-
GABARITO D
Princípio do respeito aos fundos ou Princípio da Proveniência
Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.
-
Dicionário de Terminologia Arquivística, fundo é o conjunto de documentos de uma mesma proveniência.
-
Regras para o arranjo de documentos, segundo a Associação dos Arquivistas Holandeses:
- todo conjunto deve ser metodicamente arranjado, em ordem de: procedência, data, número, assunto e nome;
- o método de arranjo dese ser sempre baseado na organização primitiva, que correspomde à organização da entidade que produziu o arquivo;
(...)
Trecho extraído do material da Prof. Katia Quadros do Focus Concursos.
-
O princípio da proveniência, procedência ou de respeito aos fundos consite em mater os arquivos agrupados, sem misturá-los aos outros provenientes de uma administração, instituição ou de uma pessoa física ou jurídica. É fundamental o respeito à origem dos doc.
-
A ordenação dos arquivos permanentes é feita por FUNDOS...
A ordenação dos arquivos permanentes é feita por FUNDOS...
A ordenação dos arquivos permanentes é feita por FUNDOS...
-
ALTERNATIVA D)
Vejam outras questões:
(2018/CESPE/STM) Na organização de arquivos, o princípio da proveniência fundamenta os principais procedimentos. (CERTO)
(2014/CESPE/FUB) O primeiro princípio de classificação é o princípio da proveniência. (CERTO)
(2010/CESPE/TRT - 21º Região) A aplicação do princípio da proveniência ou de respeito aos fundos gera o fundo de arquivo e o primeiro princípio de classificação. (CERTO)
Para complementar:
A classificação é a atividade que organiza de maneira lógica os documentos, segundo um critério predefinido (assunto, atividade, inter-relação, etc). Ela pode ser feita com base em vários critérios, e até mesmo com base em combinações entre eles, devendo um deles ser o principal.
O princípio da proveniência determina que os documentos de arquivo produzidos por uma entidade não podem ser misturados aos produzidos por outra entidade, sob pena de estes documentos perderem seu caráter probatório.
Então, ao providenciar a classificação, o primeiro, ou principal, critério a ser considerado é a proveniência, ou seja, a primeira consideração a ser feita na classificação é: quem produziu o documento? A partir daí, passa-se a outros critérios, como a atividade que o produziu, o tempo em que foi produzido, o local, etc. (Prof. Mayko Gomes)
-
Sem delongas, "aposentou" joga la pro "FUNDO".
Gab D.
Bons Estudos!
-
Povo explica explica o que são fundos, mas não relaciona com o que foi perguntado pela banca.
O p. do respeito aos fundos se observa apenas na fase permanente?
-
"Se o arquivo permanente visa atender ao pesquisador, pode parecer paradoxal que o arranjo seja baseado na forma administrativa. Para o historiador seria mais fácil que a ordenação fosse temática, cronológica ou geográfica. Entretanto, tal ordenação faria desaparecer ou diluiria a percepção da razão de ser do documento, o que , afinal, o deformaria aos olhos do consulente." (Bellotto, 2006, p. 139)
-
Os arquivos permanentes são organizados por fundos documentais, através da técnica de arranjo.
Os fundos documentais são conjuntos de documentos referentes a uma mesma instituição.
a) Ordem cronológica é uma ordem de tempo.
b) Assunto faz referência ao conteúdo do documento ou à função institucional.
c) Ordem geográfica é uma ordem que leva em consideração o local de produção do documento.
d) gabarito.
e) Formato, segundo o DBTA, é conjunto das características físicas de apresentação, das técnicas de registro e da estrutura da
informação e conteúdo de um documento.
Gabarito do Professor: Letra D.
-
Bellotto diz:
"É indispensável que a ordenação de arquivos permanentes de faça por fundos. Hoje em dia é inadmissível, mesmo nos países cujo emprego de tratamento arquivístico adequado a seus acervos documentais administrativos seja recente, que os documentos estejam arranjados por assunto, por ordem cronológica única, por formatos ou suportes materiais da documentação que lhe compete recolher, tratar, custodiar, preservar e divulgar."
Fonte: Livro Arquivos Permanentes (ed. 4, pág 17)
-
Fundo do que? Da cova, ou seja, arquivo morto (permanente).
-
A ordenação dos arquivos permanentes é feita por meio de fundos.
A ordenação dos arquivos permanentes é feita por meio de fundos.