    T erritorialidade

    I ntersetorialização

    T rabalho em rede

    I ntegralidade

    T ransversalidade

    D iálogo Escola- Comunidade

    C onvivência negociada

    Diferente dos princípios Do CURRÍCULO na perspectiva INTEGRAL (FIUC)

    F lexibilização.

    I nterdisciplinaridade

    U nicidade teoria-prática

    C ontextualização,

  • Para a efetivação deste Currículo na perspectiva da integração, alguns princípios são nucleares: unicidade teoria-prática, interdisciplinaridade, contextualização, flexibilização. (Currículo em movimento – Pressupostos Teóricos p.66)


ID
2323957
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação a planejamento pedagógico, transdisciplinaridade, avaliação e projeto político-pedagógico, julgue o item que se segue.

O significado político do fazer pedagógico está relacionado às decisões metodológicas e teóricas e às relações sociais estabelecidas em sala de aula.

Alternativas
Comentários
  • Significado de política:

    arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; ciência política.

     

    às decisões metodológicas e teóricas e às relações sociais estabelecidas em sala de aula. Estes são o espelho da organização pedagógica que o professor realiza para o seu trabalho em sala de aula.

    Por isso, quando estudamos o assunto PPP, este fala das suas camadas (Projeto Político Pedagógico) que estão relcionadas conforme a questão indaga.

     

  • eu acho que ta certa

  • Questão Tranquila.

    Obviamente sempre o fazer pedagógico está relacionado às decisões metodológicas e teóricas e às relações sociais estabelecidas.


ID
2323963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação a planejamento pedagógico, transdisciplinaridade, avaliação e projeto político-pedagógico, julgue o item que se segue.

A transdisciplinaridade, sem negar a interdisciplinaridade, propõe a superação da fragmentação do conhecimento e o trabalho de forma integrada.

Alternativas
Comentários
  • A transdisciplinaridade transpassa as disciplinas, amarrando as pontas para que não fique fragimentado determinado assunto ou aula em relação aos objetivos a serem alcançados pelo professor e seus alunos.

     

    Conceito de Transdisciplinaridade:

    Resultado de um axioma (Dogmas) comum a um conjunto de disciplinas (Fazenda, 1994). É ainda vista como uma modalidade, transcedência de relação entre as disciplinas que as sugere. Desaparecem os limites entre as diversas disciplinas e se constitui em sistema total que ultrapassa o plano das relações e interaações entre tais disciplinas.

     

    Significado de Axioma e Dogmas= São Verdades Absolutas e inquestionáveis.

    A palavra Dogma é usado mais em relação as Verdades ditas pela igreja católica na época da educação jesuita (Tradicional).

     

  • Questao CERTA.

    Multidisciplinaridade: Aqui existe uma tematica comun, porem não existe relação nem cooperação entre as disciplinas. ( Sistema de um só nível e de objetivos múltiplos; cooperação mas sem coordenação; há troca entre elas, ainda que não seja organizada; propõe estudar o mesmo objeto em várias disciplinas ao mesmo tempo. Sua finalidade ainda é “multidisciplinar”. )

    Pluridisciplinaridade: Aqui exsite uma tematica comun, mas agora existe uma relaçao e cooperação entre as disciplinas.( Sistema de um só nível e de objetivos múltiplos; cooperação mas sem coordenação; há troca entre elas, ainda que não seja organizada; propõe estudar o mesmo objeto em várias disciplinas ao mesmo tempo. Sua finalidade ainda é “multidisciplinar”. )

    Interdisciplinaridade: Aqui exsite cooperação e dialogo entre as disciplinas, exsite uma ação coordenada. ( Intercâmbio mútuo e interação de diversos conhecimentos de forma recíproca e coordenada; perspectiva metodológica comum a todos; integrar os resultados; permanecem os interesses próprios de cada disciplina, porém, buscam soluções dos seus próprios problemas através da articulação com as outras disciplinas. :)

    Transdisciplinaridade: Cooperação entre todas as disciplinas e interdisciplinas. ( Etapa superior a interdisciplinaridade; não atinge apenas as interações ou reciprocidades, mas situa essas relações no interior de um sistema total;  interação global das várias ciências; inovador; não é possível separar as matérias. )

  • A questão não está errada por afirmar que a transdisciplinaridade propõe a superação do trabalho de forma integrada?

  • Ao meu ver a questão está errada. A transdisciplinaridade vai propor a superação do trabalho de forma integrada?

