SóProvas


ID
2720416
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em seu artigo intitulado A questão Social no capitalismo, Iamamoto (2001) aponta que em primeiro lugar, nessa sociedade, a mercadoria é o caráter predominante e determinante dos produtos. O próprio trabalhador aparece como um mero vendedor de mercadorias: trabalhador livre que vende a sua força de trabalho – ou uma medida determinada do seu tempo de vida – e seu trabalho assume a determinação social de trabalho:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    O prõprio trabalhador aparece como um mero vendedor de mercadorias: trabalhador “livre” que vende a sua força de trabalho — ou uma medida determinada de seu tempo de vida — e seu trabalho assume a determinação social de trabalho assalariado, com caráter geral. Assim, os agentes principais dessa sociedade — o capitalista e o trabalhador assalariado — aparecem como “personificações do capital e do trabalho”, isto é, portadores de determinados caracteres sociais que o processo social de produção imprime aos indivíduos sociais,produtos destas relações, no âmbito das quais afirmam seu protagonismo. 

    Marilda Iamamoto - Serviço Social em Tempo de Capital Fetiche.

     

     

      

  • GABARITO: LETRA A

    ? Os espaços sócio-ocupacionais do assistente social pretende caracterizar o assistente social enquanto trabalhador assalariado e portador de um projeto profissional enraizado no processo histórico e apoiado em valores radicalmente humanos e tratar alguns dos determinantes históricos e forças sociais que explicam as metamorfoses dos espaços ocupacionais em que inserem os assistentes sociais na atualidade.

    ? Referência: https://www.unifesp.br/campus/san7/images/servico-social/Texto_introdutorio_Marilda_Iamamoto.pdf

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?