a) Quanto maior o número de janelas, menor será a carga térmica do ambiente, devido à circulação do ar proporcionada. ( A RENOVAÇÃO DE AR PODE TAMBÉM SER UM FATOR DE AUMENTO DE CARGA TÉRMICA.
b) A carga térmica para dois escritórios com as mesmas dimensões, recebendo a mesma insolação, é necessariamente a mesma. ( A CARGA TÉRMICA NÃO DEPENDE APENAS DESSES DOIS FATORES, DEPENDENDO DO TIPO DE UTILIZAÇÃO DO ESCRITÓRIO, A CARGA PODE SER DIFERENTE) .
c) A carga térmica independe do tipo de lâmpadas adotadas no projeto de iluminação, mas depende da quantidade. ( AS LÂMPADAS SÃO UM FATOR IMPORTANTE NO DIMENSIONAMENTO DE CARGA TÉRMICA TANTO QUANTO SUA QUANTIDADE).
d) A carga térmica depende do tipo de lâmpadas adotadas no projeto de iluminação, mas independe da quantidade. ( QUANTO MAIOR A QUANTIDADE DE LÂMPADAS MAIOR A INFLUÊNCIA NA CARGA TÉRMICA).
e) A carga térmica depende dos equipamentos elétricos instalados no escritório. ( CORRETO!) OS EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS EMANAM MUITO CALOR E SÃO MUITO IMPORTANTES NA DETERMINAÇÃO DA CARAGA TÉRMICA).
Carga térmica é a quantidade de calor que deve ser retirada ou fornecida a um local ou sistema, por unidade de tempo, objetivando a manutenção de determinadas condições térmicas (MENEZES, 2005).
O GANHO DE CALOR POR MEIO DA ENVOLTÓRIA, PESSOAS, ILUMINAÇÃO, EQUIPAMENTOS INTERNOS, RENOVAÇÃO DE AR E INFILTRAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS FATORES PARA DIMENSIONAMENTO DE UM SISTEMA DE AR CONDICIONADO. TAL GANHO É CLASSIFICADO PELO MODO DE TRANSFERÊNCIA: SENSÍVEL OU LATENTE. GANHO DE CALOR SENSÍVEL É O GANHO DIRETO NO AMBIENTE, POR MEIO DE CONDUÇÃO, CONVECÇÃO, E/OU RADIAÇÃO, PROVOCANDO O AUMENTO DA TEMPERATURA ( FONTES: ENVOLTÓRIA, PESSOAS, ILUMINAÇÃO, EQUIPAMENTOS INTERNOS, RENOVAÇÃO DE AR E INFILTRAÇÃO, QUANDO DA DESOCUPAÇÃO DO EDIFÍCIO ) ; JÁ O GANHO DE CALOR LATENTE OCORRE QUANDO UMIDADE É ADICIONADA AO AMBINETE ( TRANSPIRAÇÃO DE PESOAS, OU VALOR DE EQUIAPAMENTOS; FONTES : PESSOAS, RENOVAÇÃO DE AR E INFILTRAÇÃO QUANDO DA DESOCUPAÇÃO DO EDIFÍCIO.