SóProvas


ID
2721358
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UNIFESSPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analisando de maneira global as metas do Plano Nacional de Educação, segundo os documentos oficiais, pode-se afirmar que há um primeiro grupo de metas para a garantia do direito à educação básica com qualidade, que dizem respeito ao acesso, à universalização da alfabetização e à ampliação da escolaridade e das oportunidades educacionais. Referidas metas são denominadas de

Alternativas
Comentários
  • Há metas estruturantes para a garantia do direito à educação básica com qualidade, que dizem respeito ao acesso, à universalização da alfabetização e à ampliação da escolaridade e das oportunidades educacionais.

  • primeiro Bloco: Metas estruturantes para a garantia do direito à educação básica com qualidade

    Meta 1

    Propõe a universalização do acesso à educação infantil com o aumento da oferta de vagas nas creches e na pré-escola. O que se espera é que haja, até o fim da vigência do PNE, o atendimento de, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos e amplo acesso à pré-escola para alunos com idade entre 4 e 5 anos.

    Meta 2

    É referente à necessidade da universalização do acesso ao ensino fundamental, do primeiro ao nono ano, para que se atenda, no mínimo, 95% dos alunos com idade entre 6 e 14 anos.

    Meta 3

    Mostrou a necessidade de que haja, até 2016, a universalização do atendimento escolar ao público de faixa etária entre 15 e 17 anos. Para isso, como estratégia, é indicada a elevação da taxa de matrículas no ensino médio para 85% até o fim da vigência desse PNE.

    Meta 5

    Propõe que todas as crianças brasileiras possam ser alfabetizadas até o fim do primeiro ciclo do ensino fundamental.

    Meta 6

    Define a necessidade de ampliação da oferta para a educação em tempo integral, que passará a funcionar em, no mínimo, metade das escolas públicas brasileiras. O objetivo é possibilitar o atendimento de, pelo menos, um quarto dos alunos matriculados na educação básica até o fim da vigência do PNE.

    Meta 7

    Refere-se às projeções para a elevação da qualidade da educação básica na rede pública em todas as etapas: infantil, fundamental e médio. Essa meta ressalta a importância de se buscar a elevação das médias nacionais do Ideb para que se atinja os seguintes índices: anos iniciais do ensino fundamental: média 6,0; anos finais do ensino fundamental: média 5,5; ensino médio: 5,2.

    Meta 9

    Trata da necessidade de erradicar o analfabetismo absoluto do país. Ademais, também propõe o trabalho para que se busque uma redução de 50% da taxa de analfabetismo funcional até o fim da vigência desse PNE. Para isso, projeta a melhoria do índice de alfabetização da população com faixa etária a partir de 15 anos para 93,5%.

    Meta 10

    Propõe a integração de, pelo menos, 25% das matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), tanto do ensino fundamental quanto do médio, à oferta de educação profissional.

    Meta 11

    Trata da ampliação do acesso às vagas da educação profissional técnica para alunos do ensino médio, garantindo-se a qualidade dos cursos.

  • METAS ESTRUTURANTES: 1-11

  • Mais uma vez, quem faz essa interpretação que permite a classificação das metas estratégicas, como sugere a banca na presente questão? Em qual teórico, e qual referência, a banca baseia-se para fazer tal classificação? Não mostrando uma interpretação de algum autor e sua referência teórica, a banca torna a questão nula, uma vez que na letra da lei 13.005/2014 não há tal classificação.

  • Apesar da banca não embasar teoricamente esses conceitos, podemos encontrá-los no documento base para elaboração do PNE.

  • PNE - Foi dividido em 4 blocos

    1º bloco; METAS 1,2,3-5,6,7-9,10,11 - ESTRUTURANTES - garantia do direito à educação básica com qualidade

    2º bloco; METAS 4-8 - DESIGUALDADE E DIVERSIDADE

    3º bloco; METAS 15,16,17,18 - VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

    4º bloco; METAS 12,13,14 - ENSINO SUPERIOR

    Meta 19 -GD

    Meta 20 - PIB

    não estão em blocos

  • RESPOSTA : A