SóProvas


ID
2720452
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No livro Política Social: fundamentos e história (2008), as autoras Behring e Boschetti percorrem longos caminhos no estudo em política social. Assinale a alternativa que está de acordo com o pensamento das autoras:

Alternativas
Comentários
  • Entre as perspectivas utilizadas para entender as políticas sociais, as autores se utilizam da perspectiva ou método crítico-dialético.


    LETRA A

  • GABARITO: LETRA A

    → questão difícil;

    → O método crítico-dialético marxista traz uma solução complexa e inovadora do ponto de vista da relação sujeito- objeto: uma perspectiva relacional, que foge ao empirismo positivista/funcionalista e ao idealismo culturalista. Desta forma, as políticas sociais não podem ser vistas como meras ferramentas de prestação de serviço, mas pelo contrário, é necessário analisar a sua contradição política como mecanismo de legitimação da ordem econômica, que se refere principalmente ao barateamento da força de trabalho por meio da socialização dos custos da reprodução. Com isso, elas podem ser entendidas como um instrumento útil, como uma mediação para transformar as lutas de classes, em possíveis ganhos, convertendo-as num elemento de pacto entre classes opostas (BEHRING; BOSCHETTI, 2007).

    → BEHRING, E; BOSCHETTI. Política Social: Fundamentos e História. 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 2007.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • os servidores temporários, empregados públicos e servidores públicos são chamados de agentes adm ou servidores públicos em sentido amplo. Quanto a questão que você trouxe, com certeza não poderia ser a letra A nem B. Agora, se estivesse escrito apenas "servidor público" complicaria.