SóProvas


ID
272185
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No que se refere à excelência na prestação de serviços e à gestão
estratégica e de resultados no âmbito da administração pública,
julgue os itens subsequentes.

As iniciativas de e-gov (governo eletrônico) têm se mostrado insuficientes no que se refere ao fornecimento de acesso de maior qualidade às informações e serviços públicos à população.

Alternativas
Comentários
  • Esse examinador nunca entrou no portal da transparência! O e-gov no Brasil ainda é RIDÍCULO! Lento, desorganizado... 
  • Errado (porém discordo)

    Eu fiz essa prova e devo ter refletido uns 10 minutos nessa questão. É de fato muito subjetiva, pois aqui o Cespe considera como suficiente as iniciativas ao fornecimento de acesso de maior qualidade às informações e serviços públicos à população. Há que se destacar a importância do e-gov, mas a palavra insuficiente, pra mim, deixa o item correto, pois faltam mais ações que corroborem e auxiliem na transparência e divulgação das informações aos cidadãos.
  • As iniciativas de e-gov (governo eletrônico) têm se mostrado insuficientes no que se refere ao fornecimento de acesso de maior qualidade às informações e serviços públicos à população.

    Observem bem que a questão está falando sobre o fornecimento e não ao acesso.  Desta maneira, se o e-gov, consegui um pequeno fornecimento de informações já esta justificada a questão.
    Qualquer coisa corrijam-me!!!

    Força nos estudos galera!!!
  • Vejo que para a questão em tela o comentário do colega Augusto César da Motta Willer, em teste anterior, é de grande importância.
    Ele nos convida a refletir sobre questões que envolvam os temas administração pública e direito administrativo, no sentido de termos em mente a proposta da lei e, o mais importante, jamais a realidade.

    Espero ter ajudado.
    Abraços e bons estudos!


  • Sim, mas tem que ver se essa é uma abordagem recorrente nas provas ou se foi apenas nessa... Ainda tenho minhas dúvidas...
  • O Governo Eletrônico (GE) é instrumento para melhorar os serviços públicos e o relacionamento com a sociedade, mediante a utilização das tecnologias da informação e comunicação.
    Não significa apenas colocar os serviços públicos on-line ou melhorar sua prestação, mas compreende  também um conjunto de processos mediados pela tecnologia, que pode modificar as interações, em escala maior, entre os cidadãos e o Governo (Comissão Européia,2006).
    Assim, podemos definir Governo Eletrônico como as ações de governo direcionadas a disponibilizar informações à sociedade e novos canais de relacionamento direto entre governo e cidadãos, mediante o uso de recursos da Tecnologia da Informação e Comunicação, em especial a internet. O GE utiliza essas tecnologias para disponibilizar uma gama de informações e melhorar os serviços oferecidos ao cidadão. Para o OCDE(2003) "Governo Eletrônico é definido como uso das TIC, em particular a internet, como ferramenta para levar a um melhor governo.
    ATC: A prioridade do Governo Eletrônico é a promoção da cidadania.

    FONTE- ADM PÚBLICA- PALUDO.

    SE COMPARARMOS A EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO, PERCEBEREMOS QUE O PAÍS EVOLUIU EM TERMOS DE GESTÃO PÚBLICA, O GOVERNO ELETRÔNICO CUMPRIU EM PARTE SUA FUNÇÃO. NÃO ESTÁ COMO GOSTARÍAMOS, MAS MUDOU MUITO, BASTA ANALISARMOS O PDRAE.
    MELHOROU o fornecimento de acesso de maior qualidade às informações e serviços públicos à população? Sim. Mas não é suficiente.
  • Pessoal, a questão apenas quis transmitir que as INICIATIVAS de governo eletrônico são suficientes em termos de acesso à informação, em comparação ao que a população dispunha no passado... Não entrou no mérito da questão a suficiência do governo eletrônico propriamente dito. Fiquem espertos! Pegadinha...
  • BOM, EM SE TRATANDO DE UM CONCURSO PÚBLICO ACHO QUE, MUITO DIFICILMENTE, A BANCA VAI DIZER QUE O GOVERNO É INEFICIENTE.
    O QUE ACHAM?
    RESPONDI PENSANDO DESSA MANEIRA E ACERTEI, MESMO SEM CONHECER AS CRÍTICAS QUE POSSAM EXISTIR SOBRE O E-GOV.
  • Questão de muito mau gosto, que não mede conhecimento e, ao meu vê, subjetiva.
  • Bom raciocinio Dilmar !
    Dificilmente a banca irá criticar o governo. Embora essa não seja a realidade, devemos responder imaginando o mundo do faz de contas, onde tudo é maravilhoso e perfeito !
    Questão muito subjetiva, onde a banca determina o que deve ser certo ou errado, e temos que tentar adivinhar o que ela acha ! vai na sorte....

