SóProvas


ID
2721706
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O princípio norteador dos fundos de arquivos é o

Alternativas
Comentários
  • Proveniência?????Alguém?

  • O Princípio da proveniência traz a mesma lógica do Respeito aos Fundos e está ligado à origem do documento, ligado ao organograma (orgânico-estrutural)

    -trecho retirado da aula do prof Vitor Botão

  • Princípio da Organicidade: relação natural entre documentos de um arquivo em decorrência das atividades da entidade produtora. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.

    Princípio da Pertinência ou Temático: os documentos devem ser reclassificados por assunto, sem levar em consideração a proveniência e a classificação original.

    Autenticidade: Capacidade de se provar que um documento efetivamente é o que diz ser e que é livre de adulterações ou qualquer outro tipo de corrupção.

    Confiabilidade: decorre da Autenticidade e da Unicidade.

    Naturalidade ou Cumulatividade: Trata da forma de acumulação dos documentos no decorrer da execução das atividades (progressiva, natural e orgânica). 

     

  • Gabarito Letra A

     

    *Princípio da proveniência , procedência.

    *Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado princípio do respeito aos fundos.

     

    *A escolha desses fundos deverá ser estabelecida de acordo com as. Circunstancias e conveniências, obedecendo a dois critérios.

     1. Estrutural

    2. Funcional,

    2. Estrutural, constituído dos documentos provenientes de uma mesma fonte geradora de arquivos.

    2. Funcional, constituído dos documentos provenientes de mais de uma fonte geradora de arquivo, reunidos pela semelhança de suas atividades, mantido, porém, o princípio de proveniência.

  • Os fundos de arquivo são organizados de acordo com o princípio da proveniência, que também espeita estrutura organizacional da instituição.

     

    PDF Estratégia.

  • fiquei procurando pelo da proveniência kkkk

  • Entende-se por arranjo em arquivística a ordenação dos documentos em fundos, essa ordenação pode ser estrutural ou funcional.

    Estrutural organizada com base na estrutura.

    Funcional organizada com base na funcionalidade.

    Ou seja alternativa A, (orgânica-estrutural) que remete a ARRANJO que remete a FUNDOS, que remete a PROVENIÊNCIA kkkk  

  • Em arquivologia ou arquivística, fundo refere-se a um conjunto de documentos, independente de sua forma ou suporte, organicamente produzido e/ou acumulado e utilizado por um indivíduo, família ou entidade coletiva no decurso das suas atividades e funções.

    Fundo (arquivística) – Wikipédia, a enciclopédia livre

  • Ow fundo difícil, senhorrrrr!

  • GABARITO: "A".

    Tanto organicidade quanto proveniência seriam respostas possíveis para essa questão! Ainda bem que a banca mencionou apenas a organicidade, por isso não há o que questionar, já que o fato de ter organicidade é essencial na organização estrutural de um arquivo em um fundo (que é organicamente produzido e estruturado).

    Carlos Xavier - Estratégia Concursos

  • Quem considera o princípio orgânico-estrutural como norteador dos fundos de arquivo é a Heloísa Bellotto, autora consagrada da área. Para Bellotto, "os documentos do primeiro nível da estrutura hierárquica de uma entidade constituirão o fundo e os títulos desses conjuntos corresponderão aos das unidades administrativas. O arranjo interno ainda será determinado pela estrutura organizacional e, em seguida, pela tipologia documental, que é a configuração assumida pela espécie documental de acordo com a atividade que a gerou."

    b) Temático: também chamado de princípio da pertinência é, segundo o DBTA o princípio segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação original.

    c) Autenticidade não é um princípio, é uma característica dos documentos que diz que o documento é exatamente o que ele diz ser através da forma como foi produzido, do tipo documental escolhido, da forma, do gênero documental e de todos os componentes que envolvem a criação dos documentos de arquivo. 

    d) Segundo as Diretrizes para a Presunção de Autenticidade de Documentos Arquivísticos Digitais, é a credibilidade de um documento arquivístico enquanto uma afirmação do fato. Existe quando um documento arquivístico pode sustentar o fato ao qual se refere, e é estabelecida pelo exame da completeza, da forma do documento e do grau de controle exercido no processo de sua produção.

    e) Naturalidade é a maneira como os documentos passam a fazer parte da instituição, sendo produzidos ou recebidos, naturalmente, no decorrer das atividades orgânicas.

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Questão retirada do livro da Bellotto:

    "O princípio norteador da fixação de fundos de arquivo é o orgânico estrutural. [...] O que determina o seu arranjo interno é, num primeiro momento, ainda a estrutura organizacional, obedecendo-se a seguir à tipologia documental, aliada à função que a determina."

    Fonte: Livro Arquivos Permanentes (Ed. 4 pág 147)

  • Essa Cespe não existe de tão difícil.