    Essa que é a dúvida, e não o conceito.

  • O pega foi na gramática da questão.

    A transdisciplinaridade, sem negar a interdisciplinaridade, propõe A superação da fragmentação do conhecimento e O trabalho de forma integrada. -> propõe a superação da fragmentação e PROPÕE o trabalho de forma integrada. CERTO

    A transdisciplinaridade, sem negar a interdisciplinaridade, propõe a superação DA fragmentação do conhecimento e superação DO trabalho de forma integrada. ERRADO

    Questão que visa o erro do candidato, não a verificação do conhecimento.


ID
2323966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação a planejamento pedagógico, transdisciplinaridade, avaliação e projeto político-pedagógico, julgue o item que se segue.

A transdisciplinaridade permeia as disciplinas e constitui um movimento pedagógico que resgata o sentido do conhecimento.

Alternativas
Comentários
  • transdisciplinaridade é uma abordagem científica que visa à unidade do conhecimento. Desta forma, procura estimular uma nova compreensão da realidade articulando elementos que passam entre, além e através das disciplinas, numa busca de compreensão da complexidade do mundo real.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Interdisciplinaridade

  • A transdisciplinaridade é um enfoque pluralista do conhecimento que tem como objetivo, através da articulação entre as inúmeras faces de compreensão do mundo, alcançar a unificação do saber. Assim , unem-se as mais variadas disciplinas para que se torne possível um exercício mais amplo da cognição humana.

  • Permeia: atravessa, fura, cruza, passa, penetra, percorre, transpassa, transpõe.


ID
2323969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação a planejamento pedagógico, transdisciplinaridade, avaliação e projeto político-pedagógico, julgue o item que se segue.

Os elementos constituintes, os objetivos e os conteúdos de um planejamento devem, obrigatoriamente, estar interligados, mas as estratégias, não, pois estas são flexíveis.

Alternativas
Comentários
  • Os elementos constituintes, os objetivos, as estratégias e os conteúdos de um planejamento devem, obrigatoriamente, estar interligados, mas devem ser flexíveis, pois o planejamento não é algo estatico, parado, e sim evolutivo em constante desenvolvimento.

     

  • "Questão totalmente interpretativa. Em qualquer processo de planejamento estratégico tanto os elementos constituintes do planejamento quanto da estratégia devem ser totalmente interligados entre si, para que tenham coerência." (fonte: Professor Carlos Xavier - Estratégia Concursos)

    _________________________________________________________________________________________________________________

    Segundo:

    Chiavenato, Idalberto. Planejamento estratégico. Editora Elsevier. Rio de Janeiro. 2003  (Planejamento Estratégico: fundamentos e aplicações (capítulo 2)

     

    Elementos do Planejamento Estratégico

     

    Declaração de missão: a missão traduz as responsabilidades e pretensões da organização junto ao ambiente e define o “negócio”, delimitando o seu ambiente de atuação. Ela é uma definição que antecede o diagnóstico estratégico.

     

    Visão de negócios: mostra uma imagem da organização no momento de realização de seus propósitos no futuro. Cria um “estado de tensão” positivo entre o mundo como ele é e o mundo ideal. Inspira, estimula e motiva pessoas.

     

    Diagnóstico estratégico externo: antecipa oportunidades e ameaças para concretização da visão, da missão e dos objetivos empresariais. Análise de diferentes dimensões setoriais e competitivas. Composto por 5 forças: poder de barganha dos clientes e fornecedores, ameaça de substitutos e novos concorrentes entrantes e a rivalidade dos atuais concorrentes.

     

    Diagnóstico estratégico interno: mostra a situação da organização diante das dinâmicas ambientais, relaciona orças e fraquezas e cria condições de formulação de estratégias para ajustamento da organização no ambiente em que atua.

     

    Fatores-chave de sucesso: Inserido entre o diagnóstico e a formulação das estratégias propriamente ditas, procuram evidenciar questões críticas para organização, emergindo dos elementos apontados na análise realizada com a aplicação do modelo de SWOT.

     

    Sistema de planejamento estratégico: formulação de estratégias e sua implementação pelo processo de construção das ações segundo as quais a organização perseguirá a consecução de sua visão de negócios, missão e objetivos e de sua implantação  por meio de planos operacionais.

     

    Definição de objetivos: a organização persegue simultaneamente diferentes objetivos em uma hierarquia de importância, prioridades ou urgência.

