SóProvas


ID
2721409
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UNIFESSPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Sobre o tratamento de águas residuárias industriais biodegradáveis, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A utilização de processos aeróbios, anaeróbios / anóxicos, separadamente ou combinados NAO REMOVEM compostos nao biodegradaveis


    desvantagens dos processos anaeróbios:

    Longo período de partida do reator devido à baixa velocidade de crescimento celular, quando o reator não é inoculado; Dificuldade de biogradação de águas residuárias que apresentam baixa alcalinidade,quando não é realizada uma suplementação; Possibilidade de não remoção de matéria orgânica em níveis requeridos para casos nos quais os padrões de emissão são restritivos e não existe um pós-tratamento; Possibilidade de geração de maus odores, quando o sistema não foi operado e/ouprojetado adequadamente.

  • Tratamento Preliminar: É a primeira etapa do tratamento cuja finalidade é a remoção de sólidos grosseiros e areia, a fim de que estes não danifiquem as tubulações e os sistemas d e bombeamento, protegendo, dessa forma, as próximas etapas do processo.

    Tratamento Primário: A finalidade deste nível de tratamento é a remoção de sólidos em suspensão sedimentáveis e de sólidos flutuantes.

    Tratamento Secundário: Destina-se à remoção de matéria orgânica dissolvida e matéria orgânica em suspensão. A principal característica do tratamento secundário é a inclusão de uma fase biológica, uma vez que a remoção da matéria orgânica ocorre em função de reações bioquímicas, realizadas por microrganismos (bactérias, fungos, entre outros).

    Tratamento Terciário: Visa remover compostos específicos não biodegradáveis, compostos tóxicos ou, ainda, complementar a remoção de poluentes não biodegradados na etapa secundária. São utilizados, geralmente, processos físico-químicos. Dessa forma, os níveis de tratamento, bem como sua eficiência, estão associados à remoção de contaminantes da água a fim de adequar o lançamento dos esgotos a uma qualidade desejada ou ao padrão de qualidade exigido pela legislação vigente. O tratamento terciário remove principalmente nutriente (nitrogênio e fósforo) e organismos patogênicos. O tratamento terciário é pouco usual em Países em desenvolvimento.