SóProvas


ID
2724430
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Nos anos de 2012 e 2013, a Vara da Infância de Petrolina - PE apurou cerca de 300 procedimentos judiciais relativos às escolas da comarca. Dentre os problemas mais comuns, encontram-se indisciplina, evasão, violência física, bullying, drogas e ameaça. De acordo com juiz da Vara da Infância e da Juventude, Marcos Bacelar, a violência no ambiente escolar tem crescido de forma alarmante, abrangendo de atitudes agressivas até situações caracterizadoras do bullying. (Fonte: Diário de Pernambuco).
Sobre essa forma de violência, o bullying, pode-se considerar corretamente que

Alternativas
Comentários
  • O bullying é um fenômeno de violência social e moral, com ações diretas (físicas e verbais) e/ ou ações indiretas (invenção de histórias, discriminação ou exclusão do grupo), de forma repetida e intencional.

    Está ligado a uma intolerância às diferenças, pois geralmente vemos como norma aquilo que somos e por meio dela descrevemos, avaliamos e discriminamos. A discriminação leva à intolerância frente ao diferente, á segregação, à exclusão e ao desrespeito. Assim, a diferença que é ressaltada acaba muitas vezes por justificar agressões.


    A)      Incorreta, pois não há necessidade de contrapartida, ou reciprocidade; na maioria das vezes não há reação da vítima, que sofre sozinha.

    B)      Incorreta, pois não há nenhuma correlação entre transtornos psicológicos e ações de bullying. A problemática tem muito mais caráter social. Já em relação às vítimas é comum vermos o desenvolvimento de transtornos do estresse pós-traumáticos, depressão, etc.

    D)      Como apresentado anteriormente não há exigência de violência física para a caracterização do bullying.

    E)      O bullying possui inúmeras consequências negativas como perda de autoconfiança e confiança nos outros, falta de autoestima e autoconceito negativo e depreciativo, falta de concentração, dificuldades de ajustamento na adolescência e vida adulta, problemas nas relações íntimas, transtornos psicológicos, morte (muitas vezes suicídio ou vítima de homicídio). Dificilmente teremos consequências positivas como desenvolvimento de autonomia e independência emocional.



    GABARITO: C