     

    Análise dos públicos de interesse: pessoa, grupo ou organização que possa influenciar ou ser influenciado pela organização. A análise identifica seus interesses e poderes de influência com respeito a missão da organização.

     

    Formalização do plano: implementação por meio de programas e projetos específicos. Requer esforço de pessoal e emprego de modelos analíticos para avaliação, locação e controle dos recursos.

     

  • Vanessa Pimenta, viajooou na maionese !!! kkkkkkk Miga, está questão refere-se ao planejamento no campo da educação, no qual devemos ter como refentes os estudiosos da educação como, por exemplo, Carlos Libâneo, Cipriano Luckesi, Celso Vasconcelos dentre outros. Este texto seu, é planejamento mas no campo da Administração!!!! Vamos ficar atentos !!!

  • gabarito: errado

  • gabarito: errado

  • Sempre todos os elementos de um planejamento ou de um processo de ensino precisam estar interligados: Objetivos, Conteúdos, Métodos, recursos, estratégias, Meios e Avaliação.


ID
2330026
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A parceria entre avaliação e aprendizagem se estabelece a partir da compreensão, pelos sujeitos envolvidos nesse processo, de que todos são capazes de aprender e que fazem isso de diferentes formas e em diferentes espaços de tempo. As práticas escolares que emergem dessa percepção se desvelam por meio de ações que constituem o trabalho pedagógico concebido e organizado como espaço de participação, ou seja, como processo de democratização emancipatória que contribui decisivamente para a conquista e a construção de novos espaços e de novas formas de cidadania individual e coletiva.

Boaventura de Sousa Santos. A transição paradigmática: da regulação à emancipação. Oficina do Centro de Estudos Sociais (CES), n.º 25. Coimbra, mar./1991 (com adaptações).

Tendo o texto apresentado como referência inicial e considerando as Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar e o Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue o item subsecutivo.

Sob a ótica da educação emancipatória, todos os espaços da comunidade são considerados espaços educadores, cabendo à escola e ao professor a articulação entre os entes envolvidos, por meio de projetos.

Alternativas
Comentários
  • Correta.

     

  • Dá pra responder esse tipo de questão só com o tipo de opinião de um pedagogo;

    se você já conversou com um pedagogo, sabe disso ;)

  • De que parte do texto pode se inferir que "todos os espaços da comunidade são considerados espaços educadores"?

  • Faço a mesma pergunta, Igor Carvalho.

  • CERTO. Na educação emancipatória prevalece a ideia de saberes múltiplos que devem ser considerados no processo de ensino-aprendizagem. Professor como mediador também é um conceito afeto ao conceito de educação emancipatória. Na verdade, esta é um conceito que está incluso na teoria da pedagogia histórico-crítica.

  • Fazendo um concurso para professor eu reponderia certo sem medo de errar. Mas para outra área já não sei, na minha opinião extrapolação, pois diz que são todos os espaços.
  • Atenção para o comando da questão!! Não está escrito "segundo o texto" em lugar nenhum. Pelo contrário, é para considerar 2 coisas de fora do texto: 1) Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar e 2) Currículo em Movimento da Educação Básica. O texto é apresentado apenas como uma referência inicial, como está expresso no enunciado. O candidato que supõe que a questão deve ser respondida apenas com base no texto é que está extrapolando o comando.

  • extrapolou...fazer o que???

  • Acho que quem acertou essa questão tem grandes chances de errar na prova.

    Extrapolou demais!!!

  • Não dá para inferir o texto, parece que está faltando texto.

  • Atenção ao comando da questão.

    Gabarito certo


ID
2332720
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O currículo, assumindo como referência os princípios educacionais garantidos à educação, configura-se como o conjunto de valores e práticas que proporcionam a produção, a socialização de significados no espaço social e contribuem intensamente para a construção de:

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2010 (*) Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.

     

    Art. 13. O currículo, assumindo como referência os princípios educacionais garantidos à educação, assegurados no artigo 4º desta Resolução, configura-se como o conjunto de valores e práticas que proporcionam a produção, a socialização de significados no espaço social e contribuem intensamente para a construção de identidades socioculturais dos educandos.

