-
A tabela de temporalidade é um instrumento resultande da avaliação dos conjuntos documentais produzidos e recebidos por uma instituição no exercício sua atividade , avaliando os prazos de guarda nas fases correntes , intermediárias a destinação.
-
A CLASSIFICAÇÃO É UMA DAS ROTINAS DE PROTOCOLO ( CONJUNTO DE OPERAÇÕES VISANDO O CONTROLE DOS DOCUMENTOS QUE AINDA TRAMITAM NO ÓRGÃO). CONSISTE EM ANALISAR E DETERMINAR O ASSUNTO.
DETERMINADO O ASSUNTO, DEVE-SE ESCOLHER, CONFORME O CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO ADOTADO, A CATEGORIA NA QUAL O DOCUMENTO SERÁ CLASSIFICADO, ATRIBUINDO-LHE O RESPECTIVO CÓDIGO NUMÉRICO DE REFERÊNCIA, QUE PERMITIRÁ RECUPERÁ-LO POSTERIORMENTE.
-
Complementando a resposta de Denize:
Aplica-se o código de classificação exclusivamente em arquivos permanentes, pois somente nesse tipo de arquivo essa classificação facilita o acesso aos documentos.
O processo de classificação já ocorre no momento de protocolação do documento em fase corrente.
-
CLASSIFICAÇÃO - PARA ARQUIVOS CORRENTES E INTERMEDIÁRIOS, POIS FAZEM PARTE DA GESTÃO DE DOCUMENTOS.
ARRANJO - PARA ARQUIVOS PERMANENTES, QUANDO NÃO FORAM PREVIAMENTE CLASSIFICADOS NA GESTÃO DE DOCUMENTOS, POIS DEVE-SE RESPEITAR OS FUNDOS ARQUIVÍSTICOS.
-
O código de classificação é produto do processo de avaliação de documentos, e este, por sua vez, é um dos processos que compõem a gestão de documentos. A gestão de documentos é o conjunto de procedimentos e técnicas que tem por objetivo controlar o fluxo de documentos, desde sua produção até a sua destinação. Em outras palavas, as operações da gestão de documentos tratam apenas dos documentos de valor administrativo, que estão nas fases corrente e intermediária.
Para os documentos na fase permanente, é utilizado o quadro de arranjo, que consiste em uma classificação específica, voltada para documentos históricos. O quadro de arranjo faz uma classificação considerando as necessidades do pesquisador, e não do administrador.
Gabarito do professor: Errado
-
ERRADA!!
A codificação do documento é feita quando entrada deste na instituição (na fase corrente, no protocolo)
-
Gabarito: ERRADO.
O código de classificação é derivado de um plano de classificação.
Tal plano, na organização de um arquivo, estabelece a ordenação intelectual e física de um “arquivo corrente”.
Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.
-
Gabarito: ERRADO.
O documento é classificado logo na entrada (na FASE CORRENTE, no protocolo) e recebe um código que o acompanha por toda a sua existência.
-
A classificação refere-se à criação e à utilização de planos de classificação que reflitam as funções, atividades e ações ou tarefas da instituição acumuladora dos documentos arquivísticos nas fases corrente e intermediária, além da elaboração de quadros de arranjo na fase permanente.
A autora Janice Gonçalves (1998) explica, com didática perfeita, a relação entre esses dois instrumentos de organização dos documentos do Arquivo. Para ela, como decorrência da distinção tradicional de “classificação” e “arranjo”, os esquemas ou quadros gerais que os expressam costumam ser denominados diferentemente: “plano de classificação”, para os documentos de caráter corrente e “quadro de arranjo”, para os documentos de caráter permanente.GABARITO: ERRADO.
GONÇALVES, J.. Como classificar e ordenar documentos de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, 1998.