SóProvas


ID
2720023
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A bronquiolite é uma infecção viral aguda que ocorre usualmente em crianças de 2 a 12 meses, tendo como uma das características predominantes:

Alternativas
Comentários
  • A bronquiolite, inflamação dos bronquíolos (parte final dos brônquios), atinge principalmente os bebês menores de dois anos e é mais comum no inverno. Nos primeiros anos de vida, o sistema imunológico ainda é imaturo, o que torna as crianças mais suscetíveis ao vírus sincicial respiratório (VSR), o principal causador da doença. Além dele, o adenovírus, o parainfluenza, o vírus influenza, o rinovírus, o bocavírus e o metapneumovírus também são transmissores. A principal forma de contaminação é por meio de secreções respiratórias e por contato, ou seja, crianças que passam o dia em locais fechados com outras pessoas, como creches, estão mais propensas à infecção.

     

    Os sintomas iniciais são bem parecidos com os do resfriado: tosse, obstrução nasal, coriza e às vezes chiado no peito. “Os sinais e sintomas da bronquiolite se assemelham a uma crise de asma ou bronquite e duram aproximadamente de 3 a 15 dias. Dificuldade para respirar e falta de ar indicam gravidade”, alerta o pediatra infectologista do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) Márcio Nehab.

     

    http://www.blog.saude.gov.br/index.php/servicos/52832-pediatra-da-fiocruz-orienta-sobre-tratamento-da-bronquiolite

     

    A nossa força de vontade vem de Deus, e com ele venceremos.

  • dispneia.