-
O Transtorno de Personalidade Esquizoide (TPE) é um transtorno de personalidade caracterizado por falta de interesse em relações sociais, tendência a um estilo de vida solitário, frieza emocional e apatia. Indivíduos afetados podem simultaneamente demonstrar uma elaborada e exclusivamente interna atividade imaginária ou demonstrarem uma criatividade significativa. Grupos de socialização podem ajudar estas pessoas com TPE. Como dito por Will, estratégias educacionais também funcionam com pessoas que tem TPE ao fazê-los identificar suas emoções positivas e negativas. Eles usam a identificação para aprender sobre suas próprias emoções; as emoções que extraem dos outros; e sentirem as emoções comuns com as outras pessoas que se relacionam. Isso pode ajudar as pessoas com TPE a criar empatia com o mundo exterior.
-
O Transtorno de Personalidade Antissocial, tal como o próprio nome indica, caracteriza-se por um padrão de comportamento anti-social, de desrespeito e desconsideração pelas regras sociais e pelos direitos dos outros, bem como pela sua transgressão. E embora tal descrição nos possa levar a pensar que estamos perante pessoas com capacidades sociais deficitárias, verificamos frequentemente que tal não acontece, estando antes estas capacidades orientadas para a satisfação pessoal. FONTE: Oficina de Psicologia
-
Personalidade esquizóide: Transtorno da personalidade caracterizado por um retraimento dos contatos sociais, afetivos ou outros, preferência pela fantasia, atividades solitárias e a reserva introspectiva, e uma incapacidade de expressar seus sentimentos e a experimentar prazer.
-
Ao lermos outras fontes como Zimerman e Yalom (2006) a afirmação proposta é no mínimo polêmica. Zimerman propõem quais tipos de casos são contraindicados, Já o outro autor chega contraindicar casos como os esquizóides, pois tendem a avandonar a psicoterapia de grupo conforme observou. Seria interessante a Banca colocar o nome dos autores ...
-
D. esquizoide, uma vez que as reações positivas dos membros do grupo podem ajudá-lo a se sentir mais confortável na interação social.
O T.P.Esquizoide (TPE) é caracterizado pelo isolamento social, o sujeito não apresenta qualquer necessidade de contato afetivo, ele é frio emocionalmente, possui uma vida solitária e apática.
O item D era o único que relacionava apropriadamente a definição do transtorno juntamente como o tipo de terapia empregado ao citar "ajudá-lo a se sentir mais confortável na interação social".
-
Alternativa D.
É possível responder a essa questão por eliminação, considerando que em todas as outras alternativas os efeitos apontados como advindos da psicoterapia grupal apenas reforçariam o funcionamento sintomático idiossincrático de cada transtorno citado.
Na alternativa B, por exemplo, ao dizer que, no grupo, o narcisista encontraria uma platéia para suas necessidades de admiração, o tratamento apenas serviria para assegurar a ideia de que o paciente é realmente superior e grandioso e quando não é reconhecido a culpa é do outro.
-
Em geral, pacientes esquizoides são candidatos excelentes à psicoterapia dinâmica de grupo (Appel, 1974; Azima, 1983). A terapia de grupo é orientada para ajudar os pacientes na socialização, que é precisamente na função em que os indivíduos esquizoides mais sofrem. Esse também é um contexto no qual uma boa quantidade de uma nova parentalidade pode acontecer. Para muitos pacientes esquizoides, seus pares em um processo de grupo podem funcionar como uma família reconstruída, que em algum momento é internalizada por esses pacientes para contrabalançar seus objetos internos mais negativos e assustadores (Appel, 1974). (Psiquiatria psicodinamica - gabbard)