SóProvas


ID
2726242
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um agricultor, buscando o aumento da produtividade de sua lavoura, utilizou o adubo NPK (nitrogênio, fósforo e potássio) com alto teor de sais minerais. A irrigação dessa lavoura é feita por canais que são desviados de um rio próximo dela. Após algum tempo, notou-se uma grande mortandade de peixes no rio que abastece os canais, devido à contaminação das águas pelo excesso de adubo usado pelo agricultor.

Que processo biológico pode ter sido provocado na água do rio pelo uso do adubo NPK?

Alternativas
Comentários
  • Eutrofização-Aumento de nutrientes nos rios (Fosforo,nitrogenio e Potassio) ,tendo por consequencia,o aumento de algas na produção de fotossintese ,acabando ,entao ,o oxigenio dissolvido 

     

  • Só Completando o raciocínio ai de cima...Não podemos esquecer que o aumento de determinadas algas mais próximas da superfície ,impedem a passagem dos raios solares,inviabilizando a fotossíntese feita pelas algas no fundo do rio, sendo assim os peixes pequenos que se alimentariam dessas algas, ficam sem alimento, e ao morrerem os peixes maiores( consumidores secundários) ficam sem alimento tbm...ou seja um efeito cascata!

    Dessa forma os restos dos animais( matéria orgânica) se decompõe, gerando mais minerais para as águas,e aumentando ainda mais o problema

    Lembrando que o nível de oxigênio diminui e por mais alguns outros fatores , as águas se tornam ácidas.

    inviabilizando a vida naquele ambiente, os únicos que sobrevivem são alguns tipos se seres aneróbios e seres que "gostam" de acidez.

  • DBO aumenta e com isso os produtores (algas) crescem exponencialmente e com crescimento cria uma capa como o colega mencionou impedindo que a luz entre e com isso o ambiente fica anóxico ( consumidores morrem) e surge as bactérias anaeróbicas.

    Deus vai e honrar no tempo dele.

  • Belas explicações!

  • A questão fala sobre o uso do adubo NPK em uma lavoura, que provocou a morte de muitos peixes em rios próximos pela contaminação das águas com o excesso de NPK usado pelo agricultor. O NPK é um fertilizante rico em nitrogênio, fósforo e potássio, substâncias orgânicas que auxiliam em nutrientes para plantações. O uso desse adubo fertilizante em excesso pode poluir as águas, criando um local propício para a propagação de agentes patogênicos e para o processo de eutrofização. A eutrofização é a proliferação excessiva de algas microscópicas pelo excesso de alimento, formando uma camada densa que impede a passagem de luz. Os vegetais abaixo dessa camada encontram dificuldade na realização da fotossíntese, reduzindo assim a quantidade de oxigênio para a respiração de peixes e mamíferos aquáticos, levando-os à morte. Esse excesso de matéria orgânica nas águas pode comprometer todo o equilíbrio ecológico. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)

    Qual seria o processo biológico no rio provocado pelo uso de NPK?
    a) Lixiviação, processo em que ocorre a lavagem do solo, que acaba disponibilizando os nutrientes para a água do rio. Esse processo erosivo lava o solo superficialmente, não disponibilizando nutrientes para a água. Incorreta.
    b) Acidificação, processo em que os sais, ao se dissolverem na água do rio, formam ácidos.
    Esse processo resulta da diminuição do pH nos oceanos pelo aumento do CO2, aumentando sua acidez. O uso do NPK não interfere nesse processo. Incorreta.
    c) Eutrofização, ocasionada pelo aumento de fósforo e nitrogênio dissolvidos na água, que resulta na proliferação do fitoplâncton.
    Esse processo ocorre pela proliferação excessiva de algas, causada pela grande quantidade de compostos ricos em fósforo e nitrogênio (NPK). CORRETA.
    d) Aquecimento, decorrente do aumento de sais dissolvidos na água do rio, que eleva sua temperatura.
    O processo de aquecimento ocorre pelo aumento da temperatura dos oceanos, decorrente do aumento do efeito estufa do planeta. Incorreta.
    e) Denitrificação, processo em que o excesso de nitrogênio que chega ao rio é disponibilizado para a atmosfera, prejudicando o desenvolvimento dos peixes.
    Esse processo é realizado por bactérias que transformam o nitrato em N2, devolvendo para a atmosfera e não tem interferência na mortalidade dos peixes. Incorreta

    Gabarito do professor: Letra C.
  • Gabarito C

    A. Lixiviação, processo em que ocorre a lavagem do solo, que acaba disponibilizando os nutrientes para a água do rioLava o solo superficialmente, não disponibilizando nutrientes para a água.

    B. Acidificação, processo em que os sais, ao se dissolverem na água do rio, formam ácidos. Esse processo resulta da diminuição do pH nos oceanos pelo aumento do CO2, aumentando sua acidez. O uso do NPK não interfere nesse processo.

    C. Eutrofização: proliferação excessiva de algas, causada pela grande quantidade de compostos ricos em fósforo e nitrogênio (NPK). 

    D. Aquecimento, decorrente do aumento de sais dissolvidos na água do rio, que eleva sua temperatura. O processo de aquecimento ocorre pelo aumento da temperatura dos oceanos através do aumento do efeito estufa.

    E. Desnitrificação, processo em que o excesso de nitrogênio que chega ao rio é disponibilizado para a atmosfera, prejudicando o desenvolvimento dos peixes. Esse processo é realizado por bactérias que transformam o nitrato em N2, devolvendo para a atmosfera e não tem interferência na mortalidade dos peixes. 

  • Letra C

    A eutrofização pode ter causas naturais ou ser provocado por uma ação humana negativa nas águas (causas artificiais). Atualmente, tem se tornado um problema ambiental grave, derivado do aumento do descarte do lixo, esgoto e substâncias químicas, principalmente nas águas de lagos do Brasil próximos ou dentro de grandes centros urbanos.

  • PESSOAL MEMORIZA ESSA BAGAÇA, É PERIODICO CAIR NO ENEM EUTROFIZAÇÃO SE VOCÊ FOR VER TEM UMAS 10 QUESTÕES DESSE CONTEUDO DE 2009 ATE 2020.

    Eutrofização:A eutrofização ou eutroficação ocorre quando um corpo de água recebe uma grande quantidade de efluentes com matéria orgânica enriquecida com minerais e nutrientes que induzem o crescimento excessivo de algas e plantas aquáticas.

    GABARITO:C instagram:@aspiradedeu