SóProvas


ID
2719891
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O relatório dos auditores independentes sobre as demonstrações contábeis de uma sociedade anônima, em 31.12.2017 e 31.12.2016, foi apresentado com a seguinte redação:

RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES SOBRE AS DEMONSTRAÇOES FINANCEIRAS

Aos acionistas da Empresa MODELO S.A.

Curitiba, PR

Examinamos as demonstrações financeiras da Empresa MODELO S.A., que compreendem o balanço patrimonial em 31 de dezembro de 2017 e as respectivas demonstrações do resultado, das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa para o exercício findo naquela data, assim como o resumo das principais práticas contábeis e demais notas explicativas.

Responsabilidade da administração da Companhia sobre as demonstrações financeiras

A Administração da Companhia é responsável pela elaboração e adequada apresentação dessas demonstrações contábeis, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e pelos controles internos que ela determinou como necessários para permitir a elaboração de demonstrações contábeis livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro.

Responsabilidade dos auditores independentes

Nossa responsabilidade é a de expressar uma opinião sobre essas demonstrações contábeis com base em nossa auditoria, conduzida de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria. Essas normas requerem o cumprimento de exigências éticas pelos auditores e que a auditoria seja planejada e executada com o objetivo de obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis estão livres de distorção relevante.

Uma auditoria envolve a execução de procedimentos selecionados para obtenção de evidência a respeito dos valores e divulgações apresentados nas demonstrações financeiras. Os procedimentos selecionados dependem do julgamento do auditor, incluindo a avaliação dos riscos de distorção relevante nas demonstrações financeiras, independentemente se causada por fraude ou erro. Nessa avaliação de riscos, o auditor considera os controles internos relevantes para a elaboração e adequada apresentação das demonstrações financeiras da Companhia para planejar os procedimentos de auditoria que são apropriados nas circunstâncias, mas não para fins de expressar uma opinião sobre a eficácia desses controles internos da Companhia. Uma auditoria inclui, também, a avaliação da adequação das práticas contábeis utilizadas e a razoabilidade das estimativas contábeis feitas pela administração, bem como a avaliação da apresentação das demonstrações contábeis tomadas em conjunto.

Acreditamos que a evidência de auditoria obtida é suficiente e apropriada para fundamentar nossa opinião ___________________.

Base para opinião __________________.

A entidade deixou de apresentar a demonstração do fluxo de caixa para os exercícios findos em 31 de dezembro de 2017 e 2016, requerida como parte das informações contábeis mínimas.

Opinião __________________.

Em nossa opinião, exceto pela falta da apresentação da demonstração do fluxo de caixa, mencionada no parágrafo anterior, as demonstrações contábeis acima referidas representam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da Empresa MODELO S.A. em 31 de dezembro de 2017 e 2016, o desempenho das suas operações referentes aos exercícios findos naquelas datas, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil.

Curitiba, 20 de março de 2018
Assinatura
Fulano de Tal
Auditores Independentes
CRC-PR 12345-6

Diante da estrutura apresentada e da opinião firmada pelos auditores, é possível identificar o relatório como sendo do tipo:

Alternativas
Comentários
  • letra d

    Opinião não modificada é a opinião expressa pelo auditor quando ele conclui que as demonstrações contábeis são elaboradas, em todos os aspectos relevantes, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável. Resumindo: Tá tudo certo (lembre-se, que o que é verificado são os aspectos MAIS RELEVANTES, e não TODOS os aspectos das demonstrações)

     

    O auditor deve se abster de expressar uma opinião quando não consegue obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para fundamentar sua opinião e ele concluir que os possíveis efeitos de distorções não detectadas sobre as demonstrações contábeis, se houver, poderiam ser relevantes e generalizados.

     

    O auditor deve expressar uma Opinião adversaquando, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes e generalizadas para as demonstrações contábeis.

     

    O auditor deve expressar umaOpinião com ressalvaquando:

    (a) ele, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes, mas não generalizadas nas demonstrações contábeis; ou

    (b) não é possível para ele obter evidência apropriada e suficiente de auditoria para fundamentar sua opinião, mas ele conclui que os possíveis efeitos de distorções não detectadas sobre as demonstrações contábeis, se houver, poderiam ser relevantes, mas não generalizados. 

     

    O item 24 da NBC TA 700 dispõe que:

    A seção “Opinião” do relatório do auditor também deve:

    (a) identificar a entidade cujas demonstrações contábeis foram auditadas;

    (b) afirmar que as demonstrações contábeis foram auditadas;

    (c) identificar o título de cada demonstração que compõe as demonstrações contábeis;

    (d) fazer referência às notas explicativas, incluindo o resumo das principais políticas contábeis; e

    (e) especificar a data ou o período de cada demonstração que compõe as demonstrações contábeis.

    fonte: https://suficienciacontabil.com.br/2017/10/16/as-formas-de-opiniao-do-auditor-independente/

  • gente esta banca adora cansar o candidato com textos enormes.. eu já peguei a manha dela e vou logo procurando onde realmente a pergunta interessa. Ler a pergunta primeiro antes de ler os textos faz ganhar um tempo valiosos fica a dica.