SóProvas


ID
2721679
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A reclassificação de um documento por assunto, desconsiderando-se a proveniência e a classificação original deste, está de acordo com o princípio da

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA B)

     

    Princípio segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação original. Também chamado princípio temático.

     

    Fonte: Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística

  • Pertinência

    O princípio segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação original, denomina-se de pertinência ou temático. Baseia-se na análise do conteúdo para definir a organização dos documentos, é oposto ao princípio de respeito aos fundos. É um princípio abandonado ou "praticamente não mais utilizado"

  • Gabarito B.

    Este conceito não é mais adotado na Arquivística por ir de encontro ao Princípio da Proveniência.

    Cespe, por que preciso saber disso?

  • GABARITO: B

     

    PRINCÍPIO DA PERTINÊNCIA: reclassificação Por Assunto. Também conhecido como Temático

  • Princípio da Pertinência ou Temático: os documentos devem ser reclassificados por assunto, sem levar em consideração a proveniência e a classificação original.

  • Só para agregar, esse princípio está saindo de uso!

  • Princípios :

    -->PROVENIÊNCIA/ RESPEITO AOS FUNDOS:

    *reunidos, em um mesmo fundo, todos documentos provenientes de uma mesma fonte


    ---> PERTINÊNCIA:

    *análise do conteúdo para definir a organização

    *documentos agrupados por assunto


    --->TERRITORIEDADE:

    *não se pode tirar o documento do local de origem

    *devem ser conservados nos territórios onde foram produzidos(pode ser país, região..)


    ---> ORGANICIDADE

    *vinculo existente: documentos e funções da entidade produtora, em suas relações internas e externas.


    ---> CUMULATIVIDADE

    *formação dos arquivos é progressiva , natural e orgânica.


    --> INDIVISIBILIDADE

    *os arquivos devem ser preservados


    --> ORDEM ORIGINAL

    *documentos devem ser mantidos segundo a ordem original dada pelo produtor



  • Um princípio que renega o outro é o da Precedência, tendo em vista que esse reclassifica os documentos por assunto sem respeito aos fundos, ou seja, desconsiderando a procedência, ou melhor, a proveniência.

  • O princípio da proveniência, procedência ou de respeito aos fundos consite em mater os arquivos agrupados, sem misturá-los aos outros provenientes de uma administração, instituição ou de uma pessoa física ou jurídica. É fundamental o respeito à origem dos doc.

     

    Mas existe o princípio da pertinência temática que confronta o princípio da proveniência e diz que os arquivos devem se organizados por temas ou assuntos.

    Classificação por Temas ou assunTos = perTinência.

  • Princípio segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação original. Também chamado princípio temático.

    Isso não é mais usado, não entendi a cobrança disso em uma questão tão recente... Mas se tem que saber, bora estudar!

    Fonte: Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivistica

  • GABARITO B

    Princípio da Pertinência Temática –  Ele confronta o princípio da Proveniência (o mais importante) e diz que os arquivos devem ser organizados por temas ou assuntos.

    Classificação por Temas ou AssunTos = PerTinência.

     

     

    Princípio da pertinência: Princípio segundo o qual os DOCUMENTOS deveriam ser reclassificados por ASSUNTO sem ter em conta a proveniência e a classificação original. Também chamado princípio temático.

    (DICIONÁRIO BRASILEIRO de Terminologia Arquivística)

     

     

    O princípio da Proveniência consiste em manter os arquivos agrupados, sem misturá-los aos outros provenientes de uma administração, instituição ou de uma pessoa física ou jurídica. É fundamental o respeito à origem dos documentos.

     

    O princípio de respeito aos fundos ou o princípio da proveniência diz que os fundos não podem ser misturados a outros fundos, ou seja, devem ser organizados pela origem dos arquivos.

  • Grande, Renata Rodrigues!

  • Gabarito letra B

    De acordo com o princípio da PERTINÊNCIA, os documentos devem ser (re)classificados por ASSUNTO, sem ter em conta a proveniência. É também conhecido por Princípio Temático.

    Em geral, este Princípio tem caído em desuso, justamente por contradizer o Princípio da Proveniência.

