SóProvas


ID
2720107
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação à NBR 6118, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) A menor classe de resistência para concreto estrutural da NBR 6118 é 20 MPa, restrita ao uso em áreas classe de agressividade ambiental fraca.

( ) A maior relação água/cimento do concreto estrutural da NBR 6118 é 0,85, restrita ao uso em áreas classe de agressividade ambiental fraca.

( ) Quanto maior a classe de agressividade ambiental, maior o valor da classe de resistência mínima e menor a relação água/cimento máxima admissível pela NBR 6118.

( ) Nos projetos com concreto protendido, os valores de classe de resistência mínima e de relação água/cimento máxima admissíveis pela NBR 6118 são sempre mais conservadores do que no caso do concreto armado.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • 1 - A menor classe de resistência para concreto estrutural da NBR 6118 é 20 MPa, restrita ao uso em áreas classe de agressividade ambiental fraca.

     

    Correto. A classe C15 pode ser utilizada somente em peças não estruturais ou instalações provisórias. Em ambientes agressivos o concreto deverá ser de classes superiores, dada a alta porosidade dos concretos de baixa resistência. (tabela 7.1)

     

    2 - A maior relação água/cimento do concreto estrutural da NBR 6118 é 0,85, restrita ao uso em áreas classe de agressividade ambiental fraca.

     

    Errado. A maior relação a/c, de acordo com a tabela 7.1, é de 0,65, aplicável ao concreto armado sob classe de agressividade I.

     

    3 - Quanto maior a classe de agressividade ambiental, maior o valor da classe de resistência mínima e menor a relação água/cimento máxima admissível pela NBR 6118.

     

    Correto. A relação a/c e, consequentemente, a classe de resistência, influenciam diretamente na porosidade do concreto. Concretos mais porosos são mais vulneráveis ao ataque dos agentes agressivos.

     

    4 - Nos projetos com concreto protendido, os valores de classe de resistência mínima e de relação água/cimento máxima admissíveis pela NBR 6118 são sempre mais conservadores do que no caso do concreto armado.

     

    Correto. As armaduras ativas sempre exigirão maior proteção do que as passivas.

     

    Bons estudos!

  • "A menor classe de resistência para concreto estrutural da NBR 6118 é 20 MPa, restrita ao uso em áreas classe de agressividade ambiental fraca."

    V - Conforme tabela 7.2 da nbr 6118:2014, a menor resistência para um concreto ESTRUTURAL é a C20 (20Mpa).

    Conforme item 8.2.1, admite-se resistência C15, mas APENAS para obras provisórias ou SEM FINS ESTRUTURAIS.

    "A maior relação água/cimento do concreto estrutural da NBR 6118 é 0,85, restrita ao uso em áreas classe de agressividade ambiental fraca."

    F - Conforme tabela 7.1, a maior taxa de relação agua/cimento, ocorre para as menores classes de resistência do concreto, no caso, para a classe de agressividade I (Fraca), para o Concreto Armado (0,60) e para o concreto protendido (0,65). Não há previsão na norma de Relação A/C maior que 0,60.

    "Quanto maior a classe de agressividade ambiental, maior o valor da classe de resistência mínima e menor a relação água/cimento máxima admissível pela NBR 6118."

    V - Conforme a tabela 7.1, quanto maior a classe de agressividade, maior é a resistência do concreto necessária e menor a Relação A/C admissível. E é coerente que quanto maiores as agressividades, estas requeiram um concreto de melhor qualidade.

    "Nos projetos com concreto protendido, os valores de classe de resistência mínima e de relação água/cimento máxima admissíveis pela NBR 6118 são sempre mais conservadores do que no caso do concreto armado."

    V - Conforme item 7.6.2, as armaduras sob tensão tem maior sensibilidade à corrosão, isso reflete nos valores da tabela 7.2, pois vemos os valores de cobrimento para concreto protendido SUPERIORES ao do concreto armado, para uma mesma classe de agressividade.

    RESPOSTA: A

  • ( ) Nos projetos com concreto protendido, os valores de classe de resistência mínima e de relação água/cimento máxima admissíveis pela NBR 6118 são sempre mais conservadores do que no caso do concreto armado.

    Discordo que este item seja verdadeiro. Para os itens de CAA I, II e III, a afirmação é verdadeira, basta olhar a tabela 7.1 da NBR 6118. Entretanto para a CAA IV vê-se que tanto para projetos de CA quanto CP tem as mesmas exigências de relação água/cimento (≤ 0,45) e classe de resistência mínima (≥ C40).

    Desta forma não é sempre que os projetos com CP são mais conservadores que os com CA, pois há uma hipótese em que as exigências são idênticas para ambos.

  • Pensei o mesmo Donério, mas era a unica resposta possível...

  • Questão passível de recurso em relação ao último item.Não são SEMPRE conservadoras tendo em vista que na classe de agressividade IV tem a mesma exigência de relação água em cimento tanto para CA quanto para CP.

  • Não existe CAA FRACA, existem as CAA I, II, III e IV. O termo FRACA refere-se a agressividade e não a classe de agressividade. Quase todas as alternativas são passivas de recurso, mds kk