SóProvas


ID
2724373
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considere o seguinte excerto:


... inclinou-se a polemizar com as teorias de Parsons e de Marx. No que concerne ao sociólogo americano, seus escritos cuidaram de contestar os fundamentos que regem a teoria parsoniana do consenso social (...) acolhe as concepções de Marx quanto à natureza do conflito de classes na sociedade industrial de seu tempo, isto é, os conflitos predominantes no século XIX. No entanto, discorda que o modelo marxista seja aplicável à sociedade contemporânea.

(ADORNO, Sérgio. Conflitualidade e Violência: reflexões sobre a anomia na contemporaneidade. Tempo Social, São Paulo, v. 10, n. 1, 1998, p. 20)


A partir do excerto acima, o autor em questão é:

Alternativas
Comentários
  • Ralf Dahrendorf está inserido na teoria do conflito. Polemizou com Parsons, que defendia o modelo consensual de sociedade.

    Para Dahrendorf, a tese da coação é a mais apropriada para explicar os conflitos sociais que são, no limite, conflitos que repousam sobre a desigualdade de divisão de poder entre os membros da sociedade. Ele parte de uma visão marxista do conflito, mas não acredita que o modelo marxista seja aplicável à sociedade contemporânea, mas sim à sociedade industrial. Afinal, aquela luta de classes típica do século XIX, entre dominadores e dominados na economia e na sociedade política, apesar de não ter sido eliminada no século XX, perdeu intensidade e violência. Isso se deu por uma série de razões, como a organização dos grupos interessados em associações e partidos, o aumento da mobilidade social horizontal e vertical etc. A luta de classes revolucionária teria se transformado em uma discussão regulamentada de partidos unidos por laços mais flexíveis.