SóProvas


ID
2726185
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os generais abaixo-assinados, de pleno acordo com o Ministro da Guerra, declaram-se dispostos a promover uma ação enérgica junto ao governo no sentido de contrapor medidas decisivas aos planos comunistas e seus pregadores e adeptos, independentemente da esfera social a que pertençam. Assim procedem no exclusivo propósito de salvarem o Brasil e suas instituições políticas e sociais da hecatombe que se mostra prestes a explodir.

Ata de reunião no Ministério da Guerra, 28/09/1937. BONAVIDES, P; AMARAL, R. Textos políticos da história do Brasil, v. 5. Brasília: Senado Federal, 2002 (adaptado).

Levando em conta o contexto político-institucional dos anos 1930 no Brasil, pode-se considerar o texto como uma tentativa de justificar a ação militar que iria

Alternativas
Comentários
  • lempre-se que vargas justificou a sua permanencia no poder e criação do conhecido "estado-novo" por meio da suposta existencia de um plano de tomada de poder pelos comunistas ANL (aliança nacional libertadora - extrema esquerda do brasil no momento) esse era o forjado plano cohen que nunca existiu e foi produzido por integrantes da AIB (ação integralista brasileira - extrema direita do brasil no momento) criava-se entao um cenario propicio ao golpe de vargas justificado pela ameaça comunista

    lembrando

    vargas - por suas caracteristicas tendenciosas ao facismo tinha apoio da direira (AIB)

    para a justificativa do golpe, foi forjado o plano COHEN que supostamente seria um descoberta de um plano comunista para a tomada de poder pela aliança nacional libertadora (esquerda) tida como a a ameaça comunista, esse pla no foi elaborado pelos proprios integrantes da AIB e diante desse cenario vargas fecha o congresso nacional e cancela as proximas eleições bem como tonrna letra morta a constituicao nesse momento.. é o inicio da ditadura varguista

     

  • Por que não a "B"?

  • B não pode ser porque a ANLjá tinha sido fechada pela intentona comunista e aí ele retrata basicamente o plano Cohen como justificativa pra se legitimar no poder.

  • B não pode ser porque a ANLjá tinha sido fechada pela intentona comunista e aí ele retrata basicamente o plano Cohen como justificativa pra se legitimar no poder.

  • B não pode ser porque a ANLjá tinha sido fechada pela intentona comunista e aí ele retrata basicamente o plano Cohen como justificativa pra se legitimar no poder.

  • Toda vez que um político surgir do meio de protestos e vier com o pacote: defesa de uma superioridade/inferioridade de uma parcela da sociedade em relação a outra + defesa de benefícios sociais (ironia: usando o imposto cobrado do próprio povo) + estado gigante/estado "pai"/ nacionalismo/pátria grande + desarmamento da população + censura (este geralmente vem por último)...

    Pode ter certeza que o cara vai tentar implantar algum tipo de ditadura ou vai fazer uma chacina para conseguir, no fim ele está dizendo "Ei, deixe que eu controlo a sua vida, você não sabe o que faz, você é um perigo para você mesmo, eu sei o que é certo, me siga ou morra, respeite o papai, ou...".

    Foi assim com Hitler (que deu vários benefícios sociais para o povo, inclusive um bolsa família lá. Além disso, foi eleito o "O homem do ano" pela revista Times da época, de tão legal que se mostrava ser na época - antes de começar a matar todo mundo -), com Lenin, com Mussolini, com Mao Tse-tung, com Maduro, com a família do gordinho da coreia do norte... Quase chegamos a isso com a esquerda brasileira atual também, que tinha inclusive, nessa última eleição, colocado o controle dos meios de comunicação no próprio plano de governo oficial (nem disfarçou)...

    Todos os citados defenderam TODOS os itens listados aqui, ai o tempo passa e um fica falando que x era uma ditadura de direita ou de esquerda, ninguém se liga que na maioria dos casos o processo sempre foi o mesmo. A receita de bolo da totalitarismo, de um ou de outro. Se o povo já de cara ignorasse esses caras, nenhum deles teria ganhado força, mas.... quem é que não quer um bolsa família "de graça", um décimo terceiro, férias remuneradas? Quem é que Não vai ter medo de perder tudo isso caso a "oposição" vença? Quem é que não quer igualdade em tudo, mesmo isso sendo impossível?

