SóProvas


ID
2721856
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando o modelo keynesiano, com consumo, investimento, governo e setor externo, um aumento na propensão marginal a importar e uma redução da propensão marginal a consumir,

Alternativas
Comentários
  • Resp. C

    Y = Co + c.Yd + I + G + (X - M)

    Variação em na Prop Mg Consumir tem efeito proporcional na renda, enquanto na Prop Mg a Importar o efeito é inversamente proporcional.

  • A diminuição do PmgC tem um efeito inversamente proporcional no multiplicador dos gastos autônomos, assim como a propensão marginal a importar. Logo, os dois vão diminuir a renda de equilíbrio.

  • Propensão marginal a importar: m1

    Propensão marginal a consumir: c1

    Multiplicador Keynesiano = m = {1 / (1 – c1 + c1t – i1 + m1)}

    Ou seja, quanto maior m1, menor o multiplicador do produto final.

    Ou seja, quanto menor c1, menor o multiplicador do produto final.

    Gabarito: C

  • Repare que as importações jogam contra a renda, enquanto o consumo joga a favor.

    Ora: assim sendo, quanto maior a propensão marginal a importar, menor será a renda e quanto menor a propensão marginal a consumir, também menor será a renda.

    Logo, tanto um aumento na propensão marginal a importar como uma redução da propensão marginal a consumir fazem com que a renda de equilíbrio caia.

    Logo, nosso gabarito é a letra C porque de fato ambos os movimentos fazem com que a renda caia.

    E naturalmente, as alternativas que propõem que a renda se eleva estão erradas, assim como a alternativa que propõe um efeito ambíguo. Não há ambiguidade porque os dois movimentos levam para o mesmo lado: queda da renda.

    Por fim, o erro da letra D está no final da afirmação. É verdade que o multiplicador de gastos será afetado, mas para pior. Ele cairá e exatamente por isso cairá a renda de equilíbrio. 

    Resposta: C

  • Considerando o modelo keynesiano, com consumo, investimento, governo e setor externo, um aumento na propensão marginal a importar e uma redução da propensão marginal a consumir, reduzem o nível de produção de equilíbrio, pois ambos tem efeito inversamente proporcional sobre a renda de equilíbrio.

  • Aumento o multiplicador quando:

    Poupo menos

    Consumo mais

    Invisto mais

    Pago menos imposto

    Importo menos

    Se Importo mais e consumo menos, estou reduzindo o Multiplicador, e consequentemente a Renda.de Equilíbrio.

    Gabarito: C

    Bons Estudos!!