     

    Gabarito A


ID
2403067
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme o grau de integração das diferentes disciplinas reagrupadas em um determinado momento, podemos estabelecer diferentes níveis de interdisciplinaridade. Segundo Piaget (1979), os níveis de colaboração e integração entre disciplinas, são:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

     

    1) Multidisciplinaridade: o nível inferior de integração. Ocorre quando, para solucionar um problema, busca-se a informação e ajuda em várias disciplinas, sem que tal interação contribua para modificá-las ou enriquecê- las. Esta costuma ser a primeira fase da constituição de equipes de trabalho interdisciplinar, porém não implica que necessariamente seja preciso passar a níveis de maior cooperação;

     

    2) Interdisciplinaridade: o segundo nível de associação entre disciplinas, em que a cooperação entre várias disciplinas provoca intercâmbios reais; isto é, existe verdadeira reciprocidade nos intercâmbios e, consequentemente, enriquecimentos mútuos;

     

    3) Transdisciplinaridade: é a etapa superior de integração. Trata-se da construção de um sistema total, sem fronteiras sólidas entre as disciplinas, ou seja, de uma teoria geral de sistemas ou de estruturas, que inclua estruturas operacionais, estruturas de regulamentação e sistemas probabilísticos, e que una estas diversas possibilidades por meio de transformações reguladas e definidas.

  •  

    MULTIDISCIPLINARIDADE -  *Sem relação entre as disciplinas;  *Sem cooperação, coordenação; *Fragmentada; *Uma temática comum.

    INTERDISCIPLINARIDADE -   *Cooperação e diálogo;  *Coordenação;  *Eixo integrador;  *Integração disciplinar; 

    TRANSDISCIPLINARIDADE-  *Não é possível separar as matérias; *Inovador; *Integrador: Disciplinas, eixos, áreas,sistemas;                                                          


ID
2409412
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Maceió - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Dadas as afirmativas a respeito da relação entre transversalidade e interdisciplinaridade na educação,


I. A interdisciplinaridade diz respeito principalmente à dimensão da didática.

II. A transversalidade refere-se a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento.

III. Deve-se considerar que na transversalidade existem afinidades maiores entre determinadas áreas e determinados temas, como é o caso de Ciências Naturais e Saúde ou entre História e Geografia.

IV. A inserção de temas que integrem as áreas convencionais de conhecimento de forma a estarem presentes em todas elas, relacionando-as às questões da atualidade, é chamado de transversalidade.

 

verifica-se que está(ão) correta(s)  

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Ambas, transversalidade e interdisciplinaridade, se fundamentam na crítica de uma concepção de conhecimento que toma a realidade como um conjunto de dados estáveis, sujeitos a um ato de conhecer isento e distanciado. Ambas apontam a complexidade do real e a necessidade de se considerar a teia de relações entre os seus diferentes e contraditórios aspectos. Mas, diferem uma da outra, uma vez que:

    -A interdisciplinaridade se refere a uma abordagem epistemológica (origem) dos objetos de conhecimento,ou seja, A interdisciplinaridade questiona a visão compartimentada (disciplinar), sem levar em conta a inter-relação e a influência entre eles.

    -A transversalidade diz respeito principalmente à dimensão da didática, ou seja, diz respeito  a aprender sobre a realidade e as questões da vida real.

  • Interdisciplinaridade= Campo epistemológico;

    Transversalidade= Campo didático.

  • Discordo da banca quanto a assertiva c para mim gabarito nulo ou apenas a IV

    A transdisciplinaridade são áreas eixos temático que perpassam todo currículo

    III. Deve-se considerar que na transversalidade existem afinidades maiores entre determinadas áreas e determinados temas, como é o caso de Ciências Naturais e Saúde ou entre História e Geografia. Discordo afinidades entre determinadas áreas é a pluridisciplinaridade que a relação é entre disciplinas vizinhas.


ID
2409859
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em uma aula tradicional, reprodutiva, o professor ensina e o aluno aprende, cada um no seu lugar.

Pedro Demo diz que se deve trabalhar não apenas a abordagem instrucionista do conhecimento e da aprendizagem, mas ir mais além, extrapolando a fronteira do que é ensinado e buscando, de forma proativa, uma maior riqueza na abordagem de fenômenos que necessitam gerar conhecimento e aprendizagem que vão além das fronteiras das disciplinas. O autor sugere que o ideal seria adotar uma postura não linear e complexa para a aprendizagem. Nesse sentido:

Alternativas
Comentários
  • GAB B

  • Alguém poderia explicar essa questão?