    Paciência !!!
  • Pessoal, muito simples: a banca não está avaliando o candidato pela realidade fática da administração. O que está em questão é a teoria, capice?
  • Exatamente o que disse a colega acima, assino em baixo... o foco da questão não é o mérito em si, e sim meramente conceitual, exigindo do candidato conhecimentos acerca de ferramentas contemporâneas de transparência no setor público, tal qual, o governo eletrônico, em que pese a malícia do termo "insuficiente" ter induzido muitos candidatos ao erro. Pegadinha do Malandro mesmo.
  • COMPLEMENTANDO... bem, a questão se ler rapidamente a pessoa erra mesmo, quase errei, mas logo lembrei que o fornecimento de modo geral (com exceções) NÃO É INSUFICIENTE no que se refere ao fornecimento de acesso, pois o E-GOV, tem ampliado bastante a interação com o público, tendo bons resultados nesse gerenciamento, mas a maior dificuldade do governo não é de se ter o acesso ampliado, tendo como foco a inclusão digital, mas sim o FÁCIL ENTENDIMENTO DE ACESSO AOS PORTAIS, pois nem todo mundo que acessa internet ou ou tem um simples conhecimento de informática saberá acessar de modo mais complexo os endereços eletrônicos, sejam os dos próprios governos ou sejam outros sites não tão simples de navegação.

    Vamos estudar com amor e fé !!

  • questão errada ! MAS errei a questão


    vcs acham que a cespe IRÁ falar mal do PT?


  • Acertei. A resposta da questão leva em conta "outra" ferramenta de consulta e não seu efetivo funcionamento. Não "temos" posições políticas quando resolvemos questões!

  • Questão errada, mas ta certa.

    Onde que os e-govs tem se mostrado suficientes ao acesso de informações de qualidade?
    Ainda tá faltando muita transparência!!
  • Pessoal, a questão é bem simples. Na questão não se afirma se o Governo Eletrônico é eficiente ou não, mas sim, de uma maior qualidade se comparada a antes do Governo Eletrônico.


    A questão trata apenas do fato de que o Governo Eletrônico veio para dar melhor acesso às informações e serviços governamentais. Isso é óbvio. 


    Vamos pegar um exemplo simplório:


    Antes da era do Governo Eletrônico, se alguém quisesse saber a sua pontuação na CNH teria que ir no respectivo Departamento de Trânsito. Hoje, você pode ir ao site do Detran do seu estado e acessar todas as informações a respeito de sua pontuação na CNH, inclusive detalhes sobre suas multas. 


    O cidadão hoje tem acesso a muitas informações e serviços governamentais que não tinha com facilidade antigamente.

  • Questão ERRDA devido ao contexto da afirmação, pois de fato pela lógica um e-gov melhora a prestação do serviço, logo aqui no Brasil não é suficiente. Vale a interpretação, na prática a afirmativa está CERTA, já na teoria....

  • Sejamos sinceros. Você abre a prova e se depara com a seguinte assertiva:

     

     

    As iniciativas de e-gov (governo eletrônico) têm se mostrado suficientes no que se refere ao fornecimento de acesso de maior qualidade às informações e serviços públicos à população.

     

     

    Terias coragem de marcar certa? Aff

  • Acho que é uma questão ridícula mas acho que a banca seguiu a seguinte lógica:

    Se existisse um índice de qualidade de acesso às informações e serviços públicos que estivesse em 70 por exemplo antes do e-gov e passasse para 71 em consequência do e-gov, poderia se dizer que o e-gov foi suficiente para uma maior qualidade de acesso. Não quer dizer que ficou bom ou mesmo que a melhora foi significativa, mas e-gov teria sido suficiente para uma melhora na qualidade nesse exemplo.

