SóProvas


ID
272299
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, referentes a noções básicas de
conservação e preservação de documentos.

A luz, o ar seco, a umidade, o mofo, a poeira e os gases são, a médio e longo prazo, altamente prejudiciais à conservação do acervo documental.

Alternativas
Comentários
  • DICAS:
    A  LUZ DO DIA (NATURAL) DEVE SER ABOLIDA NA ÁREA DE ARMAZENAMENTO, PORQUE ENFRAQUECE O PAPEL. A PRÓPRI LUZ ARTIFICIAL DEVE SER USADA COM CUIDADO.

    O AR SECO E A UMIDADE ENFRAQUECEM O PAPEL, E ESTA PROVOCA MOFO;

    A TEMPERATURA DEVE SER BAIXA. O CALOR CONSTANTE DESTRÓI AS FIBRAS DO PAPEL, A UMIDADE TAMBÉM  DEVE SER BAIXA. TENTAR MANTÊ-LAS ESTÁVEIS SEMPRE, SEM OSCILAÇÕES;

    AS MÃOS DEVEM ESTAR SEMPRE LIMPAS E LIVRES DE SUJEIRA E GORDURAS. SEMPRE QUE POSSÍVEL, UTILIZE LUVAS DE ALGODÃO PARA MANIPULAR DOCUMENTOS, FOTOGRAFIAS E GRAVURAS;

    TINTAS E GRAFITES PODEM CAUSAR DANOS À DOCUMENTAÇÃO, MANCHANDO, CAUSANDO RISCOS, PERFURAÇÕES OU RASGOS;

    NÃO DOBRE O CANTO DA FOLHA PARA MARCAR PÁGINAS. ESTA DOBRA, NO FUTURO, PODERÁ CAUSAR O ROMPIMENTO DO PAPEL. UTILIZE MARCADORES DE LIVROS EM PAPEL LIVRE DE ACIDEZ;

    NÃO UMEDEÇA O DEDO COM A SALIVA PARA VIRAR AS FOLHAS DE UM LIVRO. ELA AFETA A SUA SAÚDE E PODE PROVOCAR O DESENVOLVIMENTO DE MICROORGANISMOS NA DOCUMENTAÇÃO;

    NÃO USE CLIPES E GRAMPOS METÁLICOS. UTILIZE CLIPES PLÁSTICOS OU PROTEJA OS DOCUMENTOS COM UM PEQUENO PEDAÇO DE PAPEL NA ÁREA DE CONTATO;

    EVITE CÓPIAS XEROX DE  DOCUMENTOS. A LUZ ULTRAVIOLETA CAUSA DANOS CUMULATIVOS IRREVERSÍVEIS E O MANUSEIO PROVOCA DOBRAS E RASGOS NAS LOMBADAS;

    OS POLUENTES SÃO OS PRINCIPAIS AGENTES DE DETERIORAÇÃO DOS ACERVOS, CATALISANDO REAÇÕES QUÍMICAS DANOSAS (LEVANDO À FORMAÇÃO DE ÁCIDOS; E SUJAM, ARRANHAM E DESFIGURAM OS MATERIAIS);

    UTILIZAR APARELHOS DE AR CONDICIONADO SOMENTE SE PUDEREM FICAR LIGADOS DURANTE O DIA E À NOITE; CASO CONTRÁ´RIO, OS DANOS SÃO MUITO MAIORES, ETC..
  • ASSERTIVA CERTA

    O ideal da conservação sempre é o meio termo: nem muito frio, nem muito quente; nem muito seco, nem muito úmido. A única exceção é a luminosidade, que sempre deve ser pouca e artificial.

  • Quanto a conservação, há 3 categorias capazes de causar danos aos documentos:

             Agentes Químicos: fumaça, tinta, poeira, gases.

             Agentes Físicos: temperatura, luminosidade.

             Agentes Biológicos: Mofo, inseto, microorganismos, ratos, humanos.



    Técnicas de Conservação:

              Desinfecção: método químico que combate insetos e pragas, o mais conhecido é a fumigação (inserir o documento em uma câmara com produtos químicos)

               Limpeza: utiliza pincel, pano, aspirador de pó.

               Alisamento: Submete ao ar úmido e depois alisa o documento.

               Restauração: tem por finalidade aumentar a resitência do documento

                             -  Gelatina
                             -   Amido
                             -   Siking
                             -   Laminação
                             -   Encapsulação
  • O cespe cobrou de forma identica esse item na prova de Escriba, 2009!

    "A luz solar, o ar seco, a elevada umidade, o mofo, as grandes variações de temperatura e a poeira são, a médio e longo prazos, prejudiciais à conservação dos documentos."

    Uma dica para o CESPE é fazer MUITOS exercícios. Elaborador não tem mais o que cobrar, começa a repetir, apenas reformulando. Força e fé!
  • Questao mal redigida e passível de recurso: a luz e a umidade nao são por si só prejudiciais aos documentos. E sim a alta incidência de luz, e a umidade relativa do ar acima de 58% (ou abaixo de 45%).
    Agora o ar seco, o mofo e os gases pode-se dizer sem dúvidas que são altamente prejudiciais.
    Quem estuda muito só se f*** com essas questoes mal elaboradas
  • Questãozinha fdp... lixo

  • A luz, o ar seco, a umidade, o mofo, a temperatura inadequada, a poeira, gases e inúmeras pragas, a médio e longo prazos, são altamente prejudiciais a conservação do acervo documental. (Paes, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. 3. ed. rev. ampl. - Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004,  p. 141).

  • Os elementos mencionados acima são todos agentes presentes no ambiente, em maior ou menor grau. E todos eles contribuem, em médio e longo prazos, para a deterioração dos documentos.

    Alguns desses elementos devem ser evitados (como mofo, sujeira, microrganismos, insetos, etc), enquanto outros devem estar sob total controle (umidade do ar, temperatura, poeira, gases, luminosidade, radiação, etc) para que tenham o mínimo efeito de deterioração.

    Gabarito do professor: Certo