    De acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, trata-se do princípio segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados sem ter em conta a proveniência e a classificação original.

    Fonte: PDF Ponto dos Concursos

  • ASSUNTO PERTINENTE

  • Outra questão que versou sobre:
    (CESPE – Correios/2011)
    Quando há necessidade de se reclassificar os documentos por tema, sem se levar em consideração a sua proveniência ou a classificação original, estará sendo aplicado o princípio da pertinência. CERTO!

  • pertinência temática: arquivos devem ser organizados por temas ou assuntos

     

  • Questão de princípios de arquivologia é um saco!

    Toda vez que falar do princípio da impertinência ou pertinência territorial lembre-se que AMBOS tem em comum é desconsiderar a proveniência.

  • Por que não poderia ser a letra D - reversibilidade?

     

  • Princípio da Pertinência
    “Princípio segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação original. Também chamado princípio temático” (Dicionário de Terminologia Arquivística).

  • Princípio da Proveniência: princípio básico da Arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado de princípio de respeito aos fundos.

    Organicidade: relação natural entre documentos de um arquivo em decorrência das atividades da entidade produtora

    Cumulatividade e naturalidade: ressalta-se que o arquivo não pode ser composto por meio da aquisição de documentos escolhidos aleatoriamente, mas forma-se naturalmente, pela acumulação de documentos recebidos ou produzidos em relação direta com as atividades da instituição produtora.

    Princípio da indivisibilidade ou integridade - Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida, a fim de preservar seus valores de prova e informação.

    Princípio da unicidade se refere à característica do documento arquivístico de ser único no seu conjunto documental, independentemente do fato de haver uma cópia do referido documento no mesmo fundo de arquivo, pois o contexto de produção/recebimento dotaria cada um deles de um significado próprio.

    Princípio da ordem original: É a observância do fluxo natural e orgânico com que foram acumulados os documentos.

    Pertinência: Princípio segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação original, denomina-se de pertinência ou temático.

    Inalienabilidade: é impedida a alienação de arquivos públicos a terceiros.
    Imprescritibilidade: é assegurado ao Estado o direito sobre os arquivos públicos, sem limitação de tempo, por serem estes considerados bens públicos inalienáveis.

    Territorialidade: Define o domicílio legal dos documentos, ou seja, a jurisdição a que pertence cada documento, de acordo com a área territorial, a esfera de poder e o âmbito administrativo onde foi produzido e recebido.

    Universalidade: Princípio que exige que o arquivista apreenda, compreenda, estruture, classifique, arranje e descreva a informação orgânica e registrada (ou seja, a informação arquivística) de uma forma global antes de passar para uma outra etapa mais detalhada.

    Reversibilidade: Defende que o material de arquivo não pode ser submetido a qualquer procedimento ou tratamento que não possa ser revertido, caso necessário.

  • Temas ou assunTos -- perTinência

  • apareceu reclassificar? é pertinência.

    Este assunto e este tema é pertinente à fileira...

  • Sempre que a banca falar em reclassificação, lembre-se do princípio da pertinência, que também pode ser chamado de princípio temático. 

    a) Princípio da Proveniência: princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado princípio do respeito aos fundos. (DBTA)

    b) Princípio da pertinência: princípio segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a  classificação original. Também chamado princípio temático. (DBTA)

    c) Organicidade: relação natural entre documentos de um arquivo em decorrência das atividades da entidade produtora. (DBTA)

    d) princípio da reversibilidade princípio segundo o qual todo procedimento ou tratamento empreendido em arquivos pode ser arquivos revertido, se necessário. (DBTA)

    e) Cumulatividade/ Naturalidade diz que os documentos de arquivo são derivados das atividades desenvolvidas na instituição, ou seja, são acumulados naturalmente/organicamente.

    DBTA: Dicionário Brasileiro de Terminologia arquivística.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Pertinência eu associo à pertinência temática (ACP). Não tem nada a ver, mas ajuda a memorizar o significado de "pertinência".

  • Princípio da pertinência temática/ temático

    Documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação original.

  • Assunto- PERTINÊNCIA.

  • Só lembrando que: O princípio da pertinência, na verdade, está em desuso, pelo fato de contrariar o princípio da proveniência.