SóProvas


ID
2726212
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Quando Édipo nasceu, seus pais, Laio e Jocasta, os reis de Tebas, foram informados de uma profecia na qual o filho mataria o pai e se casaria com a mãe. Para evitá-la, ordenaram a um criado que matasse o menino. Porém, penalizado com a sorte de Édipo, ele o entregou a um casal de camponeses que morava longe de Tebas para que o criasse. Édipo soube da profecia quando se tornou adulto. Saiu então da casa de seus pais para evitar a tragédia. Eis que, perambulando pelos caminhos da Grécia, encontrou-se com Laio e seu séquito, que, insolentemente, ordenou que saísse da estrada. Édipo reagiu e matou todos os integrantes do grupo, sem saber que entre eles estava seu verdadeiro pai. Continuou a viagem até chegar a Tebas, dominada por uma Esfinge. Ele decifrou o enigma da Esfinge, tornou-se rei de Tebas e casou-se com a rainha, Jocasta, a mãe que desconhecia.

Disponível em: http://www.culturabrasil.org. Acesso em: 28 ago. 2010 (adaptado).

No mito Édipo Rei, são dignos de destaque os temas do destino e do determinismo. Ambos são características do mito grego e abordam a relação entre liberdade humana e providência divina. A expressão filosófica que toma como pressuposta a tese do determinismo é:

Alternativas
Comentários
  • Vamos lá seus ciscadores de questões... 
    Prontos para entender essa questão cabulosa?
     Então booooora lá!!! 
    Olhou a questão e bateu o desespero? 
    É... o ENEM tá ficando cada vez mais difícil, 
    Mas dá nada não... 
    A gente mata no peito e chuta pro gol...

     

    A única alternativa possível é a B, pois somente ela expressa, por meio da citação de Santo Agostinho, a tese do determinismo, isto é, que a vida humana está fadada a ser governada por forças superiores, restando ao homem pouca liberdade para alterar seu destino, pois mesmo que ele tente mudar o rumo das coisas não conseguirá mudar seu futuro, sendo exatamente essa a mensagem que o mito Édipo Rei tenta transmitir.  


    Errou? Acertou? 
    Tem algum macete para resolver mais rápido?
    Segue o meu perfil, curti aqui e me fala... 

     

    E lembre-se sempre: ''Tente uma, duas, três vezes e se possível tente a quarta, a quinta e quantas vezes for necessário. Só não desista nas primeiras tentativas, a persistencia é a amiga da conquista. Se você quer chegar onde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz."  - Bill Gates.

     

    - Meu nome é Elielson Felix Gonçalves. pretendo cursar Medicina na UFPB - Olha que louco! dependendo do tempo em que você está lendo esse comentário já sou universitário (Risos) - e foi um prazer ajuda-lo na sua jornada. 
     

  • Por determinismo compreende-se um sistema no qual tudo vem a ser por causas anteriores, tornando os efeitos que se seguem destas causas necessários e inevitáveis. Em seu sentido mais amplo o determinismo é o nome moderno para a ideia antiga de , de que leis causais controlam o movimento dos átomos e que tudo, incluindo a mente humana, consiste de átomos, em ultima instância. Portanto, tudo seria controlado por tais leis causais.

    Letra: B

    Fonte: Infoescola

  • por logica, vai ser o santo agostinho pq ele é o mais velho e do seculo 15

  • eu tava na cabeça pensando em determinismo tipo determinação força de vontade, culpa desses coachs.

  • O determinismo é uma concepção filosófica na qual o destino dos indivíduos se encontra pré estabelecido. Se opõe a ideia de livre arbítrio ou do libertarismo nas quais os indivíduos guardam certa liberdade para conduzir e moldar seu destino. No mito de Édipo, mesmo diante da tentativa de seu pai em afastá-lo de seu destino anunciado, seu fado acaba por ser cumprido em sua integralidade ao matar seu pai e desposar sua mãe. O destino de Édipo não estava aberto para a agência do indivíduo, não era uma história em aberto, estava determinado e foi cumprido.
    Santo Agostinho, santo e filósofo do norte africano, concebia que toda a vida humana estava pré determinada a partir de arranjos celestiais totalmente distantes da capacidade de compreensão humana. Ainda que guardemos a sensação de conduzir nossos passos, todos eles estão pré determinados por Deus, à grande força criadora e condutora do universo e da vida. Ter fé, para Santo Agostinho, portanto, singificava aceitar que Deus controla nosso destino e que não há nada que possamos fazer para impedir.

    Resposta, letra B.

    A letra A, como a frase expressa, se vincula ao existencialismo que marca a filosofia de Sartre.
    A letra C expõe um pensamento de Schopenhauer que, embora acredite que não exista livre arbítrio, considera que uma atitude ascética pode quebrar a roda da miséria humana na busca incessante de satisfazer desejos.
    A letra D está errada, pois revela uma afirmação de Michel Foucault, filósofo bastante preocupado em questionar as estruturas de pensamento, discurso e construção de verdades.
    A letra E revela o pensamento de Nietzsche, bastante influenciado por Schopenhauer, e extremamente crítico ao cristianismo.

    Gabarito: B 
  • O enunciado destaca a relação entre liberdade humana e providência divida, fazendo uma dicotomia entre esses dois conceitos que desemboca no determinismo, na crença de que todos têm um destino, um futuro pré-estabelecido.

    Assim, a expressão filosófica que toma como pressuposta a tese do determinismo é: “ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser", de Santo Agostinho (B). Essa expressão destaca a referida dicotomia — a folha em branco somos nós, sobre quem Deus atua, moldando nossos destinos. A questão cobra primariamente a interpretação de texto. 

  • A tese do determinismo é que a vida humana está fadada a ser governada por forças superiores, restando ao homem pouca liberdade para alterar seu destino, pois mesmo que ele tente mudar o rumo das coisas, não conseguirá mudar seu futuro, sendo exatamente essa a mensagem que o mito Édipo Rei tenta transmitir.

    Letra B