-
Gabarito: B
-
Uma questão bem complexa, mas bastaria saber que o Anopheles é o mosquito responsável por transmitir a malária
-
Questão fácil, com o conhecimento de ao menos duas doenças presentes daria para resolver. No meu caso bastou saber que uma das medidas de prevenção a leptospirose é justamente evitar o contato com a água suja acumulada pelas enchentes e também saber que o mosquito Aedes não transmite malária.
-
Sabendo que o mosquito Aedes não transmite as tais doenças e que o barbeiro também não .. só nos resta a letra B
-
alguém me explica essa questão, explica por que deu a letra B, por favor
-
O mosquito Anopheles é o responsável pela malária,
O contato com a água suja acumulada pelas enchentes pode acarretar na leptospirose - xixi de rato,
O mosquito flebótomo é o agente da Leishmaniose
Os caramujos do gênero Biomphalaria acarreta na esquistossomose.
Assunto: Doenças - Bactérias x Vírus
-
A questão traz uma preocupação no aumento de doenças (malária, leptospirose, leishmaniose e esquistossomose) por conta de enchentes em um município maranhense. Pede-se, então, quais medidas deveriam ser tomadas para evitar o aumento dessas doenças. O parasitismo é a relação entre espécies diferentes em que o hospedeiro é prejudicado. A malária, a leptospirose, a leishmaniose e a esquistossomose são parasitoses que possuem a água como forma de disseminação ou reprodução em algum momento de seu ciclo de vida. A malária é uma doença causada por protozoários do gênero Plasmodium transmitidos pela fêmea dos mosquitos do gênero Anopheles. A leptospirose é uma doença causada por bactéria do gênero Leptospira, e sua transmissão ocorre através do contato com água contaminada com a urina de portadores (em sua maioria, os ratos). A leishmaniose é uma doença causada por protozoário do gênero Leishmania transmitida pelo mosquito-palha do gênero Phlebotomus. A esquistossomose é uma doença causada por um verme (platelminto) Schistosoma mansoni, transmitida pela água contaminada por larvas que se reproduziram dentro de caramujos do gênero Biomphalaria (hospedeiro intermediário) que foi contaminado pela água, através de ovos eliminados por fezes de humanos portadores. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)
As medidas para evitar o aumento das doenças malária, leptospirose, leishmaniose e esquistossomose seriam, respectivamente:
a) Evitar o contato com a água contaminada por mosquitos, combater os percevejos hematófagos conhecidos como barbeiros, eliminar os caramujos do gênero Biomphalaria e combater o mosquito Anopheles. Evitar o contato com a água não combate a reprodução dos mosquitos; os percevejos são transmissores da doença de Chagas, e não leptospirose; eliminar os caramujos combate à esquistossomose, e não a leishmaniose; combater o mosquito evita a malária. Incorreta.
b) Combater o mosquito Anopheles, evitar o contato com a água suja acumulada pelas enchentes, combater o mosquito flebótomo e eliminar os caramujos do gênero Biomphalaria. Combater o mosquito evita a doença; o contato com a água deve ser evitado para combater a leptospirose; o mosquito flebótomo (Phlebotomus) deve ser combatido para evitar a leishmaniose; eliminar os caramujos evita a esquistossomose. CORRETA.
c) Eliminar os caramujos do gênero Biomphalaria, combater o mosquito flebótomo, evitar o contato com a água suja acumulada pelas enchentes e combater o mosquito Aedes. Os caramujos não transmitem malária; o flebótomo evita a leishmaniose; evitar contato com água contaminada evita a leptospirose; o mosquito Aedes transmite doenças como dengue, e não esquistossomose. Incorreta.
d) Combater o mosquito Aedes, evitar o contato com a água suja acumulada pelas enchentes, eliminar os caramujos do gênero Biomphalaria e combater os percevejos hematófagos conhecidos como barbeiros. O mosquito Aedes não transmite malária; evitar contato com água suja evita a leptospirose; os caramujos participam da transmissão da esquistossomose, e não da leishmaniose; os percevejos transmitem doença de Chagas. Incorreta.
e) Combater o mosquito Aedes, eliminar os caramujos do gênero Biomphalaria, combater o mosquito flebótomo e evitar o contato com a água contaminada por mosquitos. O mosquito Aedes não transmite malária; evitar os caramujos não combate a leptospirose; combater o mosquito flebótomo evita a leishmaniose; a esquistossomose não é transmitida pela água contaminada por mosquitos. Incorreta.
Gabarito do professor: Letra B.
-
Onde que essa questão é complexa? Você acharia a reposta correta apenas conhecendo o modo de contração da esquistossomose, como a questão pede respectivamente, a única alternativa que tem o caramujo por último é a Letra B.
-
Vejo por aqui muita gente humilde.No minimo ja devem ter passado no vestibular por achar tudo muito facil e estao aqui por nao ter nada melhor pra fazer...sqn!
-
Letra B
Malária: a malária é uma doença infecciosa transmitida pelo mosquito Anopheles e causadas por protozoários parasitários do gênero Plasmodium.
Leptospirose: a Leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao Homem principalmente nas enchentes.
Leishmaniose: a Leishmaniose é uma doença infecciosa causada por protozoários do gênero Leishmania, transmitida pela picada de insetos da subfamília dos flebotomínios.
Esquistossomose: a Esquistossomose, também conhecida como barriga d`água ou febre do caramujo.
-
B) Combater o mosquito evita a doença; o contato com a água deve ser evitado para combater a leptospirose; o mosquito flebótomo (Phlebotomus) deve ser combatido para evitar a leishmaniose; eliminar os caramujos evita a esquistossomose.