SóProvas


ID
2721400
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UNIFESSPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Sobre os níveis do tratamento dos esgotos, considere as afirmativas seguintes.

I Tratamento preliminar: remoção de sólidos em suspensão grosseiros (materiais de menores dimensões e areias).
II Tratamento primário: remoção de sólidos em suspensão sedimentáveis, DBO em suspensão (associada à matéria orgânica componente dos sólidos em suspensão sedimentáveis).
III Tratamento secundário: remoção da DBO em suspensão (caso não haja tratamento primário: DBO associada à matéria orgânica em suspensão, presente no esgoto bruto).
IV Tratamento terciário: remoção de nutrientes, organismos patogênicos, metais pesados, compostos biodegradáveis, sólidos orgânicos dissolvidos e sólidos em suspensão remanescentes.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • GABARITO

    LETRA E

  • Tratamento Preliminar

    Remove apenas sólidos grosseiros, flutuantes e matéria mineral sedimentável. O tratamento preliminar segue os seguintes processos:

    - Grades
    - Desarenadores (caixas de areia)
    - Caixas de retenção de óleo e gordura
    - Peneiras

    Tratamento Primário

    Remove sólidos inorgânicos e matéria orgânica em suspensão. A DBO é removida parcialmente e os sólidos em suspensão quase que totalmente. Esse nível de tratamento segue os seguintes processos:

    - Decantação primária ou simples
    - Reatores anaeróbios com baixa eficiência
    - Flotação
    - Neutralização
    - Precipitação química com baixa eficiência

    Reatores anaeróbios de esgotos sanitários, abatedouros ou outros que seguem essa linha, através de lagoa anaeróbia única e com precipitação química através da coagulação-floculação de esgotos sanitários, são considerados como primários. Em ambos os casos a eficiência de remoção da DBO dificilmente ultrapassam os 75%, sendo mais comum encontrar valores em torno de 60%, necessitando assim de pós-tratamento.

    Tratamento secundário

    Esse nível de tratamento remove os sólidos inorgânicos e matéria orgânica dissolvida e em suspensão. A DBO e sólidos inorgânicos são removidos quase totalmente. Dependendo do sistema adotado, a eficiência de remoção é alta. Nesse nível os processos são:

    - Processos de lodos ativados
    - Lagoas de estabilização (exceto lagoa anaeróbia única)
    - Reatores anaeróbios com alta eficiência
    - Lagoas aeradas
    - Filtros biológicos
    - Precipitação química com alta eficiência

    Reatores anaeróbios de efluentes de cervejarias ou de vinhaça de destilarias de álcool ou outras desse seguimento, através da DAFA (Digestor Anaeróbio de Fluxo Ascendente) e a precipitação química através da elevação do pH de matais como cobre, níquel, zinco etc. São considerados como secundários. Em ambos os casos as eficiências de remoção da DBO e das concentrações de metais dificilmente são inferiores a 90%.

    Tratamento terciário avançado

    Esse nível de tratamento é para obter um efluente de alta qualidade, ou a remoção de outras substâncias contidas nas águas residuárias. Os processos de tratamento terciário são os seguintes:

    - Adsorção em carvão ativado
    - Osmose reversa
    - Eletrodiálise
    - Troca iônica
    - Filtros de areia
    - Remoção de nutrientes
    - Oxidação química
    - Remoção de organismos patogênicos

  • Os erros são esses?

    I Tratamento preliminar: remoção de sólidos em suspensão grosseiros (materiais de menores dimensões e areias).

    IV Tratamento terciário: remoção de nutrientes, organismos patogênicos, metais pesados, compostos biodegradáveis, sólidos orgânicos dissolvidos e sólidos em suspensão remanescentes.

     

  • como é de praxe desta banca (horrível por sinal) questão ctrl+c ctrl+v do livro: Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos, volume 1, 3a. edição, de Marcons Von Sperling, página 250.

    analisando as assertivas:

    I) está correta! está claro no livro: Tratamento preliminar: remoção de sólidos em suspensão grosseiros (materiais de menores dimensões e areias). OBS: Os materiais de menores dimensões são aqueles que passam pelo gradeamento na entrada da ETE e remove areia sim! (na caixa de areia!)

    IV) Existem 2 erros que estão nos "compostos biodegradáveis" e "sólidos orgânicos dissolvidos". O correto é a remoção de compostos não biodegradáveis, e sólidos inorgânicos dissolvidos (como consta no livro). Por lógica daria pra ver que está errado, uma vez que a biodegradação já ocorre nas etapas anteriores !

    Questão passível de anulação! I, II e III estão corretas !

  • Questão mal redigida.


    IV) O erro: para a remoção de metal pesado e patógenos é necessário o TRATAMENTO AVANÇADO, o terciário remove nutrientes e a DBO restante dos processos anteriores. Assim tem-se uma eficiência de remoção de ate 99% da DBO.

  • pra mim a unica que ta errada é a IV.

    IV Tratamento terciário: remoção de nutrientes, organismos patogênicos, metais pesados, compostos biodegradáveis, sólidos orgânicos dissolvidos e sólidos em suspensão remanescentes. 

    é o tratamento secundario que remove

  • Ao meu ver o erro está em dizer materiais de menores dimensões e citar que materiais biodegradáveis são decompostos no tratamento terciário.

    Acredito que nenhum banca vai se arriscar em colocar tratamento avançado, pois esse - no meu entendimento - há um menor consenso do que seria, pois se trata da remoção de compostos específicos, sendo difícil ser generalizado.

  • Lígia, metais pesados são removidos sim no tratamento terciário, segundo Von Sperling, Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos 4ª ED

  • O erro da I é dizer que remove materiais de MENORES DIMENSÕES, pois as grades removem os materiais de MAIORES DIMENSÕES.

    O erro da IV é considerar compostos orgânicos BIODEGRADÁVEIS e sólidos dissolvidos ORGÂNICOS, em vez de compostos orgânicos NÃO-BIODEGRADÁVEIS e sólidos dissolvidos INORGÂNICOS