Agregados monetários no Brasil:
M1 = Também conhecido como meio de pagamento restrito, M1 é gerado pelas instituições emissoras de haveres estritamente monetários. Abrange o papel moeda em poder do público + depósitos à vista.
M2 = Também conhecido como meio de pagamento ampliado, corresponde ao M1 e as demais emissões de alta liquidez realizadas primariamente no mercado interno por instituições depositárias - as que realizam multiplicação de crédito. Abrange M1 + depósitos especiais remunerados + depósitos de poupança + títulos emitidos por instituições depositárias.
M3 = Também conhecido como meio de pagamento ampliado, é composto por M2 e pelas captações internas por intermédio dos fundos de renda fixa e das carteiras de títulos registrados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC). Contém M2 + quotas de fundos de renda fixa + operações compromissadas registradas no SELIC.
M4 = Também conhecido como poupança financeira, engloba o M3 e os títulos públicos de alta liquidez . Agrega, portanto, M3 + títulos públicos de alta liquidez.
Fonte: Estratégia concursos