     

     

  • Renato, não sei se conseguirei te ajudar, mas te darei um caminho para compreender a resposta: assisti a um mini documentário do Edgar Morin sobre a complexidade do pensamento que está intrinsecamente relacionado com a transdisciplinaridade. Ele afirma que são indissociáveis, por isso, logo interliguei os pressupostos de Demo e Morin. Assiste no you tube, pois vai te ajudar a compreender essa interligação. Espero ter te ajudado.

  • Letra B

    O pensamento ele deve ser complexo e não simplista, complexo no sentido de integrado contínuo.


ID
2415586
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O conhecimento disciplinar é sistematizado por grupos de especialistas que partilham linguagem, enfoque, objetos e métodos de pesquisa comuns. Assim, o currículo escolar também organiza-se através de disciplinas, que guardam uma forte relação com as áreas de referência no domínio desses especialistas. Atualmente, a teoria educacional propõe uma prática escolar inspirada em uma dimensão interdisciplinar. Essa dimensão é fundamental, pois se caracteriza por:

Alternativas
Comentários
  • c)

    vivenciar a realidade global, que se inscreve nas experiências cotidianas de alunos e professores.


ID
2417584
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre currículo: concepções, elaboração, prática, transdisciplinaridade e transversalidade, leia as afirmativas a seguir.

I. A interdisciplinaridade na escola deve consistir na criação de uma mistura de conteúdos ou métodos de diferentes disciplinas.

II. A interdisciplinaridade pode ser pensada como uma possibilidade de novas organizações do trabalho educativo, com planejamentos individuais envolvendo professores das diferentes áreas do conhecimento.

III. A transdisciplinaridade propõe-se uma superação da estrutura disciplinar, uma vez que ela diz respeito àquilo que está ao mesmo tempo entre as disciplinas, através das diferentes disciplinas e além de qualquer disciplina. Seu objetivo é a compreensão do mundo presente, para o qual um dos imperativos é a unidade do conhecimento.

IV. Organizar currículos é ter compreensão contextualizada dos agentes macro e microssociais presentes na comunidade escolar.

Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • II. A interdisciplinaridade pode ser pensada como uma possibilidade de novas organizações do trabalho educativo, com planejamentos COLETIVOS, envolvendo professores das diferentes áreas do conhecimento.

    Interdisciplinar é um adjetivo que qualifica o que é comum a duas ou mais disciplinas ou outros ramos do conhecimento. É o processo de ligação entre as disciplinas.

     

    Fonte: Significado de Interdisciplinar - O que é, Conceito e Definição <https://www.significados.com.br/interdisciplinar/>

  • letra  D 

  • SOBRE O ITEM I

    A interdisciplinaridade na escola não pode consistir na criação de uma mistura de conteúdos ou métodos de diferentes disciplinas. Este procedimento não só destrói o saber posto, mas acaba também com qualquer aprendizagem. Só depois de aprendido e dominado o construto, o educando deve ser encorajado a transcodificá-lo para sua vida cotidiana, para seus irmãos menores, para o grupo de trabalho na escola, para as imagens do computador. (ETGES, 1995, p.81).

    <http://revistaunar.com.br/cientifica/documentos/vol2_n2_2008/3_organizacao_curricular.pdf>

    SEM GABARITO


ID
2420977
Banca
IBADE
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A proposta de transversalidade pode acarretar algumas discussões do ponto de vista conceitual, como, por exemplo, a da sua relação com a concepção de interdisciplinaridade, bastante difundida no campo da pedagogia. Sobre o assunto, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • alternatica C

  • Interdisciplinaridade= epistemologia

    Transdiciplinaridade= didática

    #PartiuPosse!


ID
2427712
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Lopes (2011) agrupa as propostas de integração curricular em três modalidades diferentes, organizadas em função de um princípio integrador. Assinale a opção que apresenta uma denominação curricular e o seu princípio integrador.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B.

    Currículo Global: integrado pelos interesses dos alunos e seus responsáveis.

    Currículo por projetos: e por temas transversais, integrado por competências e habilidades.

    Currículo Interdisciplinar: integrado pelos conceitos das disciplinas, mantendo a lógica dos saberes disciplinares de referência.

    Currículo por temas geradores:  integrado por questões da vida social dos alunos.

    Currículo Disciplinar: integrado pelas etapas de desenvolvimento cognitivo dos alunos.


ID
2552851
Banca
IBADE
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A proposta de transversalidade pode acarretar algumas discussões do ponto de vista conceitual, como, por exemplo, a da sua relação com a concepção de interdisciplinaridade, bastante difundida no campo da pedagogia. Sobre o assunto, é correto afirmar que:

Alternativas