    É sedutor demais para não dar certo, se o país tiver em um caos então... Ai que esse discurso vence qualquer eleição, tanto que todos esses caras nasceram antes de alguma crise social ou econômica, não é coincidência, o exemplo mais recente foi o próprio Vargas, surgiu logo após a crise de 29, não tinha jeito, era o discurso ganhador. Triste.

  • Esse foi o tão famoso Plano Cohen, escrito por Olímpio Mourão e anunciado por Góis Monteiro. A ideia foi a seguinte: Getúlio queria o poder e as eleições estavam próximas, logo, a única maneira de ele continuar no cargo foi afirmando que a esquerda queria dominar o país, visto que isso estava acontecendo em algumas partes do mundo, porém foi tudo armação da equipe de Vargas. Vale ressaltar que a AIB apoiou o golpe juntamento com seu líder Plínio Salgado e que depois se revoltou, já que o ditador Vargas mandou extinguir todos os partidos e aplicar uma constituição totalmente centralizadora.

  • A questão refere-se ao golpe que instaurou a ditadura do Estado Novo em 1937. O texto de apoio traz os elementos que subsidiam as forças que buscam o controle do Estado, utilizando do anticomunismo como estratégia para uma ação salvadora do país. O enunciado busca saber como, a partir do contexto de 1930, essa ação militar se justifica e qual sua finalidade.

    Análise das alternativas:

    A) Erro de cronologia, já que a tentativa de sublevação comunista ocorreu em 1935 e o golpe do Estado Novo foi realizado em 1937. 
    B) Só reprimir a Aliança Nacional Libertadora também não era uma saída para a forma que os conservadores viam a revolução que estava se articulado. Afinal, era uma frente de esquerda, composta por diversos setores, de caráter anti-imperialista e anti-integralista.
    C) O governo Vargas foi simpático a Ação Integralista Brasileira, pelas suas bandeiras nacionalistas, conservadoras, catolicismo e de anticomunismo, mas, assim como todos os partidos políticos, foi extinto após a instauração do Estado Novo.
    D) Os anos de 1930 são marcados por diversos acontecimentos políticos, desde o começo da década Vargas e seus aliados pegam em armas para assumirem a presidência da República. Com a Revolução Constitucionalista de 1932, novos atos de violência assolam o  país. Após a tentativa de sublevação comunista de 1935, os militares que assinam o documento do texto de apoio organizam uma conspiração conhecida como plano Cohen quando são divulgados planos para uma grande rebelião cujo objetivo maior é a implantação do regime comunista no Brasil. Para combater tal ameaça, faz-se necessário medidas drásticas. Assim, se consolida o Estado autoritário e sua máquina de dominação em todos os setores, que cancela a futura eleição e a constituição. 
    E) A Revolução Constitucionalista foi em 1932, cinco anos antes do golpe do Estado Novo.


    Gabarito do professor: D
  • Gab letra D

  • '28/09/1937.'' só isso aqui elimina varias alternativas.

  • Ata de reunião no Ministério da Guerra, 28/09/1937

    1937?

    O que ocorreu em 1937???

    Golpe Ditatorial de Vargas, fechando o congresso, nomeando interventores e instalando no Brasil um Governo Ditatorial Personalista, centrado na figura de Getúlio Dornelles Vargas.

    Vale destacar também que esse levante militar teve como justificativa o "Plano Cohen", a suposta ameaça comunista que tinha como objetivo derrubar Vargas do poder.... A verdade é que era tudo Fake News, tudo forjado por representantes de Vargas que não aceitara o fim de seu mandato.

    RESPOSTA LETRA.... D

    instituir a ditadura do Estado Novo, cancelando as eleições de 1938 e reescrevendo a Constituição do país.