SóProvas


ID
2723503
Banca
CONSULPLAN
Órgão
SEDUC-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Comandante do Exército diz que crime organizado é a ‘maior ameaça à soberania nacional


      O general Eduardo Villas Bôas, comandante do Exército, afirmou em entrevista ao programa do jornalista Roberto D’Ávila, na GloboNews, que vê no crime organizado a “maior ameaça à soberania nacional”. Ele disse ainda que o tráfico de drogas está na base da violência no país e que a integração entre os estados é “fundamental” no combate ao crime.

      Villas Bôas está à frente do Exército desde 2015. Com a intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro e a utilização de homens das Forças Armadas na segurança do estado, o general passou a figurar com mais frequência no noticiário e a ocupar um espaço central no debate sobre criminalidade e violência.

      Na entrevista, ele foi questionado por Roberto D’Ávila se o crime organizado era uma das grandes preocupações para o país. “Acredito que vem daí a maior ameaça à soberania nacional”, respondeu Villas Bôas.

      “A questão do crime organizado, e tendo a droga como pano de fundo, como base para o que está acontecendo, tanto do ponto de vista da deterioração de valores – uma verdadeira metástase silenciosa que está corroendo a nossa juventude –, quanto como causador da violência. A Polícia Federal estima que aproximadamente 80% da violência urbana esteja ligada direta ou indiretamente à questão da droga”, completou o general.

      Villas Bôas afirmou que o crime organizado hoje é “transnacional”, o que exige, segundo ele, uma abordagem “ampla e sistêmica” nas políticas de segurança.

      “A integração no combate ao crime organizado é fundamental. Porque o crime se transnacionalizou. E nós temos as nossas estruturas contidas nos espaços dos estados da federação. Nós temos que ir além, tem que haver uma integração no âmbito nacional, não só a integração geográfica, mas integração dos setores de atuação, como também tem que haver uma integração internacional também”, disse.

      Questionado se era favorável a uma discussão sobre legalização de algumas drogas, o general respondeu que esse é um “debate fundamental”, porque a situação não se resolverá com soluções “simplistas”.

(Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/comandante-do-exercito-diz-que-crime-organizado-e-a-maior-ameaca-a-soberanianacional.ghtml. 22 de março de 2018.)

De acordo com as habilidades de leitura que deverão ser desenvolvidas pelo aluno, a apresentação do texto em análise em sala de aula deverá considerar que a escolha do título de um texto jornalístico demonstra a intencionalidade do enunciador. A partir de tal pressuposto, está correto o comentário descrito em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

     

    a) O uso de declarações de pessoas de autoridade em relação aos fatos relatados confere maior credibilidade à notícia.Certo, colocar a opinião de uma autoridade certamente confere credibilidade à notícia.

     

     

    b) A escolha da forma verbal “diz”, para introduzir a declaração apresentada, demonstra o emprego de um discurso opinativo. Errado, o verbo dizer não significa que a pessoa está demonstrando opinião, a pessoa pode simplesmente dizer um fato.

     

     

    c) Em uma primeira leitura, o título escolhido desperta a atenção do leitor tendo em vista seu papel de apresentar, de forma sintetizada, as informações da notícia. Errado, o título serve para despertar a atenção do leitor, mas não pode dizer que apresenta de forma sintetizada as informações da notícia, pois praticamente não fornece informação nenhuma, apenas a opinião do Comandante do Exército.

     

     

    d) A forma verbal escolhida explicita o momento em que o fato ocorreu estabelecendo um paralelismo temporal com os fatos relatados no texto principal e demonstrando a preservação da coerência textual. Errado, a forma verbal "diz" está no presente do indicativo, porém obviamente o Comandante do Exército não está dizendo isso no momento presente, isso ocorreu no passado como o texto mostra.

  • Só lembrar que os professores pedem pra vc citar pensadores, sla, os conhecedores no assunto quando se trata de dissertação, haja vista que traz mais credibilidade.

    Também se aplica ao fato de citação de artigos, leis e etc., tudo isso enriquece o texto jornalístico e, também, argumentativo.

     

    Portanto, gabarito: A