    Como é possível afirmar que alguma melhora na qualidade de acesso as informações e serviços públicos realmente existiu com o e-gov, é possível dizer que o e-gov foi suficiente para uma maior qualidade de acesso (mesmo que essa maior qualidade seja insignificante). Por isso a afirmação de que "As iniciativas de e-gov tem se mostrado insuficientes..." estaria incorreta.

    Não sei se me expliquei bem, mas acho que foi essa a lógica que a banca seguiu. Mais uma vez, acho que a questão é ridícula e não testa conhecimento algum.

    Bons estudos e "vamo que vamo"!!

  • Questão subjetiva, não delimita o universo, não acredito que seja suficiente o fornecimento.. há muito que se melhorar nesse aspecto. A própria inclusão digital é de ma qualidade. Para mim, esta certa..

  • Pessoal, vocês têm que entender que em provas a nossa opinião fica de lado. Se achamos que o governo eletrônico não funciona na prática, não interessa, pois o que prevalece é a teoria. Se pensarem sempre assim, vão se dá muito mal nas provas, até por que tanta coisa existem na teoria na CF e na prática é falho. Nada é subjetivo.

  • Apesar de acertar o gabarito, pelo que já li a respeito do tema, devo concordar que essa questão é um tanto subjetiva.

    Sob o ponto de vista da inclusão digital, por exemplo, é mais que INsuficiente. Isso tornaria o gabarito ERRADO. 

    Porém, quando se leva em consideração apenas o fornecimento e o avanço da tecnologia de informação, ela tem uma pequena parcela de verdade.

    Ou seja, a tecnologia de e-gov, baseada na eficiência da TIC atual, tem se mostrado suficiente no tocante a aplicabilidade pelo seu fornecimento. Porém, quando se considera a aplicabilidade pela sua abrangência, não é.

    Quando a questão fala em "acesso de maior qualidade", considera apenas "quem pode ter o acesso."

    É bem sabido por todos, que NÃO é a maioria da população brasileira. 

    Como inclusão digital é elemento constituinte da política de governo eletrônico indissociável do e-gov, e não o seu fornecimento. O gabarito, na minha humilde visão, deveria ser ERRADO.

  • Item errado!

     

    Segundo Matias-Pereira (apud Paludo, 2017):  "...são tantas as informações atualmente disponibilizadas pelo governo federal na internet que se perde tempo em localizar as de 'maior interesse' dentro desse universo. (Matias-Pereira apud Paludo, 2017)

     

    At.te, CW.

    AUGUSTINHO PALUDO. Administração Geral e Pública para AFRF e AFT. p286. 3ª edição. Editora Método, 2017.

  • Sinceramente, essa matéria tá do lado do governo, pq tudo que marco que está em falta estou errando. pqp

  • A verdada é que não da pra responder pensando como cidadão, visto que as informações liberadas estão anos luz do que necessitamos, mas segue o baile, vamos responder como se fossemos o próprio governo, assim não erro mais.

  • Pessoal, olhem a questão e a resposta.

    A questão fornece itens necessários para que a resposta seja dada como correta?

    Você pode afirmar que as iniciativas de e-gov (governo eletrônico) têm se mostrado insuficientes só com o que está escrito no texto? 

    É esse o padrão do CESPE, muitas vezes omitir e induzir ao erro. 

  • Esse tipo de questão é completamente ABSURDA em um concurso público que mede conhecimento obejtivo (ou deveria medir).

     

    questão que traz em seu enunciado um adjetivo aberto, subjetivo, como "insuficiente". O que é suficiente pra mim, pode não ser pra vc, ou para um autor X ou para um autor Y...a não ser casos notórios e inquestionáveis. não é o caso. 

  • As iniciativas de e-gov não apenas no Brasil, mas em todo o mundo têm se mostrado efetivas no sentido de permitirem o acesso a um volume maior de informações de interesse público e por aumentarem a disponibilidade dos serviços públicos.

    Gabarito: ERRADO 

  • Para a banca CESPE, apenas memorize que iniciativas de e-gov (governo eletrônico) têm se mostrado suficientes. Se no futuro a banca apresentar outro gabarito, entre com recurso.