SóProvas


ID
272173
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação à gestão de recursos humanos, julgue os itens a seguir.

A criação e a disponibilização de espaços públicos internos para discussão de regras de trabalho favorece o desenvolvimento de competências interpessoais relevantes para o trabalho.

Alternativas
Comentários
  • A troca de informações, discussão de assuntos relevantes e feedback de problemas favorece o desenvolvimento da competências. A criacão de espaços para essa troca é de grande importância

    item correto
  • O espaço para discussão é essencial. Através dele todos podem se expressar e sentir-se considerados no trabalho. Esse senso de "pertencimento"  é importantíssimo para o desenvolvimento de competências interpessoais positivas para o trabalho.
  • A criação e a disponibilização favorecem

  • Errei porque achei que esse tipo de enfrentamento seria mais favorável ao desenvolvimento de competências organizacionais, como as interdepartamentais. 

  • INTERPESSOAIS SIM-pois presupõe contatos extra-corporeos,porém se fosse INTRAPESSOAL a questão estaria errado,pois intrapessoal presupõe algo intrinseco ao ser humano.

  • Eu discordo da resposta, pois para se ter Competência precisa haver sinergia entre Conhecimento, Habilidades e atitudes, não vejo onde vc desenvolve as habilidades em um ambiente feito só "pra trocar umas idéias"

  • Gab: CERTO

    O que me levou a marcar certo foi a palavra "favorece". Uma vez que distribuir uma boa comunicação, e aqui abrangendo a sinergia, faz sim favorecer o desenvolvimento e aumentar a competência entre as pessoas, pois o clima organizacional saudável é também importante. Com isso, gabarito certo!

    Vejam o que diz Chiavenato sobre o tema.

    "A Criação e a disponibilização de espaços públicos internos aumentam a densidade dos relacionamentos internos: promovendo conectibilidade, sincronicidade, convergência e solidariedade entre as pessoas para que elas possam provocar efeitos multiplicadores em suas atividades. De um lado, a higiene e segurança do trabalho na QVT; de outro, a qualidade de relacionamento interpessoal. Esses aspectos constituem os fundamentos básicos para que uma organização se torne o melhor lugar para trabalhar. Se esse mínimo elementar não for plenamente alcançado e ultrapassado, não há que se falar em manter pessoas. Elas certamente migrarão para outro lugar ou permanecerão insatisfeitas e pouco produtivas".

    Chiavenato, 4° Ed. Cap. 15, pág. 405.